/ Últimas notícias:
Terça-feira, 22 de maio de 2012
CIDADES
Durante parto em Colniza, Bebê morre
01/04/2011 - 07:40:40
O parto mal sucedido era para ser normal mas o bebê não sobreviveu.
![]() |
![]() |
Um bebê morreu durante o parto em Colniza no último dia 25 de março por volta das três horas na manhã, o fato aconteceu no Hospital Municipal André Maggi, o parto mal sucedido era para ser normal mas o bebê não sobreviveu.
A reportagem do Colnizaonline conversou com a advogada da mãe, Dr. Inaíta C. Arnold que pediu a abertura de um inquérito policial para apuração das causas da morte do bebê, e que segundo a advogada a mãe teria sofrido agressões verbais durante o processo do parto.
Josilene Vieira Rosa de 20 anos é a mãe do bebê, ela não quis gravar entrevista, a sua advogada informou que ela está passando por uma fase psicológica cansativa, e por isso quer poupá-la de dar declarações pessoalmente.
No relatório divulgado a reportagem a advogada disse que Josilene afirma ter sido vítima de um tratamento desumano pela equipe médica chegando a ser chamada de “doente mental” e uma enfermeira teria dito que“Bateria nela se fosse sua filha”.
Outro fato relatado pela Dr. Inaíta foi o da não permissão de acompanhamento por parte da mão de Josilene na hora do parto, e do não atendimento no requerimento do prontuário médico feito pela advogada.
A secretária de saúde Sônia Aparecida disse por telefone que irá ser instaurado um inquérito administrativo para a apuração do que aconteceu na sala de parto naquela madrugada.
A diretora do Hospital Municipal Vanilda Pinheiro Almeida disse que a direção tem um prazo para entrega do prontuário médico, e que o mesmo está sendo utilizado para a abertura do inquérito administrativo, ela disse também que quanto ao acompanhamento da gestante pela mãe dela a mesma teria que ter feito todo um acompanhamento durante o pré-natal, para ser possível a sua presença na sala de parto, o que segundo ela não foi feito pela mãe de Josilene, vale ressaltar que o chamado Parto Humanitário é obrigatório por lei e deve ser cumprido pelos hospitais.
A enfermeira chefe Vaudici Machado foi entrevistada pela reportagem, segundo ela quando foi solicitada na sala de parto já encontrou o médico responsável pelo parto, o cirurgião geral Dr. Nilson Borges D. de Oliveira tentando reanimar o bebê.
Tentamos conversar com o cirurgião responsável pelo parto mas ele não quis gravar entrevista, conforme informou a diretora do hospital.
O Dr. Mário Nunes, Diretor Clínico do Hospital André Maggi foi quem conversou com a reportagem, segundo o médico o processo para o parto natural estava em perfeito processo e dentro da normalidade, segundo ele a morte do bebê pode ter sido uma fatalidade.
“A morte da criança pode ter tido várias fatores, causado por um parto difícil” disse o médico, ele disse que de acordo com o Dr. Nilson a gestante não teria colaborado durante o parto chegando a sentar já com o bebê encaixado para nascer.
O Diretor Clínico afirma que ao constatar que o parto natural não aconteceria foi realizado a cirurgia cesariana, mas o bebê não sobreviveu, “Sinceramente eu não vejo erro médico” afirmou Dr. Mário, ele também afirmou que quanto a citação de de chamar a paciente de doente mental, isso poder sido causado pela situação de tensão vivida pela mãe e pela equipe, mas que nunca a equipe teria a intenção de cataloga-lá como deficiente mental.
Vale lembrar que em gestantes com problemas mentais e que não possuem condições de colaborar em um parto natural, deve ser realizado a cirurgia cesariana.
A advogada de Josilene disse que no processo poderá acionar o Ministério Público.
Por ColnizaOnline
18/05/2012 - Bandidos assaltam banco no interior de MT
17/05/2012 - MT tem 115 pontos de prostituição
15/05/2012 - Homem leva filho de 8 anos para explodir caixa eletrônico
14/05/2012 - Caminhonete cai em córrego e um morre
07/05/2012 - Coronel condenado por massacre de sem-terra é preso no PA
07/05/2012 - Mulher é achada morta após bebê chorar por dois dias
05/05/2012 - Acidente provocado por adolescentes mata mulheres e criança em MT
04/05/2012 - Sucuri de quase 5 metros é capturada por bombeiro
03/05/2012 - Polícia Civil desmantela quadrilha que desviou R$ 12,9 milhões em MT
03/05/2012 - Prefeitos de MT discutem logística