Twitter

escute a rádio Folha FM

/ Últimas notícias:

Quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Anuncie Aqui

NORTãO

Incêndio em Marcelândia está controlado

12/08/2010 - 13:42:30

Agora estão sendo estudadas medidas para abrigar as pessoas.



O incêndio iniciado ontem (11) pela manhã, no município de Marcelândia (710 quilômetros de Cuiabá), que invadiu a área urbana foi controlado. O Governo trabalha agora com o atendimento as pessoas que tiveram as casas queimadas e que necessitam de apoio médico ou assistencial.

O secretário chefe da Casa Militar, coronel Antonio de Moraes, a Defesa Civil do Estado, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Coronel estão no local para prestar o apoio ao município. A coordenadoria de Resposta a Desastre da Defesa Civil faz a avaliação do número de pessoas e do tipo de atendimento que elas necessitam, também avalia o tamanho dos estragos na cidade.

De acordo com o cooordenador de Gestão do Fogo, major Marcio Paulo, 34 agentes do Estado estão no local auxiliando no combate ao incêndio. Hoje pela manhã duas aeronaves sobrevoaram o município de Marcelândia e região. Duas aeronaves deverão chegar ainda hoje para auxiliar no combate ou remoção à atingidos pelo incidente, caso necessite.

A Defesa Civil não trabalha com a hipótese da ajuda de tropas federal no momento, uma vez que a situação no local está sob controle. O fogo teria começado em uma área próxima de madeireiras da cidade, uma parte das chamas avançou para a área rural e a outra invadiu as indústrias de madeira e para as casas. Neste momento o fogo que passou pela cidade avança em direção a uma área de floresta e de pastagem.

O fogo na cidade não foi totalmente extinto, mas está sob controle. Moradores, funcionários e proprietários trabalharam durante todo o dia de ontem no combate ao incêndio. Um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), que também estava na região desde o inicio da semana, auxiliou na mobilização do efetivo que estava em outros municípios. Equipes chegaram no fim da tarde na cidade.

Foi enviado bombeiros de Sinop (200 quilômetros de Marcelândia). Outra equipe que estava no município de Feliz Natal também foi deslocada para a cidade. Uma viatura da Defesa Civil que também estava na região foi deslocada com abafadores, bombas costais e produtos químicos de combate a incêndio.


OPERAÇÃO FORA FOGO

Continua uma operação conjunta com o objetivo de controlar os focos de incêndios florestais, nas áreas de maior incidência no Estado. A Secretaria de Meio Ambiente, a Superintendência de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Ibama/ICMBIO estão com estrutura em áreas das respectivas responsabilidades. uma equipe de fiscalização está no município de Barra do Garças, verificando as causas de um incêndio.

O Ibama enviou 10 brigadistas para Nova Ubiratã e 4 bombeiros estão em combate na Terra Indígena do Xingu. Um incêndio que atinge a zona de amortecimento da Estância Ecológica do Rio Ronuro está sendo monitorado. Um incêndio que atinge o município de Nova Lacerda ao logo da Linha de transmissão localizada aproximadamente 150 quilômetros da sede do município, também está em monitoramento.

Como o incêndio é considerado de grandes proporções, a vegetação está bastante seca, a umidade relativa do ar muito baixa e os ventos moderados, são fatores que dificultam o combate. Com essas situações desfavoráveis, os bombeiros esperam continuar com o apoio da população local para debelar os focos e extinguir o incêndio o mais rápido possível.

Por Assecom/MT

Comentários
 
Deixe um comentário
Nome:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Comentário:
(0 / 250)
Código:
Repetir Código:


OUTRAS MATÉRIAS DA SEÇÃO NORTãO

25/01/2012 - Garota de 17 anos sai para beber e desaparece
22/06/2011 - Polícia apreende tratores e caminhão utilizados em desmate ilegal
06/06/2011 - 5 são presos por roubos a fazendas no nortão
02/06/2011 - Caminhão do Exército tomba e soldados ficam feridos
24/05/2011 - PM encontra 4 celulares e droga na cadeia de Mutum
16/05/2011 - Mais uma tentativa de fuga em Lucas do Rio Verde
03/05/2011 - Dez pessoas são indiciadas por venda de CNH
13/04/2011 - Empresa aérea denunciada por praticar preços abusivos
11/04/2011 - Ultraleve cai em Juína e dois ficam feridos
07/04/2011 - Prefeitura de Lucas oferece 122 vagas

 

Diminuir Texto Aumentar Texto