Notícia Vip

Reunião de Formação da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF Matupá - MT

Diversos segmentos da sociedade e instituições estão representados na comissão.

Foi realizada no auditório da Câmara de Vereadores a 1ª reunião de trabalho para a formação da Comissão Intersetorial do Selo Unicef – Matupá - Município Aprovado 2017 a 2020 –. Estiveram presentes representantes do Juizado da Infância e Juventude, Conselho Tutelar, Secretarias Municipais, Clubes de Serviços, Câmara de Vereadores, Grupos de Jovens, CREAS, CRAS e a Imprensa.

Na oportunidade, foi discutida a formação de um plano de ação para o Município, a plataforma de trabalho e as ferramentas de avaliação de indicadores e resultados sistêmicos, a criação do Núcleo de Adolescentes (Nuca), com a participação de adolescentes e a realização de um Fórum Comunitário.

O Selo é uma certificação de padrão internacional que reconhece os esforços dos municípios que mais avançam na implementação de ações, programas e políticas públicas em favor da infância.

Os municípios que se inscrevem no Selo assumem o compromisso de elaborar um diagnóstico participativo da situação da população de até 17 anos e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam meninas e meninos. 

São analisados índices como Mortalidade infantil, Óbito materno e infantil, Pré-natal, taxa de abandono no ensino fundamental, distorção idade-série do ensino fundamental e percentual de crianças de até 1 ano com registro civil.

“O recebimento dessa certificação reflete os esforços de municípios, por meio de políticas públicas, para promover, proteger e realizar direitos de crianças e adolescentes”, enfatizou o Articulador do Selo UNICEF, Rodrigo Ricieri.

Página:

http://www.noticiavip.com.br/noticia//2018/06/06/reuniao-de-formacao-da-comissao-intersetorial-do-selo-unicef-matupa--mt/2619.html