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Economia

Maior empresa do agro do Brasil inicia processo de modernização

Novas práticas de gestão transformam administração tradicional e preparam empresa para competitividade internacional

Maior empresa do agro do Brasil inicia processo de modernização
Foto: Ilustrativo

Com o mercado de atuação estimado em 6 milhões e 800 mil hectares de um total de 10 milhões, a Agro Baggio – concessionária John Deere – já é considerada a maior empresa do segmento de maquinários agrícolas em âmbito nacional, além de já demonstrar grande relevância internacional.

Visando ainda mais crescimento e uma maior expansão dos negócios, a empresa de 37 anos aposta na renovação interna da diretoria, trazendo um conselho administrativo e a figura de um CEO para as decisões mais estratégicas de atuação no mercado.

Ao todo, a Agro Baggio conta com 606 colaboradores, com uma abrangência de atendimento de 33 municípios na região norte, noroeste, médio-norte de Mato Grosso. Os produtos comercializados pela Agro Baggio também estão presentes na maior produção de gado de corte do país, com mais de seis milhões e 500 mil cabeças de gado.

A renovação na estrutura administrativa está ligada também a um ano absolutamente desafiador para a economia brasileira, que agora conta com novos players no mercado internacional.


“O agronegócio ainda é o setor mais preparado para ajudar o Brasil na retomada da economia pós-pandemia. Mas para isso é preciso trabalhar no fortalecimento do mercado e inovações de dentro para fora” disse José da Silva, diretor-executivo da Agro Baggio.

Outro ponto importante é o posicionamento estratégico da agricultura do Brasil no mercado internacional. “Já somos uma grande potência agrícola e temos que nos posicionar no mercado internacional. É bom destacar que, mesmo com todas as dificuldades e desafios impostos pela pandemia, mantivemos a consistência, o volume e a qualidade das nossas entregas. O mercado internacional sabe que pode contar com os produtos brasileiros”, lembrou ainda José da Silva.

História e renovação

A Agro Baggio anunciou ao seu quadro de colaboradores, na manhã desta sexta-feira (19), que Alencar José Lanzana assume como novo Gerente Geral de Negócios (GGN) da empresa, função exercida até então por Nelson Queiroz, que passa a fazer parte do Conselho de Administração.

Tal movimentação, que faz parte do planejamento sucessório da empresa, representa a primeira alteração na função considerada de maior importância e o principal elo de ligação entre o concessionário e o fabricante da marca John Deere.

Paranaense, natural de Londrina, com passagem por concessionários de outras marcas e também pela própria SLC (atualmente John Deere), Nelson chegou na cidade de Sorriso, no final do ano de 1998, assumindo com José Baggio – Diretor Geral e Responsável pela Concessão (RC), o compromisso com a reestruturação da empresa para suportar o desenvolvimento crescente na região.

Seguindo o princípio defendido por José Baggio, priorizando o Suporte de Pós-Vendas como principal ferramenta e o investimento no desenvolvimento de seus colaboradores, tornando a Agro Baggio um dos principais revendedores John Deere no Brasil, hoje atuando com mais de seiscentos colaboradores distribuídos em suas dez filais e recebendo deste fornecedor a condecoração máxima de “Classe Mundial” desde 1995.

A trajetória de Alencar Lanzana teve início no grupo em 1989, na função de office boy. Ao longo destes 32 anos, além desta primeira atividade, teve significativas passagens pela área financeira, gerência de loja, gerência geral de vendas e nos últimos três anos, ocupando o cargo de Diretor Comercial.

Com esta efetivação, o Sr. Alexandre Nonato dos Reis, até então Gerente de Vendas Corporativo, assume a Diretoria Comercial da Agro Baggio, representada pelas áreas de Vendas, Peças, Serviços, Marketing e Soluções Integradas.

José Baggio destaca a gratidão da família ao trabalho e a dedicação de Nelson na condução da empresa até aqui, e por sua participação no Conselho Administrativo a partir de agora. Também enfatiza que valorizar uma “prata da casa” para seguir conduzindo a empresa é motivo de orgulho, que reforça a continuidade do desenvolvimento e prestígio dos colaboradores, além da confirmação de nosso principal slogan: “A equipe é o diferencial do nosso sucesso”.

A Agro Baggio atua no ramo de revenda de equipamentos, peças de reposição e manutenção em máquinas agrícolas há 37 anos, oferecendo soluções seguras e diferenciadas para o agronegócio, buscando a satisfação dos seus clientes, contribuindo para o crescimento das regiões norte e médio norte do estado do Mato Grosso.

Com sede em Sorriso, possui unidades em Nova Mutum, Luca do Rio Verde, Tapurah, Distrito de Boa Esperança do Norte, Feliz Natal, Sinop, Tabaporã, Matupá e Alta Floresta.

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Social

SMAS recebe equipamentos e mobílias

Departamentos, Coordenações e Repartições ligadas a Secretaria de Assistência Social são contemplados pela ação de governo Matupaense

SMAS recebe equipamentos e mobílias
Foto: Entrega de Equipamentos

A prefeitura de Matupá vem fazendo constantes investimentos na melhoria das condições de trabalho dos servidores das diferentes secretarias, departamentos, coordenações e repartições públicas.

Nesta semana foram entregues aparelhos tecnológicos como: projetores, monitores, impressoras, HDs externos, mouses óticos, câmeras de monitoramento, além de cadeiras almofadadas e ar condicionados.

Visando a melhor dinâmica e eficiência das atividades foram contempladas o CRAS, Casa Lar, Vigilância Socioassistencial, Capela Mortuária, Coordenação de Regularização Fundiária, entre outros setores da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Com relação a mobílias, a gestão fez a entrega de camas, colchões, armários e também frízeres, fornos elétricos, liquidificadores, sanduicheiras e demais eletrodomésticos.

“Nós precisamos aparelhar os departamentos, repartições e os ambientes dos prédios públicos, e isso representa organização, praticidade, condições de trabalho e melhor atendimento à população, ou seja, com segurança, comodidade e agilidade. Esse tipo de investimento é um fator motivador aos funcionários e colaboradores tendo como principal meta a otimização dos serviços prestados aos cidadãos, em especial pela pasta de Assistência Social”, mencionou o Prefeito Bruno Mena.  

Entrega

Entrega

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Terra Nova do Norte

Dia 30 acontece o lançamento da Regularização Fundiária da Gleba ETA

Força Tarefa do Titula Brasil Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo e INCRA-MT para emissão de Títulos Definitivos aguardados a mais de 40 anos.

Dia 30 acontece o lançamento da Regularização Fundiária da Gleba ETA
Foto: Câmara de Vereadores

Acontecerá no próximo dia 30 de abril a solenidade de lançamento da Regularização Fundiária Rural do Projeto de Assentamento Gleba ETA que abrange os municípios de Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo.

Na ocasião haverá a entrega de Contrato de Concessão de Uso – CCU e as equipes técnicas das Secretarias Municipais de Agricultura e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA/MT, efetuarão a coleta de documentos com vistas a emissão do Título Definitivo de Propriedade.

O Prefeito de Terra Nova do Norte, Pascoal Alberton, solicitou a concentração de esforços técnicos, administrativos e de logística para que o órgão federal garanta celeridade na entrega dos Títulos Definitivos de Propriedade da Gleba ETA, região de grande concentração de produção agropecuária.

A partir do lançamento do processo de regularização fundiária que acontecerá a partir das 9:00 horas do dia 30 de abril (Terça-Feira) nas dependências da Câmara de Vereadores de Terra Nova do Norte, a Unidade Regional do INCRA-MT providenciará todas as tratativas administrativas e jurídicas para a emissão dos Títulos aguardada a pelo menos quatro décadas pelas famílias em territórios Terranovense e Peixotense.

“São dezenas de agricultores que a muito tempo cumprem com seus direitos e obrigações, e que sempre cultivaram a esperança de obterem o documento de suas propriedades rurais, ou seja, o Título Definitivo. Esperamos que todos estejam presentes neste grande marco para regularização fundiária da Gleba ETA, pois assim que acessarem as escrituras poderão buscar créditos nas instituições financeiras, obterão a valorização do imóvel e também poderão ser contemplados pelos incentivos governamentais”, mencionou o Prefeito Pascoal.

O grupo de trabalho do ‘Titula Brasil’ de Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo estará desenvolvendo as seguintes atividades:

Coleta e Juntada de Documentos

Efetuando Homologações

Instruções Processuais

Baixas Resolutivas

Procedimentos de Regularização

A Presidente da Câmara de Peixoto de Azevedo, Rosângela Matos Dias (Zinha) tem acompanhado e apoiado as políticas publicas de regularização fundiária urbana e rural. Para ela a Titulação da Gleba ETA será um divisor de águas para a fomentação das cadeias produtivas devido a segurança jurídica que o documento providencia no sentido de viabilizar linhas de crédito para custeio, construções e ampliações, aquisição de máquinas, implementos e insumos, além da valorização imobiliária.

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Política

Patrulha Mecanizada para a Associação de Produtores Rurais do Vale do Iriri

Neri garantiu que a associação será contemplada com os equipamentos para mecanização das áreas de plantio dos agricultores familiares do assentamento rural.

Patrulha Mecanizada para a Associação de Produtores Rurais do Vale do Iriri
Foto: Neri Geller atende vereadoras
Em uma postagem nas redes sociais a Vereadora Roângela Matos Dias (Zinha) presidente da Câmara Municipal de Peixoto de Azevedo disse que 'Credibilidade política se conquista com respeito, verdade e muito trabalho, e jamais se impõe'.
 
A parlamentar fez menção e agradeceu o Secretário Nacional de Políticas Agrícolas do MAPA-Governo Federal, Neri Geller por atender o pleito de 01 Patrulha Agricola Mecanizada para a Associação de Pequenos Produtores Rurais do Vale do Iriri, que é uma referência em produtividade no Projeto de Assentamento Planalto do Iriri, localizado a mais de 170 km da sede do município.
 
Ela frizou que a instituição abastece o mercado local, oferta alimentos para escolas, entidades e instituições filantrópicas, além de gerar empregos e renda no campo.
 
A expectativa é de que nos próximos 90 dias o trator e implementos sejam disponibilizados conforme anunciou em entrevista o Secretário Neri Geller.
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