Redes Sociais
Redes Sociais

Esportes

Coogavepe e Coogamibra apoiam projeto Escolinha Criança Castelo

Escolinha de Futebol de Campo atende mais de 60 crianças carentes no estado do Pará.

O voluntarismo está fazendo toda diferença na vida de aproximadamente 60 crianças da cidade de Castelo de Sonhos-PA. Duas amigas, Edivana Morona e Jocilene da Luz, idealizaram o projeto ‘Criança Castelo’ que visa envolver crianças e adolescentes em vulnerabilidade social em atividades esportivas, a fim de trabalhar o condicionamento físico, a disciplina, o companheirismo, a saúde, a cidadania e o fortalecimento dos vínculos de amizade e familiar.

Elas buscaram apoio do comércio local e das Cooperativas de Garimpeiros Coogavepe (Mato Grosso) e Coogamibra (Pará), e montaram uma Escolinha de Futebol que está em funcionamento a cerca de cinco meses. No total foram inscritas mais de 168 crianças, mas diante das dificuldades econômicas algumas terão que aguardar a segunda etapa no ano de 2016, pois existe o compromisso do Poder Público Municipal de ajudar o projeto por meio da contratação de professores e instrutores.

Enquanto isso não acontece, as cooperativas e o comércio local ajudam com a locação do campo de futebol, onde os treinamentos são desenvolvidos todas as segundas, quartas e sextas-feiras pelas coordenadoras e professoras da Escolinha de Futebol ‘Criança Castelo’, Edivana e Jocilene.

No último sábado foi promovido o primeiro torneio de futebol de campo. Foi uma tarde esportiva de muitos dribles, gols, emoção e muita interatividade, com direito a troféus, medalhas e lembranças aos campeões e demais times participantes.

A Secretária Administrativa da Coogavepe, Kaoma Marques, representou a Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto durante o evento esportivo, oportunidade em que fez a entrega da premiação e parabenizou as idealizadoras do projeto de inclusão social.

“A Coogavepe está ajudando com Uniformes, Materiais Esportivos e Premiação. É muito válido este serviço social, pois ele é inclusivo e promove a interação na comunidade, mas principalmente oportuniza a juventude um futuro próspero e longe dos malefícios das drogas, violência, criminalidade e outros problemas sociais do cotidiano Brasileiro. A Escolinha Criança Castelo está formando homens e mulheres de bem usando como ferramenta o esporte”, enfatizou Kaoma Marques.

Segundo a Coordenadora, Edivana Morona, a meta é ampliar para 90 crianças atendidas em 2016. Ela lembrou que são promovidos lanches e distribuição de guloseimas durante as tardes de confraternização esportiva. “São crianças de 4 a 12 anos que estão sendo assistidas neste projeto filantrópico. Agradeço o empenho dos pais, parceiros, colaboradores e de nossos alunos, que se mostram aguerridos e determinados em nossas competições e treinamentos. No ano que vem teremos o segundo torneio com a presença confirmada de olheiros do estado de São Paulo, que além de avaliar os atletas poderão posteriormente realizar uma peneirão para a revelação de potencial esportivo de Castelo de Sonhos”, comentou Edivana Morona.

Quem também contribuiu para a realização do primeiro torneio de futebol de campo da Escolinha Castelo Criança foi a empresa Comercial Santarém, localizada na Avenida Rotary Internacional - Paralela da BR 163 em Peixoto de Azevedo-MT.

Comentários
Aviso legal: Todo e qualquer texto publicado na internet através do Notícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e são de inteira responsabilidade dos leitores que publicarem.

Matupá

FAMA anuncia Vestibular Direito e Agronomia para 23 de Fevereiro

FAMA é a primeira faculdade genuinamente Matupaense.

FAMA anuncia Vestibular Direito e Agronomia para 23 de Fevereiro
Foto: Divulgação

A população comemora o anuncio da abertura de inscrições e da realização do ‘Vestibular 2019’ da 1ª faculdade genuinamente Matupaense.

A instalação da Faculdade de Matupá (FAMA) foi possível graças a gestão do Prefeito Valtinho Miotto junto a um Grupo Empresarial credenciado, habilitado e autorizado pelo Ministério da Educação (MEC), e que atua há mais de 20 anos na oferta de cursos superiores presenciais na região norte do estado de Mato Grosso.  

Também foi necessária a atuação no campo político em Brasília, onde oportunamente o Prefeito Valtinho Miotto obteve êxito no apoio parlamentar do Senador da República, Wellington Fagundes, que fez diversos agendamentos, interlocuções e protocolos no MEC para viabilizar a instalação do estabelecimento de ensino superior no município de Matupá.

A administração pública municipal foi além, ao formalizar a proposta de Parceria Público Privada – PPP, junto aos Diretores da Faculdade de Matupá. A Prefeitura disponibilizou o antigo prédio do Hotel Matupá, cuja localização privilegiada as margens da rodovia BR-163 favoreceu a instalação das salas de aula, laboratórios, auditório, bibliotecas, setores administrativos, reitoria, sala dos professores, ouvidoria, entre outras dependências.

Todas as reformas e adequações, bem como aparelhamento e mobiliário foram providenciados pela instituição mantenedora, que também fez a aquisição de 12 novos ônibus para o transporte dos acadêmicos.

Em 2018 as três Comissões Especiais de Avaliação do Ministério da Educação estiveram verificando ‘In Loco’ a documentação, infraestrutura, organização didático-pedagógica e o capital humano da FAMA - Faculdade de Matupá – que buscava o credenciamento e a habilitação dos Cursos de Direito e Agronomia.

Na avaliação técnica das Comissões verificou-se o atendimento as Diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) apresentando Conceito 5 no Curso de Engenharia Agronômica e Conceito 4 para o Curso de Bacharelado em Direito – alcançando status de excelente e muito bom.

Após o cumprimento desses ritos obrigatórios e de praxe, o MEC publicou no Diário Oficial da União do dia 28 de Janeiro, a Portaria N° 191, de 25 de Janeiro de 2019, oficializando o credenciamento da Faculdade de Matupá – FAMA, que é mantida pelo Grupo UNIFAMA.

Logo em seguida foram abertas as inscrições gratuitas pelo site www.faculdadeunifama.com.br e feito o agendamento do Vestibular de Direito e Agronomia, marcado para 23 de fevereiro de 2019, as 14:00 horas. Para maiores informações ligue (66) 9-9635-1965.

O Prefeito de Matupá, Valtinho Miotto, lembrou que esta era uma das principais plataformas e compromissos de seu Plano de Governo, amplamente divulgado no período eleitoral de 2016, e um sonho dos estudantes que está se realizando. Ele salientou que uma das exigências estabelecidas para concessão do espaço físico e apoio político e logístico à FAMA, diz respeito a disponibilização aos jovens de Financiamento Universitário através do FIES, Bolsas Universitárias e o Financiamento Próprio pela Instituição. Esses fatores foram automaticamente observados e compromissados pelos Diretores da UNIFAMA – União das Faculdades de Mato Grosso.

Continue Lendo

Mato Grosso

Ônibus escolar cai em ribanceira em MT

O veículo transportava 15 crianças de Assentamento Rural

Ônibus escolar cai em ribanceira em MT
Foto: Divulgação

Um ônibus escolar tombou nesta terça-feira (19), em uma estrada de terra em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá. O veículo transportava 15 crianças do Assentamento Antônio Conselheiro para a Escola Estadual Marechal Rondon, quando houve o acidente.

Quatro alunos se feriram e foram socorridos por moradores da região. E, quando estavam sendo levados para a cidade, se encontraram com a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que os encaminhou até a unidade de saúde. No entanto, nenhum deles ficou em estado grave.

O motorista perdeu o controle do veículo quando passava por uma ponte. O veículo deslizou e caiu na ribanceira. No momento do acidente, chovia bastante.

Os estudantes conseguiram sair do micro-ônibus. Alguns saíram pela janela e outros pela saída de emergência. Eles ficaram em cima do ônibus tombado até o socorro chegar. Todos estavam bastante assustadas com o que aconteceu.

O veículo ficou alagado e destruído por dentro.

Moradores da região ajudaram a transportar as crianças para a cidade. Alguns estudantes que estavam sendo levados de carro para o hospital encontraram no caminho uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que os seguiram para prestar socorro.

Segundo testemunhas, o motorista não estava em alta velocidade.

Continue Lendo

Mais Vistas