Celas da Delegacia de Guarantã do Norte estão superlotadas

Publicado dia 05/11/2015 às 08h27min

Dentre os presos estão acusados de homicídios, tráfico de drogas, assalto a bancos, entre outros.

Celas superlotadas, presos amontoados, a carceragem da Delegacia de Policia Judiciária Civil, de Guarantã do Norte/MT, esta uma bomba relógio, as duas celas da delegacia que deveriam ser usadas apenas para flagrantes, ou seja, os presos não poderiam passar nenhum dia no local, esta superlotada essa é a realidade do município.

Enquanto isso a administração municipal aguarda respostas do estado em relação ao futuro presídio para a cidade. O sistema prisional que tem como função, ressocializar os que cometem crime está comprometida e coloca em risco a recuperação dessas pessoas, tanto como a integridade dos agentes prisionais.

No meio dos detentos existem condenados por crime de homicídio, trafico de drogas e associação ao tráfico, roubo, e até presos por assalto a Cooperativa de Banco Sicred ocorrido no dia (02) de outubro, no município de Novo Mundo/MT.

Tudo isso gera uma preocupação quanto à insegurança, visto que por falta de vagas muitos desses presos voltam a circular na sociedade, não só a questão dos detentos, mas a segurança dos servidores que trabalham na carceragem. 

A população se encontra amedrontada, pois os criminosos já sabem que quem comete crimes em Novo Mundo e Guarantã do Norte não fica muito tempo detido, gerando uma insegurança publica.

A Cadeia Publica de Peixoto de Azevedo, tem capacidade para atender cerca de 36 detentos, e atualmente está superlotada com 154 reeducando, a unidade prisional atende os municípios de Novo Mundo, Guarantã do Norte, Matupá, Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte, e não há espaço mais para os presos de Guarantã.

Os Policiais e investigadores que trabalham no município vivem em constante estado de apreensão, e alguns já pediram transferência da cidade por falta de condições de trabalho.

A população reconhece o esforço diário da Policia Militar e Civil para manter a ordem da cidade, porém falta do governo do estado, ações efetivas tragam melhoria no sistema carcerário no Norte do estado.


Fonte Rozangela Lima/Rede Continental


Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Notícia Vip, não reflete a opinião deste Portal.