Campanha de Doação de Sangue acontece neste sábado em Guarantã do Norte

Publicado dia 15/12/2017 às 15h09min

A meta da Secretaria de Saúde e do Hemocentro de Colíder é coletar 100 bolsas.

A Secretaria de Saúde de Guarantã do Norte estará realizando no próximo sábado (16) a partir das 7:00 horas a 3ª Campanha de Doação de Sangue na Unidade Básica de Saúde da Família do Bairro Centro. Na oportunidade estarão mobilizados enfermeiros, técnicos, médicos, agentes comunitários de saúde e demais colaboradores do município e da Unidade de Coleta e Transfusão Sanguínea de Colíder-MT.

Segundo a Secretária de Saúde, Tatiane Aranda, a meta é coletar 100 bolsas de sangue. Ela lembra que apesar dos avanços da ciência na área da saúde, ainda não foi encontrado um substituto para o sangue humano. Desta forma quando uma pessoa necessita de uma transfusão de sangue, ela só pode contar com a colaboração de voluntários.

“São registrados com freqüência diversas situações em que a transfusão sanguínea pode salvar a vida do paciente, como por exemplo, as vítimas de acidentes de trânsito e que sofreram graves queimaduras. Além dos que são submetidos a processos quimioterápicos, ou determinados procedimentos, como cirurgias cardíacas e transplantes. Daí a importância da participação da comunidade Guarantaense nesta campanha para mantermos o nosso banco de sangue em níveis satisfatórios diante da demanda”, disse a Secretária Tatiane Aranda.  

A triagem de doadores desenvolvido pelo Hemocentro de Colíder e a Secretaria de Saúde obedece a normas nacionais e internacionais. Pois o alto rigor no cumprimento visa oferecer segurança e proteção ao receptor e ao doador.

Requisitos básicos

- Estar em boas condições de saúde

- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos com formulário de autorização)

- Pesar no mínimo 50 kg

- Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato


Fonte Notícia Vip


Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Notícia Vip, não reflete a opinião deste Portal.