Redes Sociais
Redes Sociais

Guarantã do Norte

SMS faz capacitação de profissionais no diagnóstico e tratamento da Hanseníase

Médicos, Enfermeiros Padrões, Técnicos em Enfermagem e ACS foram capacitados em Guarantã do Norte.

Capacitação Hanseníase
Foto: Divulgação

Com objetivo de melhorar o processo de diagnóstico e tratamento da Hanseníase na rede pública de atenção básica do município de Guarantã do Norte, a Secretaria de Saúde promoveu um curso de capacitação e aprimoramento, dirigido aos médicos, enfermeiros padrões, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Ministrado pelo Médico Dr. Nelson Urio, o curso teórico e prático proveu os profissionais de conhecimentos mais atualizados, e os preparou a atuarem no controle da transmissão da hanseníase e na diminuição das incapacidades causadas pela doença.

O treinamento foi produtivo com assimilação rápida por parte dos servidores das Unidades Básicas de Saúde Guarantaense no contexto da vigilância, diagnóstico e acompanhamento da hanseníase. Os casos clínicos são transversais, abrangendo e integrando os aspectos de controle da doença.

A Secretária de Saúde, Tatiane Aranda, enfatizou que o objetivo é reduzir a proporção dos casos novos por meio de diagnóstico precoce e intensificar o enfrentamento das dificuldades vivenciadas pelas pessoas portadoras da doença. Neste sentido estará sendo otimizado o serviço de busca ativa na sede do município e comunidades rurais.

A Hanseníase

Trata-se de uma doença crônica, transmissível, de notificação compulsória e investigação obrigatória em todo País. É transmitida pela Mycobacterium leprae, através das vias aéreas superiores de uma pessoa doente e sem tratamento para outra. Aloja-se na pele e nos nervos periféricos, o que causa desde feridas, perda de sensibilidade no local das mesmas, incapacidades e até mesmo deformidades físicas.

O diagnóstico da Hanseníase e o tratamento são ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), disponíveis nas unidades públicas de saúde de Guarantã do Norte-MT.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Peixoto de Azevedo

Prefeito e Vereadores visitam UPA 24 Horas em Peixoto

As autoridades puderam verificar o papel fundamental da UPA como porta de entrada do sistema de saúde para casos graves, de urgência e emergência

Prefeito e Vereadores visitam UPA 24 Horas em Peixoto
Foto: Prefeito Paulistinha e vereadores

O Prefeito de Peixoto de Azevedo, Paulistinha, acompanhado dos vereadores Wechinton Gomes e Clecio Anshau, realizou uma visita técnica à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas, localizada no Bairro Alvorada.

A comitiva acompanhou de perto a funcionalidade de todos os setores da unidade, desde a recepção até os serviços essenciais como consultório médico, laboratório, sala de inalação e soroterapia, farmácia, enfermaria, sala de suturas e curativos, leitos, entre outros espaços.

Durante a visita, as autoridades puderam verificar o papel fundamental da UPA como porta de entrada do sistema de saúde para casos graves, de urgência e emergência, funcionando ininterruptamente, 24 horas por dia, garantindo atendimento rápido e resolutivo à população.

Na oportunidade, o Prefeito Paulistinha conversou com pacientes e seus familiares, ouvindo atentamente solicitações, sugestões e reclamações, além de receber elogios pelas melhorias já realizadas, que vêm contribuindo para a agilidade no atendimento e para a efetividade dos tratamentos ofertados àqueles que procuram a UPA.



Desde o início de sua gestão, o Prefeito Paulistinha tem promovido uma série de melhorias na UPA, com investimentos em adequações estruturais, aquisição de equipamentos, mobiliário, medicamentos e insumos, ambulâncias, além da otimização do quadro multiprofissional. Também foi determinada a rigorosa observância dos protocolos de saúde, assegurando um atendimento eficiente, seguro e humanizado aos Peixotenses.

Os vereadores Wechington e Clécio apoiam a administração municipal em todas as iniciativas que visam manter a UPA operante, funcional, bem equipada e preparada para salvar vidas e oferecer dignidade no atendimento à população.

Ver Mais

Mais Vistas