Notícia Vip

SMS faz capacitação de profissionais no diagnóstico e tratamento da Hanseníase

Publicado dia 21/12/2017 às 12h33min

Médicos, Enfermeiros Padrões, Técnicos em Enfermagem e ACS foram capacitados em Guarantã do Norte.

Com objetivo de melhorar o processo de diagnóstico e tratamento da Hanseníase na rede pública de atenção básica do município de Guarantã do Norte, a Secretaria de Saúde promoveu um curso de capacitação e aprimoramento, dirigido aos médicos, enfermeiros padrões, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Ministrado pelo Médico Dr. Nelson Urio, o curso teórico e prático proveu os profissionais de conhecimentos mais atualizados, e os preparou a atuarem no controle da transmissão da hanseníase e na diminuição das incapacidades causadas pela doença.

O treinamento foi produtivo com assimilação rápida por parte dos servidores das Unidades Básicas de Saúde Guarantaense no contexto da vigilância, diagnóstico e acompanhamento da hanseníase. Os casos clínicos são transversais, abrangendo e integrando os aspectos de controle da doença.

A Secretária de Saúde, Tatiane Aranda, enfatizou que o objetivo é reduzir a proporção dos casos novos por meio de diagnóstico precoce e intensificar o enfrentamento das dificuldades vivenciadas pelas pessoas portadoras da doença. Neste sentido estará sendo otimizado o serviço de busca ativa na sede do município e comunidades rurais.

A Hanseníase

Trata-se de uma doença crônica, transmissível, de notificação compulsória e investigação obrigatória em todo País. É transmitida pela Mycobacterium leprae, através das vias aéreas superiores de uma pessoa doente e sem tratamento para outra. Aloja-se na pele e nos nervos periféricos, o que causa desde feridas, perda de sensibilidade no local das mesmas, incapacidades e até mesmo deformidades físicas.

O diagnóstico da Hanseníase e o tratamento são ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), disponíveis nas unidades públicas de saúde de Guarantã do Norte-MT.


Fonte Notícia Vip


Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Notícia Vip, não reflete a opinião deste Portal.