Redes Sociais
Redes Sociais

Guarantã do Norte

SMS faz capacitação de profissionais no diagnóstico e tratamento da Hanseníase

Médicos, Enfermeiros Padrões, Técnicos em Enfermagem e ACS foram capacitados em Guarantã do Norte.

Capacitação Hanseníase
Foto: Divulgação

Com objetivo de melhorar o processo de diagnóstico e tratamento da Hanseníase na rede pública de atenção básica do município de Guarantã do Norte, a Secretaria de Saúde promoveu um curso de capacitação e aprimoramento, dirigido aos médicos, enfermeiros padrões, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Ministrado pelo Médico Dr. Nelson Urio, o curso teórico e prático proveu os profissionais de conhecimentos mais atualizados, e os preparou a atuarem no controle da transmissão da hanseníase e na diminuição das incapacidades causadas pela doença.

O treinamento foi produtivo com assimilação rápida por parte dos servidores das Unidades Básicas de Saúde Guarantaense no contexto da vigilância, diagnóstico e acompanhamento da hanseníase. Os casos clínicos são transversais, abrangendo e integrando os aspectos de controle da doença.

A Secretária de Saúde, Tatiane Aranda, enfatizou que o objetivo é reduzir a proporção dos casos novos por meio de diagnóstico precoce e intensificar o enfrentamento das dificuldades vivenciadas pelas pessoas portadoras da doença. Neste sentido estará sendo otimizado o serviço de busca ativa na sede do município e comunidades rurais.

A Hanseníase

Trata-se de uma doença crônica, transmissível, de notificação compulsória e investigação obrigatória em todo País. É transmitida pela Mycobacterium leprae, através das vias aéreas superiores de uma pessoa doente e sem tratamento para outra. Aloja-se na pele e nos nervos periféricos, o que causa desde feridas, perda de sensibilidade no local das mesmas, incapacidades e até mesmo deformidades físicas.

O diagnóstico da Hanseníase e o tratamento são ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), disponíveis nas unidades públicas de saúde de Guarantã do Norte-MT.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Saúde

Prefeito Márcio Gonçalves comemora viabilização de Atendimento Regionalizado do CTR

a atual administração estabeleceu como prioridade adequações estruturais, operacionais, administrativas e legais exigidas pelos órgãos competentes

Prefeito Márcio Gonçalves comemora viabilização de Atendimento Regionalizado do CTR
Foto: CTR Guarantã do Norte

A Câmara de Guarantã do Norte aprovou, em sessão realizada nesta segunda-feira, dia 15 de dezembro, o Projeto de Lei nº 039/2025, que garante o atendimento regionalizado no Centro de Tratamento Renal Natal Gomes.

A proposição foi encaminhada pelo prefeito Márcio Gonçalves e recebeu aprovação unânime dos legisladores, consolidando um importante avanço para a saúde pública do município e de toda a região.

Antes da apreciação do projeto pelo Legislativo, a gestão municipal, por meio da Secretaria de Saúde, sob a coordenação da secretária Tatiane Aranda, trabalhou incansavelmente ao longo de 10 meses de forma técnica e estratégica para viabilizar a aprovação e a habilitação estadual do Centro de Tratamento Renal (CTR) junto à Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Esse processo garantiu não apenas o alvará sanitário, mas também a habilitação oficial junto à Secretaria de Estado de Saúde, abrindo caminho para o recebimento de recursos das esferas estadual e federal, assegurando a funcionalidade contínua e eficiente do CTR.



Desde o início do mandato, a atual administração estabeleceu como prioridade a realização de todas as adequações estruturais, operacionais, administrativas e legais exigidas pelos órgãos competentes, assegurando que o Centro de Tratamento Renal atendesse rigorosamente às normas técnicas e sanitárias.

“Com a aprovação do Projeto de Lei nº 039/2025, o Centro de Tratamento Renal de Guarantã do Norte passa a ter respaldo legal para firmar convênios com os municípios de Matupá, Peixoto de Azevedo, Novo Mundo e Nova Guarita, ampliando o atendimento a pacientes que necessitam de sessões de hemodiálise na região”, disse o Prefeito Márcio Gonçalves.

A iniciativa garante aos pacientes renais crônicos o acesso ao tratamento de hemodiálise mais próximo de seus lares, reduzindo o desgaste físico e emocional causado por longos deslocamentos. O CTR conta com infraestrutura completa, equipamentos e aparelhos modernos, equipe multiprofissional qualificada, além de insumos adequados para assegurar um atendimento humanizado, seguro e eficiente.

Ver Mais

Mais Vistas