Redes Sociais
Redes Sociais

Guarantã do Norte

Hospital Municipal de Guarantã do Norte adquire novo Aparelho de Ultrassom

Em mutirão de exames de ultrassonografia mais de 200 pessoas serão atendidas, zerando a fila de espera e a demanda reprimida.

Ultrassom Guarantã
Foto: Divulgação

O Hospital Nossa Senhora do Rosário de Guarantã do Norte conta agora com um novo Aparelho de Ultrassom de última geração para realização de exames básicos e nas áreas de ginecologia e obstetrícia.

Os procedimentos são importantes para detectar miomas, cistos, endometriose e outras doenças comuns no aparelho reprodutivo feminino. O exame de diagnóstico serve também para visualizar em tempo real qualquer órgão ou tecido do corpo.

O aparelho de ultrassonografia calcula, por exemplo, o sentido, a velocidade e a resistência do fluxo sanguíneo. 

No Hospital Nossa Senhora do Rosário já estão sendo realizadas avaliações biométricas, ultrassonografia 3D/4D, perfil biofísico fetal e estudo dopplerfluxométrico.

Após as consultas médicas nos postos de saúde e nas unidades básicas, quando necessário o médico solicita e faz o devido encaminhamento dos pacientes para os Exames de Ultrassonografia, que por sua vez são desenvolvidos no Hospital Municipal, seguindo todos os protocolos obrigatórios.

A Secretária de Saúde, Tatiane Aranda, disse que o novo aparelho é imprescindível para investigar a dor abdominal, diagnosticar a gravidez ou avaliar o desenvolvimento do feto, diagnóstico de doenças no sistema reprodutor feminino, visualização dos músculos, articulações, tendões e outras estruturas do corpo humano.

O aparelho adquirido pela Prefeitura Municipal de Guarantã do Norte irá zerar a fila de espera e atender toda demanda reprimida existente. Um mutirão de exames será desenvolvido para o atendimento imediato a mais de 200 pessoas.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Saúde

Prefeito Márcio Gonçalves comemora viabilização de Atendimento Regionalizado do CTR

a atual administração estabeleceu como prioridade adequações estruturais, operacionais, administrativas e legais exigidas pelos órgãos competentes

Prefeito Márcio Gonçalves comemora viabilização de Atendimento Regionalizado do CTR
Foto: CTR Guarantã do Norte

A Câmara de Guarantã do Norte aprovou, em sessão realizada nesta segunda-feira, dia 15 de dezembro, o Projeto de Lei nº 039/2025, que garante o atendimento regionalizado no Centro de Tratamento Renal Natal Gomes.

A proposição foi encaminhada pelo prefeito Márcio Gonçalves e recebeu aprovação unânime dos legisladores, consolidando um importante avanço para a saúde pública do município e de toda a região.

Antes da apreciação do projeto pelo Legislativo, a gestão municipal, por meio da Secretaria de Saúde, sob a coordenação da secretária Tatiane Aranda, trabalhou incansavelmente ao longo de 10 meses de forma técnica e estratégica para viabilizar a aprovação e a habilitação estadual do Centro de Tratamento Renal (CTR) junto à Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Esse processo garantiu não apenas o alvará sanitário, mas também a habilitação oficial junto à Secretaria de Estado de Saúde, abrindo caminho para o recebimento de recursos das esferas estadual e federal, assegurando a funcionalidade contínua e eficiente do CTR.



Desde o início do mandato, a atual administração estabeleceu como prioridade a realização de todas as adequações estruturais, operacionais, administrativas e legais exigidas pelos órgãos competentes, assegurando que o Centro de Tratamento Renal atendesse rigorosamente às normas técnicas e sanitárias.

“Com a aprovação do Projeto de Lei nº 039/2025, o Centro de Tratamento Renal de Guarantã do Norte passa a ter respaldo legal para firmar convênios com os municípios de Matupá, Peixoto de Azevedo, Novo Mundo e Nova Guarita, ampliando o atendimento a pacientes que necessitam de sessões de hemodiálise na região”, disse o Prefeito Márcio Gonçalves.

A iniciativa garante aos pacientes renais crônicos o acesso ao tratamento de hemodiálise mais próximo de seus lares, reduzindo o desgaste físico e emocional causado por longos deslocamentos. O CTR conta com infraestrutura completa, equipamentos e aparelhos modernos, equipe multiprofissional qualificada, além de insumos adequados para assegurar um atendimento humanizado, seguro e eficiente.

Ver Mais

Mais Vistas