Notícia Vip

Cuiabá é a 16ª cidade mais violenta do Mundo

Publicado dia 04/11/2015 às 07h07min

O ranking mostra que o índice é de 56,46 homicídios a cada porção de 100 mil habitantes.

Um ranking das cidades mais violentas do planeta realizado e divulgado anualmente pelo mexicano Conselho dos Cidadãos do México para Segurança Pública e Justiça Criminal, em tradução livre, listou Cuiabá como a 16ª cidade mais violenta do mundo, com um índice de 56,46 homicídios a cada porção de 100 mil habitantes. Outra cidade do Centro-Oeste, Goiânia, está em 23º lugar, com 44,82 mortes violentas a cada 100 mil habitantes.

Estamos à frente de várias cidades mexicanas e colombianas assoladas pelas guerras relacionadas ao tráfico de drogas. E “guerra” aqui tem um sentido muito específico, pois não são incluídas no ranking cidades em qualquer tipo de conflito político ou étnico, somente de cunho social e relacionado à violência derivada das drogas. Ou seja, os conflitos são derivados de polícia contra pessoas armadas, mas sem conceituação política ou divergência ideológica. Em bom português, é crime contra a ordem jurídica e social.

O estudo também foi publicado no jornal inglês Business Insider e inclui várias outras cidades brasileiras, como Macapá (46ª, com 28,87 por 100 mil), Curitiba (44ª e 31,48/100 mil), Belo Horizonte (42ª), Aracaju (39ª), Porto Alegre (37ª), Manaus (33ª), Campina Grande (30ª), Recife (29ª), Goiânia (23ª, 44,82), Teresina (20ª), Belém (18ª) e Salvador (17ª) e Vitória (15ª), Natal (11ª), São Luís (10ª, 64,71/100 mil), Fortaleza (8ª, 66,55/100 mil), Maceió (6ª, 72,91/100 mil), João Pessoa (4ª, 79,41/100 mil).

A situação é particularmente ruim para o país porque o estudo foi realizado durante todo o ano passado, é o mais recente divulgado pela instituição e nos deixa em situação muito pior do que cidades historicamente arrasadas pelo tráfico, como Medellin (Colômbia), Culiacan (México), Juarez (México), Obregon (Colômbia) e Kingston (Jamaica), por exemplo. Todas estas sãocidades com histórico de ligação com o tráfico internacional de drogas, e muito perto de cidades como Cali (9ª mais violenta do mundo, cujo cartel homônimo tornou o nome da cidade famoso). 

O estudo também traz conclusões como a de que um terço dos homicídios de todo o mundo acontecem na América Latina, mesmo que apenas 8% da população global vivam na região, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU).

As razões para essas cidades explodirem em violência, consideram os especialistas do Seguridad, Justicia Y Paz -- Consejo Ciudadano para la Seguridad Publica Y Justicia Penal (o nome completo do instituto que realiza a pesquisa, em espanhol), são o tráfico de drogas, as guerras entre gangues, a instabilidade política, a corrupção e a pobreza. 

O estudo do Conselho é feito somente com cidades com populações acima de 300.000 e não conta mortes em zonas de combate ou cidades com dados indisponíveis. Assim, cidades consideradas perigosas por outros estudos podem não ser representadas na lista, o que, por outro lado, só piora a situação para o Brasil, já que a lista só trabalha com dados concretos, de conhecimento ou dos governos ou da ONU, com base incontestável. 

A cidade mais violenta do mundo pelo ranking? San Pedro Sula, em Honduras, é a campeã do ranking da morte pela quarta vez consecutiva. Caracas (na Venezuela) e Acapulco (no México) são a segunda e a terceira cidades mais violentas do mundo nos dois últimos anos de classificação. Pelo quarto ano consecutivo, a cidade hondurenha de San Pedro Sula tem uma taxa de 171,20 homicídios. 


Fonte Diário de Cuiabá


Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Notícia Vip, não reflete a opinião deste Portal.