Os clientes de operadoras de telefonia móvel foram que mais tiveram problemas no ano passado com más prestações de serviços ou cobrança indevidas em suas contas, segundo o Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor).
Os postos de Procon-MT registraram 9.177 atendimentos com reclamações contra as prestadoras. Número que representa 14% dos 65.518 boletins em todas áreas de serviços.
Conforme o Sindec, as empresas mais apontadas pelos consumidores em Mato Grosso foram a Vivo, Telefônica, GVT, que, juntas, somaram 6.647 registros e ficaram em primeiro lugar; Oi fixo/celular, a segunda mais demanda no setor de telefonia, com 5.538 reclamações; e Claro/Embratel/NET que aparecem logo em seguida, com 5.259 atendimentos. Elas ficaram dentre as cinco empresas, na consideração ampla, com mais ocorrências.
O setor de energia elétrica ficou em segundo lugar em Mato Grosso. A distribuidora e concessionária Energisa teve 6.263 reclamações , 10% do total. A CAB, responsável pelos serviços de água e esgoto fecha a lista da cinco mais reclamadas, com a soma de ocorrências.
Para a superintendente do Procon em Cuiabá, Gisela Viana, o boletim Sindec chama a atenção pela gravidade dos fatos que envolvem telefonia móvel, sendo necessário ajuizar ação coletiva em 2015, bem como a celebração de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) após a CPI da Telefonia realizada pela Assembleia Legislativa.
“No tema de energia elétrica, cabe registrar que a Energisa é a terceira concessionária mais reclamada no país e é a que menos resolve o problema dos consumidores, fato que exige mudança em 2016”, ressalta.
Segundo o Procon-MT, as empresas de telefonias estão passando por investigação em Mato Grosso para a avaliação das condições de prestação de serviços que são ofertadas por elas.