Redes Sociais
Redes Sociais

Mato Grosso

Potencial Mineral de Peixoto de Azevedo é referenciado no 2º MT World Show

Pela primeira vez, representantes da Câmara de Comércio Brasil Canadá participam de evento em Mato Grosso.

World Show MT
Foto: Divulgação

O Estado de Mato Grosso possui um grande potencial natural na área da mineração. Este cenário relevante foi apresentado aos representantes da Câmara de Comércio Brasil Canadá, durante o 2º Mato Grosso World Show, evento realizado na terça-feira (11.10), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. 

Com o objetivo de estreitar as relações e promover o desenvolvimento do setor, foi assinado um Termo de Compromisso entre os envolvidos. De um lado, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Agência de Fomento do Estado (MT Fomento), a Companhia Matogrossense de Mineração (Metamat), e do outro, a Câmara de Comércio Brasil Canadá.

“Temos o potencial a ser explorado, mas vivenciamos uma dificuldade de logística que é transitória. Investimentos em parceria com a iniciativa privada podem solucionar a situação, e isso tende a ser interessante para os investidores e para a ciência, que busca aprofundar estudos”, declarou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Tomczyk.

Potencial de MT

Dados foram apresentados sobre a balança comercial envolvendo o Brasil e Canadá e especificamente sobre Mato Grosso e Canadá. Entre eles, o ferro, que representa importante produto mineral exportado pelo Brasil. Já Mato Grosso, contribui com significativa quantidade do ouro que é enviado para o exterior. Também sobre o trabalho da Metamat, que realiza constantes estudos para garantir a segurança e diminuir os riscos para os empresários.

As informações foram repassadas pelo secretário adjunto de Indústria, Comércio e Mineração, Eduardo Mota, que na ocasião falou do ranking das maiores empresas mineradoras e da produção regionalizada que se encontra em Mato Grosso, ou seja, distribuída em municípios produtivos.

“Peixoto de Azevedo é o que concentra o montante da produção, mas temos que diversificar a produção mineral no Estado. Temos projeto de zinco em andamento, um jazido para 15 anos de exploração, o fosfato em Mirassol do Oeste, que ainda está em pequena escala, temos jazida de níquel. Essa mensagem deve ser levada aos canadenses, temos apresso por essas relações, os dados apontam caminhos para diversas áreas, com vistas a estabelecer negócios”, frisou Eduardo.

“A Câmara Brasil Canadá trabalha independente de governos, com liberdade para buscar esses caminhos investidores, ela tem como objetivo  mostrar as portas que estão abertas para as oportunidades”, explicou Paulo Castro Reis, diretor de Relações Institucionais da Câmara de Comércio Brasil Canadá.

Paulo pontuou ainda, que frente ao papel, a Câmara se depara com a situação de que mesmo num mundo globalizado onde a informação é acessível, os segmentos em geral tem dificuldade em buscar parcerias, encontrar caminhos seguros e que a Câmara funciona como essa plataforma facilitadora do processo.

“Diante desse cruzamento de dados Brasil x Canadá, fica claro que há possibilidade de mercado, precisamos mostrar o que esse mercado oferece. É a primeira visita da Câmara em Mato Grosso, vamos aproximar mais essa oportunidade que Mato Grosso oferece para o Canadá e vice-versa. Todo ano em Toronto acontece o maior evento mundial da mineração, é uma oportunidade para Mato Grosso e que deve ser aproveitada já no próximo ano”, frisou.

Canadá

Os canadenses somam uma população de aproximadamente 36 milhões de habitantes. Embora seja considerada pequena, em relação a outros países como o México, por exemplo, que tem cerca de 122 milhões de habitantes, eles importam de tudo. “É um país multicultural, ousado, aberto às novas descobertas, que valoriza o que faz bem ao homem e ao meio ambiente.  O canadense é consciente e possui alto poder de compra, gosta de estar contribuindo com o mundo. Se conseguirmos passar isso, teremos grandes perspectivas de mercado”, orientou Paulo.

Projeções

Atualmente o Canadá é um dos principais investidores no Brasil, assim como o Brasil no Canadá. Mas, para ter uma ideia, tem itens que Mato Grosso vende para o mundo, o Canadá compra do mundo, mas não compra de Mato Grosso.

“Cinquenta empresas canadenses de mineração atual no Brasil, mas 40 delas estão em Minas Gerais e as 10 restantes espalhadas em outros estados. O Canadá está cada vez mais consumindo produtos da mineração brasileira, é possível projetar outros rumos para Mato Grosso. É importante que se realize evento no Canadá para mostrar o potencial daqui, envolvendo membros da cadeia produtiva local”, afirmou Armínio Calonga Jr, diretor de investimentos e novos negócios da Câmara Brasil Canadá.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Tomczyk, o debate será ampliado com vistas em um temo de cooperação técnica visando mapear o potencial do Estado. “Temos excelentes profissionais nesse sentido, vamos buscar melhores estruturas para executar esse trabalho.

O termo de cooperação é para projetos que agreguem valores sociais, os garimpos são itinerantes, então o que deixar para a comunidade depois da exploração”, exemplificou, ao defender que o Estado tem que se preocupar com a herança que vai deixar para a comunidade.

A Metamat, nesse sentido, já desenvolve o projeto Ouro Ético, com certificação internacional, junto ao Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) e o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Trata-se de um trabalho de comércio justo, nas pequenas comunidades, uma espécie de compensação pelo trabalho produzido.

Alguns participantes do setor mineral se manifestaram elogiando o evento e se disponibilizaram a participar das iniciativas, como foi o caso do representante da Cooperativa de Peixoto de Azevedo.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Matupá

Matupá recebe Prêmio do Sebrae-MT

Município é destaque estadual no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2024

Matupá recebe Prêmio do Sebrae-MT
Foto: Prefeitos de Alta Floresta, Guarantã e Matupá

O Prefeito de Matupá, Bruno Mena e a Secretária de Indústria e Comércio, Juliani Cristina, participaram nesta terça-feira (09) no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá, da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2024 (PSPE-MT).

O Sebrae/MT fez a entrega de 23 premiações para gestores públicos municipais Mato-grossenses que se destacaram nas políticas públicas inovadoras que promovem e potencializam a transformação de desafios em oportunidades, por meio de ações coordenadas, da aprendizagem coletiva, do compartilhamento de experiências e do desenho de soluções nas diferentes áreas, tais como: empreendedorismo, infraestrutura, social, turismo, meio ambiente, cultura, educação, regularização fundiária, saúde, urbanismo, geração de emprego e renda, agricultura familiar e outras.

O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora busca identificar e valorizar essas conquistas locais das prefeituras de todo o Brasil, que contribuem para um cenário nacional mais próspero, inclusivo e resiliente.

A Prefeitura de Matupá se inscreveu e teve a oportunidade de apresentar seu Case de Sucesso nos projetos, ações, atividades, campanhas, estratégias e cumprimento do plano de governo voltado ao fortalecimento dos pequenos negócios e do desenvolvimento local implementando e projetando a inovação no setor público com foco na simplificação, no relacionamento com pequenos negócios e microempreendedores, na qualidade das compras governamentais, na educação empreendedora, na inclusão produtiva, no turismo e na identidade territorial, no empreendedorismo rural, na sustentabilidade, no planejamento urbano e na governança.

O Prefeito Bruno Mena e a Primeira Dama Juliani Cristina comemoraram o prêmio de 3º Lugar na Categoria Turismo e Identidade Territorial alcançado na etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2024, uma certeza de que a atual administração cumpriu e está otimizando a prestação de serviços à municipalidade, contribuindo para a ampliação da capacidade de gestão, responsabilidade social, equilíbrio financeiro, geração de oportunidades, fomentação econômica, sustentabilidade, projeção e visibilidade como Cidade Polo Regional de Desenvolvimento.

Prefeito Bruno e Secretária Juliana Cristina

Ver Mais

UNIÃO DO NORTE

Vereadora se destaca por defender povo de União do Norte

Eliege Krul tem usado a tribuna e vias judiciais para solucionar problemas públicos do maior Projeto de Assentamento da América Latina

Vereadora se destaca por defender povo de União do Norte
Foto: Vereadora Eliege na Ponte do Trav. 03
Indiscutivelmente a vereadora Eliege Krul (UB) tem se mostrado uma das maiores revelações políticas do distrito União do Norte, pois mesmo fazendo oposição responsável a atual gestão pública Peixotense na Câmara Municipal sua atuação está pautada na solução de graves problemas vivenciados pelos mais 12.000 habitantes do maior projeto de assentamento da América Latina.
 
Quer seja na tribuna do parlamento, nas oportunidades dadas pelos veículos de comunicação, em suas redes sociais e principalmente no acionamento da justiça por meio do Ministério Público Estadual algumas mazelas estão sendo resolvidas, como é o caso da construção de pontes e bueiros nos travessões afetados pela chuva e que ficaram ainda mais danificados devido a falta de manutenção e substituição de madeira por galerias e tubos de concreto.
 
Depois da presença de mais de 50 pessoas na sede da Promotoria de Justiça em março deste ano e denúncia da vereadora Eliege Krul, houve a realização de uma reunião com secretários e procuradores da Prefeitura junto aos moradores e a representante do MPE onde foi estabelecido o Termo de Compromisso de recuperar os pontos mais críticos dos travessões 02, 03 e 04.
 
Os agricultores familiares fizeram a doação da madeira enquanto a Secretaria de Obras disponibilizou os maquinários e mão-de-obra para que os serviços fossem iniciados pelo Travessão 03 onde as famílias já estavam praticamente ilhados.
 
A parlamentar declarou que vai acompanhar o cumprimento de todas as demandas compromissadas e irá fazer forte gestão para que todas as pontes, pontilhões e bueiros de madeiras já deterioradas deem lugar a estruturas perenes de concreto.
 
 
Ver Mais

Peixoto de Azevedo

AGRIPAC parabeniza Engenheiro Clovis Mânica da EMPAER

Engenheiro Agrônomo da EMPAER de Peixoto de Azevedo recebe Prêmio de Eficiência e Inovação em Práticas Públicas.

AGRIPAC parabeniza Engenheiro Clovis Mânica da EMPAER
Foto: Governador faz entrega da premiação
A Associação de Mini e Pequenos Agricultores do PA Cachimbo parabeniza o Engenheiro Agrônomo, Clovis Luiz de Moraes Mânica, servidor da EMPAER de Peixoto de Azevedo que juntamente com os demais técnicos do órgão estadual de Cuiabá-MT obtiveram sucesso na 1ª Edição do Prêmio de Eficiência e Inovação em Práticas Públicas.
 
O prêmio, organizado pela secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), reconheceu as 10 melhores práticas em cada uma das categorias: Transformação Digital; Redução de Custos/Melhoria da Receita; e Satisfação do Cidadão ou do Servidor.
 
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, fez nesta segunda-feira (15) a entrega da premiação aos vencedores onde o representante da EMPAER Peixotense e instituição parceira da AGRIPAC foi homenageado com o certificado “Servidor Eficiente e Inovador em Práticas Públicas”.
 
Foram mais de 450 práticas inscritas com a participação de 1.500 servidores das mais diferentes áreas públicas do Governo do Estado de Mato Grosso, consagrando ao grupo de trabalho da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural o 5º Lugar na Categoria Transformação Digital com o Projeto: Aplicativo para Coleta das Informações e Atendimento dos Produtores da Agricultura Familiar de Mato Grosso.
 
Parabéns a esses grandes profissionais que ajudam a fomentar os empreendimentos da agricultura familiar nos 11 Projetos de Assentamentos Rurais de Peixoto de Azevedo e são merecedores de nosso reconhecimento e aplausos pela implementação de ferramentas tecnológicas que auxiliam na tomada de decisão para aumento da produtividade, na manutenção dos históricos das cadeias produtivas, na organização e planejamento das propriedades e no acesso as informações.
 
A AGRIPAC demonstra todo respeito aos premiados:
 
Clovis Luiz de Moraes Manica;
Eder Antônio da Silva;
Denise Maria Avila Gutterres e Silva;
Glieber Henriques Beliene;
Jaqueline Oliveira Reis Amaral.
 
Ver Mais

Mais Vistas