Redes Sociais
Redes Sociais

Mato Grosso

Potencial Mineral de Peixoto de Azevedo é referenciado no 2º MT World Show

Pela primeira vez, representantes da Câmara de Comércio Brasil Canadá participam de evento em Mato Grosso.

World Show MT
Foto: Divulgação

O Estado de Mato Grosso possui um grande potencial natural na área da mineração. Este cenário relevante foi apresentado aos representantes da Câmara de Comércio Brasil Canadá, durante o 2º Mato Grosso World Show, evento realizado na terça-feira (11.10), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. 

Com o objetivo de estreitar as relações e promover o desenvolvimento do setor, foi assinado um Termo de Compromisso entre os envolvidos. De um lado, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Agência de Fomento do Estado (MT Fomento), a Companhia Matogrossense de Mineração (Metamat), e do outro, a Câmara de Comércio Brasil Canadá.

“Temos o potencial a ser explorado, mas vivenciamos uma dificuldade de logística que é transitória. Investimentos em parceria com a iniciativa privada podem solucionar a situação, e isso tende a ser interessante para os investidores e para a ciência, que busca aprofundar estudos”, declarou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Tomczyk.

Potencial de MT

Dados foram apresentados sobre a balança comercial envolvendo o Brasil e Canadá e especificamente sobre Mato Grosso e Canadá. Entre eles, o ferro, que representa importante produto mineral exportado pelo Brasil. Já Mato Grosso, contribui com significativa quantidade do ouro que é enviado para o exterior. Também sobre o trabalho da Metamat, que realiza constantes estudos para garantir a segurança e diminuir os riscos para os empresários.

As informações foram repassadas pelo secretário adjunto de Indústria, Comércio e Mineração, Eduardo Mota, que na ocasião falou do ranking das maiores empresas mineradoras e da produção regionalizada que se encontra em Mato Grosso, ou seja, distribuída em municípios produtivos.

“Peixoto de Azevedo é o que concentra o montante da produção, mas temos que diversificar a produção mineral no Estado. Temos projeto de zinco em andamento, um jazido para 15 anos de exploração, o fosfato em Mirassol do Oeste, que ainda está em pequena escala, temos jazida de níquel. Essa mensagem deve ser levada aos canadenses, temos apresso por essas relações, os dados apontam caminhos para diversas áreas, com vistas a estabelecer negócios”, frisou Eduardo.

“A Câmara Brasil Canadá trabalha independente de governos, com liberdade para buscar esses caminhos investidores, ela tem como objetivo  mostrar as portas que estão abertas para as oportunidades”, explicou Paulo Castro Reis, diretor de Relações Institucionais da Câmara de Comércio Brasil Canadá.

Paulo pontuou ainda, que frente ao papel, a Câmara se depara com a situação de que mesmo num mundo globalizado onde a informação é acessível, os segmentos em geral tem dificuldade em buscar parcerias, encontrar caminhos seguros e que a Câmara funciona como essa plataforma facilitadora do processo.

“Diante desse cruzamento de dados Brasil x Canadá, fica claro que há possibilidade de mercado, precisamos mostrar o que esse mercado oferece. É a primeira visita da Câmara em Mato Grosso, vamos aproximar mais essa oportunidade que Mato Grosso oferece para o Canadá e vice-versa. Todo ano em Toronto acontece o maior evento mundial da mineração, é uma oportunidade para Mato Grosso e que deve ser aproveitada já no próximo ano”, frisou.

Canadá

Os canadenses somam uma população de aproximadamente 36 milhões de habitantes. Embora seja considerada pequena, em relação a outros países como o México, por exemplo, que tem cerca de 122 milhões de habitantes, eles importam de tudo. “É um país multicultural, ousado, aberto às novas descobertas, que valoriza o que faz bem ao homem e ao meio ambiente.  O canadense é consciente e possui alto poder de compra, gosta de estar contribuindo com o mundo. Se conseguirmos passar isso, teremos grandes perspectivas de mercado”, orientou Paulo.

Projeções

Atualmente o Canadá é um dos principais investidores no Brasil, assim como o Brasil no Canadá. Mas, para ter uma ideia, tem itens que Mato Grosso vende para o mundo, o Canadá compra do mundo, mas não compra de Mato Grosso.

“Cinquenta empresas canadenses de mineração atual no Brasil, mas 40 delas estão em Minas Gerais e as 10 restantes espalhadas em outros estados. O Canadá está cada vez mais consumindo produtos da mineração brasileira, é possível projetar outros rumos para Mato Grosso. É importante que se realize evento no Canadá para mostrar o potencial daqui, envolvendo membros da cadeia produtiva local”, afirmou Armínio Calonga Jr, diretor de investimentos e novos negócios da Câmara Brasil Canadá.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Tomczyk, o debate será ampliado com vistas em um temo de cooperação técnica visando mapear o potencial do Estado. “Temos excelentes profissionais nesse sentido, vamos buscar melhores estruturas para executar esse trabalho.

O termo de cooperação é para projetos que agreguem valores sociais, os garimpos são itinerantes, então o que deixar para a comunidade depois da exploração”, exemplificou, ao defender que o Estado tem que se preocupar com a herança que vai deixar para a comunidade.

A Metamat, nesse sentido, já desenvolve o projeto Ouro Ético, com certificação internacional, junto ao Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) e o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Trata-se de um trabalho de comércio justo, nas pequenas comunidades, uma espécie de compensação pelo trabalho produzido.

Alguns participantes do setor mineral se manifestaram elogiando o evento e se disponibilizaram a participar das iniciativas, como foi o caso do representante da Cooperativa de Peixoto de Azevedo.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Matupá

Inaugurado novo prédio da Delegacia de Polícia de Matupá

Mais de R$ 1 milhão investido na edificação do complexo de segurança no município.

Inaugurado novo prédio da Delegacia de Polícia de Matupá
Foto: Descerramento da Placa
Aconteceu na manhã desta sexta-feira (22) a solenidade de inauguração da nova Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Matupá-MT.
 
O prédio foi construído em um terreno localizado no Bairro ZC1 e conta com mais de 500 m² de área construída com investimento superior a R$ 1 milhão de recursos próprios da Prefeitura Municipal.
 
Participaram do evento o Prefeito Bruno Santos Mena, Delegado de Polícia Dr. Geraldo Gezoni Filho, o Secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, Delegada Geral da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, Deputados Estaduais Dilmar DalBosco e Diego Guimarães e representantes do Poder Judiciário, Ministério Público Estadual, Câmara de Vereadores, Ordem dos Advogados do Brasil, 15º Comando Regional de Polícia Militar, Delegacia Regional de Polícia Judiciária Civil e demais autoridades civis, militares, políticas, comunitárias e eclesiásticas da região.
 
Na ocasião foram entregues medalhas de Mérito Policial a servidores que há décadas se empenham na prestação de serviço público de segurança com hombridade, honradez, coragem, bravura e desprendimento, cumprindo a nobre missão de fazer prosperar a paz, tranquilidade, ordem, preservação do patrimônio e o combate a criminalidade.
 
Na programação execução do hino nacional, palavra das autoridades, oração do policial, entrega de placa de Mérito Profissional ao Ex-Escrivão da PJC João Ivar Silvestrin, anúncio da SESP-MT da ampliação do Sistema de Monitoramento Vigia Mais MT e o descerramento da placa inaugural do novo prédio da Delegacia de Polícia Judiciária Civil Matupaense.
 
As autoridades e o público presente visitaram as dependências compostas por: Recepção, Gabinete do Delegado, Cartórios, Sala Cofre, Setor Administrativo, Sala de Investigadores, Sala da Mulher, Arquivo, Salas Multiuso e de Custódia, Dormitório, Sala da Polícia Militar, Celas Masculinas e Femininas, Copa, Almoxarifado, Sanitários e amplo Estacionamento.
 
Novo Prédio
Ver Mais

Saúde

Van 0 km é entregue para o transporte de pacientes que fazem hemodiálise

Prefeitura de Matupá continua investindo na ampliação da frota de veículos para saúde pública

Van 0 km é entregue para o transporte de pacientes que fazem hemodiálise
Foto: Novos veículos entregues
Na última sexta-feira (22) quando da inauguração da nova sede da Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Matupá, aconteceu a entrega de 01 Van Mercerdes-Benz Sprinter e 02 Fiat Strada 0 km para a Secretaria Municipal de Saúde.
 
A Van foi adquirida através de emenda parlamentar do Deputado Estadual, Dilmar Dalbosco (UB) com contrapartida da Prefeitura a pedido do suplente de vereador Tião da Saúde e será utilizada no transporte de pacientes que fazem hemodiálise, exames especializados e demais procedimentos nos polos regionais de saúde de Sinop e Sorriso.
 
“Como motorista de ambulância sei da dificuldade e quanto é doloroso percorrer longas distâncias em busca de assistência médica, principalmente em casos complexos, onde o conforto, a segurança e o transporte adequado amenizam o sofrimento de quem está enfermo. Agradeço o deputado Dilmar Dalbosco por sua sensibilidade politica e ao prefeito Bruno Mena em atender este cidadão suplente de vereador”, comentou Tião da Saúde.
 
A van tem capacidade para 19 passageiros e propiciará maior conforto aos usuários deste tipo de serviço oferecido pela Secretaria de Saúde Matupaense.
 
Uma das picapes Strada será utilizada pela secretaria na logística de atendimento administrativo, técnico, recursos humanos e suporte de apoio as unidades de saúde no transporte de insumos.
Também está sendo contemplada com um veiculo utilitário a Vigilância em Saúde que desempenha ações Sanitárias, Epidemiológicas e Saúde Ambiental.
 
“Estamos investindo pesado no aprimoramento e otimização da frota de ambulâncias, micro-ônibus, vans e veículos utilitários potencializando a melhoria da qualidade nas organizações, planejamento e serviços da área da saúde. Precisamos oferecer condições de trabalho aos profissionais e um transporte cada vez mais digno e humanizado a nossa população”, disse a Secretária de Saúde Tatiane Aranda.
Ver Mais

Saúde

Setor Industrial terá este ano seu 1º Posto de Saúde em Matupá

Estão sendo investidos mais de R$ 1,1 milhão na execução da obra localizada estrategicamente na comunidade

Setor Industrial terá este ano seu 1º Posto de Saúde em Matupá
Foto: Obras em Andamento
Prosseguem as obras de construção do Posto de Saúde do Setor Industrial de Matupá que deverá ser inaugurado este ano atendendo milhares de famílias das margens da BR-163, Bairro Bom Jardim, Setor de Chácaras e Setor Industrial. São investimentos próprios da Prefeitura Municipal que superam R$ 1,1 milhão.
 
O prédio contará com recepção, sala de vacinas, farmácia, consultório médico, gabinete odontológico, sala de ACS, sala de procedimentos e coletas, almoxarifado, entre outras dependências dentro da padronagem de engenharia do Ministério da Saúde.
Ver Mais

Mais Vistas