Notícia Vip

Bombeiros alertam para cuidados com raios em Mato Grosso

Publicado dia 24/01/2017 às 08h33min

Mato Grosso foi considerado o 7º Estado no País com maior índice de mortes por raios.

O Corpo de Bombeiros Militar alerta a população para os cuidados necessários em casos de tempestade de raios. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 2016, Mato Grosso foi considerado o 7º Estado no País com maior índice de mortes por raios. Foram 97 mortes.

O tenente bombeiro Janisley Teodoro afirma que todos precisam saber dos riscos de ficar em meio a um temporal. Ele orienta que é necessário se abrigar em locais fechados como casas, comércios e carros. Também é importante se manter longe de materiais metálicos, tomadas, e aparelhos elétricos. Além disso, não se deve ficar embaixo de árvores. Raios atingem objetos altos e se a árvore na qual você estiver próximo for atingida, seu corpo pode ser atingido com a mesma força.

“É normal ver as pessoas correndo para se livrar das fortes chuvas e raios. Porém, o mais importante, é que todos evitem sair em meio às chuvas. Se for o caso de ser pego pela tempestade na rua, busque imediatamente um abrigo. Infelizmente os raios são causadores de várias mortes, e falta de cuidado com os locais que as pessoas estão durante a tempestade é um fator predominante neste tipo de ocorrência”.

O bombeiro também orienta sobre o que fazer, caso não seja possível encontrar abrigo durante uma tempestade de raio. “Mova-se para uma elevação mais baixa, raios são muito mais propensos a atingir objetos em altitudes mais elevadas. Faça o máximo para ficar no nível mais baixo possível. Evite grandes espaços abertos, onde você é mais alto do que qualquer outra coisa ao seu redor como um campo de futebol”, explicou.


Fonte Corpo de Bombeiros


Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Notícia Vip, não reflete a opinião deste Portal.