Redes Sociais
Redes Sociais

Mato Grosso

Indea-MT lança hoje segunda etapa de vacinação contra aftosa

Com previsão de retirada total da imunização contra aftosa para 2022 em todo Brasil, o Mato Grosso projeta-se para ser liberado desta obrigação um ano antes.

Aftosa
Foto: Divulgação

A presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso – Indea, Daniella Soares de Almeida Bueno, confirmou a Fazenda Novapec (via de acesso pela MT-130), em Rondonópolis, para o lançamento da segunda etapa de vacinação contra febre aftosa no estado – a primeira ocorreu no mês de maio.

A solenidade ocorrerá nesta terça-feira (30). O presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso – Acrimat, Marco Túlio Soares, comentou a importância do seguimento do rigor no acompanhamento da saúde animal, sobretudo pelo mercado internacional que atinge a carne bovina, um dos principais produtos de exportação mato-grossense e brasileiro.

“Maio e novembro são os meses que temos essa obrigação de vacinação em fêmea jovem. Salientando que não só em prevenção a aftosa, mas também a brucelose. Seguir isso a risca valida nosso segmento a seguir buscando mercado fora do Brasil e se hoje nosso país exporta pra mais de 150 países é graças a este controle sanitário, onde nos tornamos referência de qualidade de produção mundialmente”, pontuou Marco.

Com previsão de retirada total da imunização contra aftosa para 2022 em todo Brasil, o Mato Grosso projeta-se para ser liberado desta obrigação um ano antes.

“Em 2021 nosso estado já terá essa condição por todo o trabalho que foi feito para a extinção total do vírus e todo controle que nos permitiu há mais de 20 anos não termos nenhum foco da doença. Nossa moeda é a arroba do animal, então é primordial que possamos seguir atentos para seguirmos tão bem credenciamos como estamos”, explicou o Presidente da Acrimat.

Vacinação A partir do primeiro dia de novembro os produtores já poderão vacinar seu rebanho contra aftosa. Após a imunização do rebanho, o criador deve fazer a declaração da vacinação com a contagem dos animais por idade e sexo, juntamente da Nota Fiscal da compra das vacinas, e apresentar no Indea do seu município. 

Além da relação de bovinos e bubalinos, é necessário apresentar ao Indea a quantidade de outros animais existentes na propriedade como aves, carneiros, cabritos, cavalos, burros, jumentos, porcos, peixes, cães e gatos.

A multa para quem deixar de vacinar o rebanho dentro do período da campanha é de 1 UPF (Unidade Padrão de Fiscal) por cabeça de gado não vacinado. O produtor que atrasar a comunicação, fica impossibilitado de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) por um período mínimo de 30 dias.

Comentários
Aviso legal: Todo e qualquer texto publicado na internet através do Notícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e são de inteira responsabilidade dos leitores que publicarem.

BR 163

DNIT retoma obras de recuperação da BR-163 Matupá a Guarantã do Norte

Obras deverão estar concluídas em 90 dias segundo Engenheiros do DNIT.

DNIT retoma obras de recuperação da BR-163 Matupá a Guarantã do Norte
Foto: Obras na BR 163

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, retomou as obras de restauração da rodovia BR-163 no trecho Ponte do Rio Peixoto Matupá sentido a Guarantã do Norte na divisa com o estado do Pará.

A empreiteira Vilaza Construtora está responsável pelos serviços de fresagem, ou seja, a remoção e reciclagem do pavimento danificado para posterior aplicação de nova capa asfáltica em todos os pontos mais críticos da pista.

Este é um processo de reconstrução parcial da estrutura do pavimento. Pelas informações dos engenheiros da Vilaza, o trecho da BR-163 Matupá-Guarantã do Norte deverá estar revitalizado integralmente em 90 dias, onde os trabalhos executados tornarão a estrutura do pavimento mais uniforme e resistente, tendo em vista o grande fluxo de tráfego de veículos pesados que fazem o transporte de grãos do Vale do Peixoto.

Homens e máquinas trabalham para revitalizar a rodovia Cuiabá-Santarém e o DNIT já passou por Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo e agora Matupá e Guarantã do Norte.

Nestes trechos são observados o aumento de buracos, ondulações, deterioração do asfalto, erosões as margens da pista, entre outros problemas que deverão ser sanados.

Os condutores de veículos que utilizam a Cuiabá-Santarém acreditam que este trabalho desenvolvido pelo DNIT seja de melhor qualidade, garantindo assim sua maior durabilidade, fator positivo para fluidez e segurança na BR-163 na ligação dos municípios de Peixoto de Azevedo, Matupá e Guarantã do Norte.

Aproveitando ao máximo o breve período de estiagem as obras prosseguirão e é importante que os motoristas fiquem atentos e respeitem a sinalização orientativa de trânsito que está sendo controlado pelo sistema Pare e Siga. As obras acontecem neste momento nas imediações da Ponte do Rio Peixoto e entrada do Frigorífico Frialto.

Continue Lendo

Matupá

Presidente convida municipalidade para mais uma sessão ordinária

Serão apresentados projetos, indicações e requerimentos na sessão desta segunda-feira dia 18.

Presidente Wânia Oliveira convida municipalidade para mais uma sessão ordinária
Foto: Presidente Wânia Oliveira

A Presidente da Câmara Municipal de Matupá, Wânia Oliveira, está demonstrando extremo zelo pela manutenção da interação com a municipalidade. Com muita frequência ela tem se posicionado nas redes sociais e demais veículos de comunicação, solicitando um envolvimento maior da população em relação aos assuntos, matérias e proposições que tramitam na Casa de Leis.

“Temos projetos, indicações e requerimentos elaborados diante das reivindicações da comunidade e tendo como foco e objetivo, a melhoria dos serviços públicos e a realização de obras e execução de projetos que proporcionem a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos das zonas urbana e rural. Quer seja na saúde, educação, infraestrutura, assistência social, segurança pública, e outras áreas. Precisamos deste respaldo do munícipe para validar as cobranças direcionadas à Prefeitura Municipal”, destacou a Presidente Wânia Oliveira.

A legisladora aproveitou a oportunidade para convidar todos os segmentos organizados para a 3ª Sessão Ordinária de 2019 que acontecerá nesta segunda-feira, dia 18 de março, às 19:00 horas.

“Convidamos as lideranças comunitárias, igrejas, clubes de serviços, empresários, servidores públicos, representantes de entidades, instituições e organizações não governamentais, enfim, todos aqueles que efetivamente querem dar sua parcela de contribuição para o futuro de nossa cidade”, disse a vereadora.  

Continue Lendo

Mais Vistas