Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Ultimato: Prefeito tem 48 hs para revogar cobrança de Alvará/2015

Câmara aprova requerimento para revogação de Decreto Municipal que reajustou abusivamente cobrança de Alvará em Matupá.

defensoria
Foto: Divulgação

A Câmara de Vereadores de Matupá esteve reunida em sessão extraordinária nesta quarta-feira (04) para apresentação, discussão, deliberação e votação do requerimento direcionado ao Prefeito Municipal, Valter Miotto Ferreira (PMDB), versando sobre o posicionamento oficial do Chefe do Executivo perante a Casa de Leis, sobre a revogação ou não do Decreto Municipal em que a Prefeitura em ato considerado arbitrário e ilegal, promoveu o reajuste do Alvará de Localização e Funcionamento para o exercício 2015.

Votaram favoráveis a aprovação do requerimento, que conforme determina o regimento interno do Legislativo Matupaense deva ser respondido pelo Prefeito Valtinho Miotto num prazo de 48 horas, os vereadores: Celso Martin Costin, Marinilde Bernardi Dal Áqcua, Bruno Mena, Edvandro Neto Siqueira, Elewd Pereira, João Dal Agnol, Levi Donizete e Valdemar Frigeri.

Dentre as irregularidades no processo de cobrança do tributo municipal (Alvará/2015), os vereadores elencaram: lançamento da cobrança do tributo com o projeto de lei ainda em tramitação no Legislativo Municipal. Emissão do documento de arrecadação sem respeitar a noventena, ou seja, deveria publicar o Decreto 90 dias antes de efetuar a cobrança ao contribuinte. A tabela de reajuste tarifária estava em Unidade Padrão Fiscal Monetária (UPFM) e a lei estabelece que seja em moeda corrente (Reais), e por fim o Projeto de Lei Complementar 099/2014 foi derrubado e arquivado pelo colegiado de vereadores.

O primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara, vereador Celso Costin, disse que o prefeito não pode aumentar impostos sem ter uma lei específica aprovada pela Câmara e simplesmente lançar o aumento dos tributos por meio de Decreto como aconteceu.

Celso Costin ainda destacou um episódio ocorrido esta semana no Congresso Nacional quando a Presidente Dilma editou uma Medida Provisória e o Congresso não aprovou, a presidente teve que voltar atrás e enviar um projeto para que os Senadores pudessem analisar.

“Se a presidente da República viu que fez o que não era certo e voltou atrás, porque o prefeito de Matupá não pode reconhecer que aumentou o Alvará de forma errada sem uma lei específica e voltar atrás também, cancelando assim o aumento no imposto deste ano? – Nós estamos enviando um requerimento ao prefeito e se não for atendido em 48 horas, na semana que vem iremos ingressar com medidas judiciais para derrubar o Decreto que aumentou o Alvará na cidade. Estamos trabalhando embasados na Lei Orgânica do Município e também amparados pela Constituição Federal.” – frisou o vereador Celso Costin. 

Para os vereadores Bruno Mena, Elewd Pereira (Lacerda) e Edvandro Neto, que integram o bloco de oposição ao prefeito na Câmara, se o requerimento não for atendido em 48 horas, o Poder Legislativo por meio da Mesa Diretora deverá ingressar com ação na justiça, pedindo a revogação imediata do Decreto Municipal, e se não houver acolhimento por meio de ‘Mandado de Segurança’ judicial, o Prefeito Valter Miotto Ferreira poderá sofrer intervenção ou afastamento do cargo conforme preceitos da Lei.

Esta semana foi realizada reunião envolvendo a Diretoria da ASCOMIM e seus mais de 80 empresários e comerciantes associados. A entidade de classe defende a redução dos valores a patamares pagáveis para não sobrecarregar financeira e tributariamente o segmento empresarial e comercial, que já sofre com a medidas econômicas e ajustes estabelecidos pela presidenta Dilma Rousseff. A Associação Comercial e Empresarial espera um posicionamento mais veemente por parte da Câmara de Vereadores para resguardar a geração de empregos e a funcionalidade dos estabelecimentos.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Peixoto de Azevedo

AGRIPAC parabeniza Engenheiro Clovis Mânica da EMPAER

Engenheiro Agrônomo da EMPAER de Peixoto de Azevedo recebe Prêmio de Eficiência e Inovação em Práticas Públicas.

AGRIPAC parabeniza Engenheiro Clovis Mânica da EMPAER
Foto: Governador faz entrega da premiação
A Associação de Mini e Pequenos Agricultores do PA Cachimbo parabeniza o Engenheiro Agrônomo, Clovis Luiz de Moraes Mânica, servidor da EMPAER de Peixoto de Azevedo que juntamente com os demais técnicos do órgão estadual de Cuiabá-MT obtiveram sucesso na 1ª Edição do Prêmio de Eficiência e Inovação em Práticas Públicas.
 
O prêmio, organizado pela secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), reconheceu as 10 melhores práticas em cada uma das categorias: Transformação Digital; Redução de Custos/Melhoria da Receita; e Satisfação do Cidadão ou do Servidor.
 
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, fez nesta segunda-feira (15) a entrega da premiação aos vencedores onde o representante da EMPAER Peixotense e instituição parceira da AGRIPAC foi homenageado com o certificado “Servidor Eficiente e Inovador em Práticas Públicas”.
 
Foram mais de 450 práticas inscritas com a participação de 1.500 servidores das mais diferentes áreas públicas do Governo do Estado de Mato Grosso, consagrando ao grupo de trabalho da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural o 5º Lugar na Categoria Transformação Digital com o Projeto: Aplicativo para Coleta das Informações e Atendimento dos Produtores da Agricultura Familiar de Mato Grosso.
 
Parabéns a esses grandes profissionais que ajudam a fomentar os empreendimentos da agricultura familiar nos 11 Projetos de Assentamentos Rurais de Peixoto de Azevedo e são merecedores de nosso reconhecimento e aplausos pela implementação de ferramentas tecnológicas que auxiliam na tomada de decisão para aumento da produtividade, na manutenção dos históricos das cadeias produtivas, na organização e planejamento das propriedades e no acesso as informações.
 
A AGRIPAC demonstra todo respeito aos premiados:
 
Clovis Luiz de Moraes Manica;
Eder Antônio da Silva;
Denise Maria Avila Gutterres e Silva;
Glieber Henriques Beliene;
Jaqueline Oliveira Reis Amaral.
 
Ver Mais

Social

SMAS recebe equipamentos e mobílias

Departamentos, Coordenações e Repartições ligadas a Secretaria de Assistência Social são contemplados pela ação de governo Matupaense

SMAS recebe equipamentos e mobílias
Foto: Entrega de Equipamentos

A prefeitura de Matupá vem fazendo constantes investimentos na melhoria das condições de trabalho dos servidores das diferentes secretarias, departamentos, coordenações e repartições públicas.

Nesta semana foram entregues aparelhos tecnológicos como: projetores, monitores, impressoras, HDs externos, mouses óticos, câmeras de monitoramento, além de cadeiras almofadadas e ar condicionados.

Visando a melhor dinâmica e eficiência das atividades foram contempladas o CRAS, Casa Lar, Vigilância Socioassistencial, Capela Mortuária, Coordenação de Regularização Fundiária, entre outros setores da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Com relação a mobílias, a gestão fez a entrega de camas, colchões, armários e também frízeres, fornos elétricos, liquidificadores, sanduicheiras e demais eletrodomésticos.

“Nós precisamos aparelhar os departamentos, repartições e os ambientes dos prédios públicos, e isso representa organização, praticidade, condições de trabalho e melhor atendimento à população, ou seja, com segurança, comodidade e agilidade. Esse tipo de investimento é um fator motivador aos funcionários e colaboradores tendo como principal meta a otimização dos serviços prestados aos cidadãos, em especial pela pasta de Assistência Social”, mencionou o Prefeito Bruno Mena.  

Entrega

Entrega

Ver Mais

Terra Nova do Norte

Dia 30 acontece o lançamento da Regularização Fundiária da Gleba ETA

Força Tarefa do Titula Brasil Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo e INCRA-MT para emissão de Títulos Definitivos aguardados a mais de 40 anos.

Dia 30 acontece o lançamento da Regularização Fundiária da Gleba ETA
Foto: Câmara de Vereadores

Acontecerá no próximo dia 30 de abril a solenidade de lançamento da Regularização Fundiária Rural do Projeto de Assentamento Gleba ETA que abrange os municípios de Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo.

Na ocasião haverá a entrega de Contrato de Concessão de Uso – CCU e as equipes técnicas das Secretarias Municipais de Agricultura e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA/MT, efetuarão a coleta de documentos com vistas a emissão do Título Definitivo de Propriedade.

O Prefeito de Terra Nova do Norte, Pascoal Alberton, solicitou a concentração de esforços técnicos, administrativos e de logística para que o órgão federal garanta celeridade na entrega dos Títulos Definitivos de Propriedade da Gleba ETA, região de grande concentração de produção agropecuária.

A partir do lançamento do processo de regularização fundiária que acontecerá a partir das 9:00 horas do dia 30 de abril (Terça-Feira) nas dependências da Câmara de Vereadores de Terra Nova do Norte, a Unidade Regional do INCRA-MT providenciará todas as tratativas administrativas e jurídicas para a emissão dos Títulos aguardada a pelo menos quatro décadas pelas famílias em territórios Terranovense e Peixotense.

“São dezenas de agricultores que a muito tempo cumprem com seus direitos e obrigações, e que sempre cultivaram a esperança de obterem o documento de suas propriedades rurais, ou seja, o Título Definitivo. Esperamos que todos estejam presentes neste grande marco para regularização fundiária da Gleba ETA, pois assim que acessarem as escrituras poderão buscar créditos nas instituições financeiras, obterão a valorização do imóvel e também poderão ser contemplados pelos incentivos governamentais”, mencionou o Prefeito Pascoal.

O grupo de trabalho do ‘Titula Brasil’ de Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo estará desenvolvendo as seguintes atividades:

Coleta e Juntada de Documentos

Efetuando Homologações

Instruções Processuais

Baixas Resolutivas

Procedimentos de Regularização

A Presidente da Câmara de Peixoto de Azevedo, Rosângela Matos Dias (Zinha) tem acompanhado e apoiado as políticas publicas de regularização fundiária urbana e rural. Para ela a Titulação da Gleba ETA será um divisor de águas para a fomentação das cadeias produtivas devido a segurança jurídica que o documento providencia no sentido de viabilizar linhas de crédito para custeio, construções e ampliações, aquisição de máquinas, implementos e insumos, além da valorização imobiliária.

Ver Mais

Mais Vistas