Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Prefeito Matupaense não apresenta proposta e Greve na Educação continua

Categoria cobra cumprimento da Lei do Piso Nacional e adequações no PCCS.

Borracheiro
Foto: Divulgação

Os profissionais da educação do município de Matupá permanecem em greve devido a inexistência de proposta do Prefeito Valter Miotto Ferreira, com relação a pauta reivindicatória da categoria.

O SINTEP cobra a validação da Lei do Piso Nacional dos Professores com a atualização dos subsídios em 13,01% estabelecida pelo Ministério da Educação/Governo Federal.

Segundo a Presidente da Entidade de Classe, Regielma Bentes, no ano de 2014 o Prefeito Valtinho Miotto não pagou os percentuais estabelecidos na legislação, que era de 8,32%, reajustando em apenas 6% os salários dos educadores Matupaenses.

“Esse recurso para pagamento da folha é repassado para Prefeitura via FUNDEB, e faculta a lei que o mesmo deve ser aplicado na valorização dos profissionais por meio da melhoria salarial. É nosso direito e o defenderemos com toda veemência possível”, destacou Regielma Bentes.

Em entrevista a imprensa, Regielma Bentes, evidenciou que existem profissionais graduados da educação recebendo R$ 600,00. Algo considerado injusto e inaceitável, pois se faz necessário e urgente a inserção de todos os servidores da educação no Plano de Cargos, Carreira e Salários para dar-lhes segurança e estabilidade.

“Durante o período eleitoral o Prefeito Valter Miotto garantiu aos profissionais que estaria fazendo adequações e melhorando o PCCS, mas infelizmente não passou de discurso, e hoje sofremos devido a esse descaso nos organizamos através de greve democrática e pacífica pelo cumprimento de nossos direitos fundamentais”, enfatizou Regielma Bentes.

Outra cobrança do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública diz respeito a contemplação do PCCS dentro do Plano Municipal de Educação Matupaense, que deverá ser discutido, deliberado, votado e aprovado até meados de junho, e que irá nortear a política pública da educação para os próximos 10 anos.

O novo piso é relativo ao salário inicial dos professores de escola pública, com formação de nível médio e jornada de trabalho de 40 horas semanais. O mesmo é regulamentado pela Lei nº 11.738/2008 e o reajuste anual reflete a variação do valor mínimo por aluno definido todo ano pelo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).  

“Estamos com um percentual significativo de profissionais da educação paralisados. A adesão a greve aumenta a cada instante, justamente pela inércia e falta de uma resposta oficial do Chefe do Executivo Municipal. Para se ter uma ideia, a falta de respeito desta administração para com o setor educacional é tão gritante que nós havíamos agendado uma assembleia geral para hoje na Creche Criança Feliz, e fomos impedidos pelo Secretário de Educação que barrou a nossa entrada neste prédio que é publico e do povo. Não somos bandidos e nem vândalos, e sim trabalhadores que contribuem com a formação de nossa juventude e da municipalidade. Isso é o cúmulo do absurdo e falta de educação, a greve é um direito constitucional que nos ampara”, comentou a Presidente do SINTEP, Regielma Bentes.

Ficou definido pela categoria que a greve continua, até que a Secretaria de Educação e o Prefeito Valter Miotto Ferreira apresente uma proposta que acolha os pleitos elencados na pauta de reivindicação.

"A cidade de Peixoto de Azevedo que passa por grandes dificuldades está pagando o piso nacional e estuda ferramentas e meios legais para que o reajuste chegue aos servidores do apoio e técnico educacional. Não aceitamos a justificativa do Prefeito Valtinnho Miotto, de que não existe condições economicas para cumprir uma Lei Federal. Queremos respostas urgentes e concretas", salientou Regielma Bentes.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Peixoto de Azevedo

AGRIPAC parabeniza Engenheiro Clovis Mânica da EMPAER

Engenheiro Agrônomo da EMPAER de Peixoto de Azevedo recebe Prêmio de Eficiência e Inovação em Práticas Públicas.

AGRIPAC parabeniza Engenheiro Clovis Mânica da EMPAER
Foto: Governador faz entrega da premiação
A Associação de Mini e Pequenos Agricultores do PA Cachimbo parabeniza o Engenheiro Agrônomo, Clovis Luiz de Moraes Mânica, servidor da EMPAER de Peixoto de Azevedo que juntamente com os demais técnicos do órgão estadual de Cuiabá-MT obtiveram sucesso na 1ª Edição do Prêmio de Eficiência e Inovação em Práticas Públicas.
 
O prêmio, organizado pela secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), reconheceu as 10 melhores práticas em cada uma das categorias: Transformação Digital; Redução de Custos/Melhoria da Receita; e Satisfação do Cidadão ou do Servidor.
 
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, fez nesta segunda-feira (15) a entrega da premiação aos vencedores onde o representante da EMPAER Peixotense e instituição parceira da AGRIPAC foi homenageado com o certificado “Servidor Eficiente e Inovador em Práticas Públicas”.
 
Foram mais de 450 práticas inscritas com a participação de 1.500 servidores das mais diferentes áreas públicas do Governo do Estado de Mato Grosso, consagrando ao grupo de trabalho da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural o 5º Lugar na Categoria Transformação Digital com o Projeto: Aplicativo para Coleta das Informações e Atendimento dos Produtores da Agricultura Familiar de Mato Grosso.
 
Parabéns a esses grandes profissionais que ajudam a fomentar os empreendimentos da agricultura familiar nos 11 Projetos de Assentamentos Rurais de Peixoto de Azevedo e são merecedores de nosso reconhecimento e aplausos pela implementação de ferramentas tecnológicas que auxiliam na tomada de decisão para aumento da produtividade, na manutenção dos históricos das cadeias produtivas, na organização e planejamento das propriedades e no acesso as informações.
 
A AGRIPAC demonstra todo respeito aos premiados:
 
Clovis Luiz de Moraes Manica;
Eder Antônio da Silva;
Denise Maria Avila Gutterres e Silva;
Glieber Henriques Beliene;
Jaqueline Oliveira Reis Amaral.
 
Ver Mais

Social

SMAS recebe equipamentos e mobílias

Departamentos, Coordenações e Repartições ligadas a Secretaria de Assistência Social são contemplados pela ação de governo Matupaense

SMAS recebe equipamentos e mobílias
Foto: Entrega de Equipamentos

A prefeitura de Matupá vem fazendo constantes investimentos na melhoria das condições de trabalho dos servidores das diferentes secretarias, departamentos, coordenações e repartições públicas.

Nesta semana foram entregues aparelhos tecnológicos como: projetores, monitores, impressoras, HDs externos, mouses óticos, câmeras de monitoramento, além de cadeiras almofadadas e ar condicionados.

Visando a melhor dinâmica e eficiência das atividades foram contempladas o CRAS, Casa Lar, Vigilância Socioassistencial, Capela Mortuária, Coordenação de Regularização Fundiária, entre outros setores da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Com relação a mobílias, a gestão fez a entrega de camas, colchões, armários e também frízeres, fornos elétricos, liquidificadores, sanduicheiras e demais eletrodomésticos.

“Nós precisamos aparelhar os departamentos, repartições e os ambientes dos prédios públicos, e isso representa organização, praticidade, condições de trabalho e melhor atendimento à população, ou seja, com segurança, comodidade e agilidade. Esse tipo de investimento é um fator motivador aos funcionários e colaboradores tendo como principal meta a otimização dos serviços prestados aos cidadãos, em especial pela pasta de Assistência Social”, mencionou o Prefeito Bruno Mena.  

Entrega

Entrega

Ver Mais

Terra Nova do Norte

Dia 30 acontece o lançamento da Regularização Fundiária da Gleba ETA

Força Tarefa do Titula Brasil Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo e INCRA-MT para emissão de Títulos Definitivos aguardados a mais de 40 anos.

Dia 30 acontece o lançamento da Regularização Fundiária da Gleba ETA
Foto: Câmara de Vereadores

Acontecerá no próximo dia 30 de abril a solenidade de lançamento da Regularização Fundiária Rural do Projeto de Assentamento Gleba ETA que abrange os municípios de Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo.

Na ocasião haverá a entrega de Contrato de Concessão de Uso – CCU e as equipes técnicas das Secretarias Municipais de Agricultura e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA/MT, efetuarão a coleta de documentos com vistas a emissão do Título Definitivo de Propriedade.

O Prefeito de Terra Nova do Norte, Pascoal Alberton, solicitou a concentração de esforços técnicos, administrativos e de logística para que o órgão federal garanta celeridade na entrega dos Títulos Definitivos de Propriedade da Gleba ETA, região de grande concentração de produção agropecuária.

A partir do lançamento do processo de regularização fundiária que acontecerá a partir das 9:00 horas do dia 30 de abril (Terça-Feira) nas dependências da Câmara de Vereadores de Terra Nova do Norte, a Unidade Regional do INCRA-MT providenciará todas as tratativas administrativas e jurídicas para a emissão dos Títulos aguardada a pelo menos quatro décadas pelas famílias em territórios Terranovense e Peixotense.

“São dezenas de agricultores que a muito tempo cumprem com seus direitos e obrigações, e que sempre cultivaram a esperança de obterem o documento de suas propriedades rurais, ou seja, o Título Definitivo. Esperamos que todos estejam presentes neste grande marco para regularização fundiária da Gleba ETA, pois assim que acessarem as escrituras poderão buscar créditos nas instituições financeiras, obterão a valorização do imóvel e também poderão ser contemplados pelos incentivos governamentais”, mencionou o Prefeito Pascoal.

O grupo de trabalho do ‘Titula Brasil’ de Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo estará desenvolvendo as seguintes atividades:

Coleta e Juntada de Documentos

Efetuando Homologações

Instruções Processuais

Baixas Resolutivas

Procedimentos de Regularização

A Presidente da Câmara de Peixoto de Azevedo, Rosângela Matos Dias (Zinha) tem acompanhado e apoiado as políticas publicas de regularização fundiária urbana e rural. Para ela a Titulação da Gleba ETA será um divisor de águas para a fomentação das cadeias produtivas devido a segurança jurídica que o documento providencia no sentido de viabilizar linhas de crédito para custeio, construções e ampliações, aquisição de máquinas, implementos e insumos, além da valorização imobiliária.

Ver Mais

Mais Vistas