Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Prefeitos de Terra Nova e Matupá querem revisão de convênio do HR

Gestores solicitam revisão de itens para que os municípios não sejam prejudicados orçamentariamente no futuro, causando transtornos aos usuários da rede pública de saúde.

Wilson Filho
Foto: Divulgação

O prefeito de Terra Nova do Norte, Milton Toniazzo (DEM), afirmou em entrevista exclusiva à Mato Grosso do Norte, na manhã de sexta-feira, em seu gabinete na prefeitura municipal, que não quer criar polêmica com relação ao Consórcio de Saúde Vale do Peixoto, integrado pelos municípios de Terra Nova, Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte e Novo Mundo.

Milton nega que esteja criando qualquer tipo de dificuldade para o Consórcio e  assegura que está apenas fazendo alguns questionamentos para  evitar problemas que venham acontecer no futuro, com relação a assinatura do convênios com o governo estadual.

Na sua opinião, o governo está transferindo a responsabilidade de cuidar dos casos de média e alta complexidade, para os municípios, ao delegar para o consórcio de saúde a administração do hospital de Peixoto de Azevedo.

“A responsabilidade das prefeituras e com a Saúde da Família através das Unidades Básicas de Saúde. E o governo quer tirar de suas costas a responsabilidade e transferi-la aos municípios. Por isso, acho que o governo estadual deveria gerir o hospital, assim como acontece em Colíder e Alta Floresta.  A média e alta complexidade e dever do Estado”, reitera o gestor.

Ele também nega que existe cogitação de Terra Nova deixar o Consórcio. No entanto, enfatiza que os termos do convênio assassinado entre os prefeitos dos municípios que compõem o consórcio com o governo estadual, devem ser revistos. Por isso, ele e o prefeito de Matupá, Valter Miotto, ainda não assinaram o convênio.

Para ele, a prefeita de Guarantã do Norte, Sandra Martins, que preside o Consórcio, agiu de forma precipitada e deveria ter ampliado a discussão antes de assinar o documento.

Entre as suas preocupações estão às demandas trabalhistas com funcionários, que certamente vão acontecer no futuro, e que os municípios terão que arcar. “Agora, o governo está fazendo o repasse. Mas o casamento está no começo. E se lá na frente o governo parar de repassar regularmente e começar a faltar remédios e outros pagamentos?”, questiona. 

“Quem se beneficiou com a transferência do hospital para o consórcio, foi Peixoto de Azevedo, que não tem mais as despesas para manter o hospital. Enquanto aqui em Terra Nova, em Matupá, e mesmo em Guarantã do Norte, não podemos fechar o hospital. Temos que mantê-lo. Já Peixoto tirou um peso das costas”, observou.

Apesar de defender a posição que o hospital de Peixoto deveria ser regionalizado e o governo assumir a sua administração, Milton Toniazzo afirma que não está criando dificuldades. Quer, assim como o prefeito de Matupá, Valter Miotto, que alguns itens do convênio sejam revistos, para, no futuro, os municípios não serem penalizados.

 “A Sandra e os prefeitos de Novo Mundo e de Peixoto, assinaram o convênio com o Estado  a toque de Caixa.  Ela ficou de nos enviar uma minuta do contrato para nossos jurídicos analisarem, e não enviou.  Mas como a maioria decidiu que o consórcio deve gerir o hospital, ele tem que funcionar. Temos que encontrar uma forma e resolver porque o que queremos é que a saúde funcione e atende a população”, assegura ele.

O prefeito de Matupá, Valter Miotto (PMDB), que também estava presente no gabinete do prefeito Milton Toniazzo e participou da entrevista, disse que não está criando dificuldades para o consórcio de Saúde, mas enfatiza que as coisas devem ser feitas de forma responsáveis, para evitar que no futuro todos os municípios possam ser prejudicados.

“Qualquer atitude teria que ser um ato em comum acordo com todos os prefeitos. Mas não foi feito desta forma. Tanto eu como o Milton somos moradores de nossos municípios e depois que sairmos da prefeitura iremos continuar morando em nossas cidades. Se a Sandra não se preocupa com a Saúde em Guarantã, nós nos preocupamos com a saúde de nossos municípios e temos que resguardar os interesses da população”, asseverou Valter.

Para Valter, sua preocupação e do prefeito de Terra Nova do Norte, são com as reclamações trabalhistas e com a judicialização da saúde, que podem trazer graves conseqüências para as prefeituras.

“Um hospital daquele tamanho, com uma grande quantidade de servidores, pode  surgir este tipo de problema, que vão para o consórcio resolver. E o consórcio é formado pelas prefeituras, que vão ter que arcar com as consequências”, enfatiza.  “Quando o  promotor manda fazer um atendimento, a conta da prefeitura é bloqueada. Da mesma forma, as causas trabalhistas podem resultar em problemas sérios para as prefeitura, e quem vai ter que pagar são os prefeitos. Por isso, queremos resolver a questão do consórcio,  fazendo um contrato com itens  que darão mais segurança para as prefeituras. Precisamos que o consórcio funcione bem para atender a população”, completa.

Valter e Milton defendem a necessidade da criação de um fundo, formado por 10% do valor repassado pelo governo, para resguardar os municípios diante destas situações.

“Do recurso enviado pelo governo, temos que criar um fundo para as prefeituras terem segurança. Caso contrário, o Estado se livra do problema e nós que teremos que pagar”, frisa o prefeito de Matupá. Ele afirma que o fato de ainda não ter assinado o convênio com o Estado, não significa que queira criar dificuldades ou por diferenças políticas com o governo estadual.

“Minha preocupação é em fazer as coisas com responsabilidade. Não sou oposição. politicamente, sou independente! Entendo de Saúde e de  consórcio. Mas ao contrário de alguns, tomo as decisões pensando nos municípios e na própria sociedade. Não me escondo atrás de consórcio”, rechaça Miotto.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

UNIÃO DO NORTE

Vereadora se destaca por defender povo de União do Norte

Eliege Krul tem usado a tribuna e vias judiciais para solucionar problemas públicos do maior Projeto de Assentamento da América Latina

Vereadora se destaca por defender povo de União do Norte
Foto: Vereadora Eliege na Ponte do Trav. 03
Indiscutivelmente a vereadora Eliege Krul (UB) tem se mostrado uma das maiores revelações políticas do distrito União do Norte, pois mesmo fazendo oposição responsável a atual gestão pública Peixotense na Câmara Municipal sua atuação está pautada na solução de graves problemas vivenciados pelos mais 12.000 habitantes do maior projeto de assentamento da América Latina.
 
Quer seja na tribuna do parlamento, nas oportunidades dadas pelos veículos de comunicação, em suas redes sociais e principalmente no acionamento da justiça por meio do Ministério Público Estadual algumas mazelas estão sendo resolvidas, como é o caso da construção de pontes e bueiros nos travessões afetados pela chuva e que ficaram ainda mais danificados devido a falta de manutenção e substituição de madeira por galerias e tubos de concreto.
 
Depois da presença de mais de 50 pessoas na sede da Promotoria de Justiça em março deste ano e denúncia da vereadora Eliege Krul, houve a realização de uma reunião com secretários e procuradores da Prefeitura junto aos moradores e a representante do MPE onde foi estabelecido o Termo de Compromisso de recuperar os pontos mais críticos dos travessões 02, 03 e 04.
 
Os agricultores familiares fizeram a doação da madeira enquanto a Secretaria de Obras disponibilizou os maquinários e mão-de-obra para que os serviços fossem iniciados pelo Travessão 03 onde as famílias já estavam praticamente ilhados.
 
A parlamentar declarou que vai acompanhar o cumprimento de todas as demandas compromissadas e irá fazer forte gestão para que todas as pontes, pontilhões e bueiros de madeiras já deterioradas deem lugar a estruturas perenes de concreto.
 
 
Ver Mais

Peixoto de Azevedo

AGRIPAC parabeniza Engenheiro Clovis Mânica da EMPAER

Engenheiro Agrônomo da EMPAER de Peixoto de Azevedo recebe Prêmio de Eficiência e Inovação em Práticas Públicas.

AGRIPAC parabeniza Engenheiro Clovis Mânica da EMPAER
Foto: Governador faz entrega da premiação
A Associação de Mini e Pequenos Agricultores do PA Cachimbo parabeniza o Engenheiro Agrônomo, Clovis Luiz de Moraes Mânica, servidor da EMPAER de Peixoto de Azevedo que juntamente com os demais técnicos do órgão estadual de Cuiabá-MT obtiveram sucesso na 1ª Edição do Prêmio de Eficiência e Inovação em Práticas Públicas.
 
O prêmio, organizado pela secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), reconheceu as 10 melhores práticas em cada uma das categorias: Transformação Digital; Redução de Custos/Melhoria da Receita; e Satisfação do Cidadão ou do Servidor.
 
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, fez nesta segunda-feira (15) a entrega da premiação aos vencedores onde o representante da EMPAER Peixotense e instituição parceira da AGRIPAC foi homenageado com o certificado “Servidor Eficiente e Inovador em Práticas Públicas”.
 
Foram mais de 450 práticas inscritas com a participação de 1.500 servidores das mais diferentes áreas públicas do Governo do Estado de Mato Grosso, consagrando ao grupo de trabalho da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural o 5º Lugar na Categoria Transformação Digital com o Projeto: Aplicativo para Coleta das Informações e Atendimento dos Produtores da Agricultura Familiar de Mato Grosso.
 
Parabéns a esses grandes profissionais que ajudam a fomentar os empreendimentos da agricultura familiar nos 11 Projetos de Assentamentos Rurais de Peixoto de Azevedo e são merecedores de nosso reconhecimento e aplausos pela implementação de ferramentas tecnológicas que auxiliam na tomada de decisão para aumento da produtividade, na manutenção dos históricos das cadeias produtivas, na organização e planejamento das propriedades e no acesso as informações.
 
A AGRIPAC demonstra todo respeito aos premiados:
 
Clovis Luiz de Moraes Manica;
Eder Antônio da Silva;
Denise Maria Avila Gutterres e Silva;
Glieber Henriques Beliene;
Jaqueline Oliveira Reis Amaral.
 
Ver Mais

Social

SMAS recebe equipamentos e mobílias

Departamentos, Coordenações e Repartições ligadas a Secretaria de Assistência Social são contemplados pela ação de governo Matupaense

SMAS recebe equipamentos e mobílias
Foto: Entrega de Equipamentos

A prefeitura de Matupá vem fazendo constantes investimentos na melhoria das condições de trabalho dos servidores das diferentes secretarias, departamentos, coordenações e repartições públicas.

Nesta semana foram entregues aparelhos tecnológicos como: projetores, monitores, impressoras, HDs externos, mouses óticos, câmeras de monitoramento, além de cadeiras almofadadas e ar condicionados.

Visando a melhor dinâmica e eficiência das atividades foram contempladas o CRAS, Casa Lar, Vigilância Socioassistencial, Capela Mortuária, Coordenação de Regularização Fundiária, entre outros setores da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Com relação a mobílias, a gestão fez a entrega de camas, colchões, armários e também frízeres, fornos elétricos, liquidificadores, sanduicheiras e demais eletrodomésticos.

“Nós precisamos aparelhar os departamentos, repartições e os ambientes dos prédios públicos, e isso representa organização, praticidade, condições de trabalho e melhor atendimento à população, ou seja, com segurança, comodidade e agilidade. Esse tipo de investimento é um fator motivador aos funcionários e colaboradores tendo como principal meta a otimização dos serviços prestados aos cidadãos, em especial pela pasta de Assistência Social”, mencionou o Prefeito Bruno Mena.  

Entrega

Entrega

Ver Mais

Mais Vistas