Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Bairro ZR1 apresenta Focos do Mosquito Aedes Aegypti em Matupá

Agentes de Combate a Endemias atuam no serviço de bloqueio e orienta moradores sobre os riscos da Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela.

Bloqueio Aedes em Matupá
Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Matupá através da Vigilância Epidemiológica foi acionada para fazer uma verdadeira varredura na Zona Regional I, a procura de focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela.  Nesta região da cidade estão localizadas várias moradias, estabelecimentos comerciais e empresariais e terrenos baldios.

Os Agentes de Combate a Endemias encontraram muitos recipientes que acumulam água e que se tornaram criadouros do mosquito, como: latinhas, garrafas, copos plásticos, baldes e o caso mais agravante, postes de concreto que armazenaram água com milhares de larvas do aedes aegypti.

O Coordenador da Vigilância Epidemiológica, Francisco Carlos Vieira, destacou que após a constatação da existência do criadouro, imediatamente o proprietário do imóvel foi notificado para providenciar a limpeza do local no prazo estabelecido na legislação. Em contrapartida, os Agentes de Endemias fizeram os serviços de bloqueio e controle vetorial para que não haja a proliferação do mosquito.

A Agente de Endemias, Jussara Xavier, salientou que ações de esclarecimento à população, através dos meios de comunicação, visitas domiciliares pelos agentes de endemias, palestras nas comunidades e notificações de casos continuarão sendo intensificados principalmente neste período de chuvas.

“É importante lembrar a comunidade da alta densidade do aedes aegypti, fator preocupante com relação ao aumento do risco de reurbanização da febre amarela, doença transmitida pelo mosquito. A melhor forma de se evitar a dengue, chikungunya, zika vírus e a febre amarela é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor das doenças”, comentou o Coordenador da Vigilância Epidemiológica, Francisco calos Vieira.

Dicas:

- Não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d’água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.  

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Saúde

Van 0 km é entregue para o transporte de pacientes que fazem hemodiálise

Prefeitura de Matupá continua investindo na ampliação da frota de veículos para saúde pública

Van 0 km é entregue para o transporte de pacientes que fazem hemodiálise
Foto: Novos veículos entregues
Na última sexta-feira (22) quando da inauguração da nova sede da Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Matupá, aconteceu a entrega de 01 Van Mercerdes-Benz Sprinter e 02 Fiat Strada 0 km para a Secretaria Municipal de Saúde.
 
A Van foi adquirida através de emenda parlamentar do Deputado Estadual, Dilmar Dalbosco (UB) com contrapartida da Prefeitura a pedido do suplente de vereador Tião da Saúde e será utilizada no transporte de pacientes que fazem hemodiálise, exames especializados e demais procedimentos nos polos regionais de saúde de Sinop e Sorriso.
 
“Como motorista de ambulância sei da dificuldade e quanto é doloroso percorrer longas distâncias em busca de assistência médica, principalmente em casos complexos, onde o conforto, a segurança e o transporte adequado amenizam o sofrimento de quem está enfermo. Agradeço o deputado Dilmar Dalbosco por sua sensibilidade politica e ao prefeito Bruno Mena em atender este cidadão suplente de vereador”, comentou Tião da Saúde.
 
A van tem capacidade para 19 passageiros e propiciará maior conforto aos usuários deste tipo de serviço oferecido pela Secretaria de Saúde Matupaense.
 
Uma das picapes Strada será utilizada pela secretaria na logística de atendimento administrativo, técnico, recursos humanos e suporte de apoio as unidades de saúde no transporte de insumos.
Também está sendo contemplada com um veiculo utilitário a Vigilância em Saúde que desempenha ações Sanitárias, Epidemiológicas e Saúde Ambiental.
 
“Estamos investindo pesado no aprimoramento e otimização da frota de ambulâncias, micro-ônibus, vans e veículos utilitários potencializando a melhoria da qualidade nas organizações, planejamento e serviços da área da saúde. Precisamos oferecer condições de trabalho aos profissionais e um transporte cada vez mais digno e humanizado a nossa população”, disse a Secretária de Saúde Tatiane Aranda.
Ver Mais

Saúde

Setor Industrial terá este ano seu 1º Posto de Saúde em Matupá

Estão sendo investidos mais de R$ 1,1 milhão na execução da obra localizada estrategicamente na comunidade

Setor Industrial terá este ano seu 1º Posto de Saúde em Matupá
Foto: Obras em Andamento
Prosseguem as obras de construção do Posto de Saúde do Setor Industrial de Matupá que deverá ser inaugurado este ano atendendo milhares de famílias das margens da BR-163, Bairro Bom Jardim, Setor de Chácaras e Setor Industrial. São investimentos próprios da Prefeitura Municipal que superam R$ 1,1 milhão.
 
O prédio contará com recepção, sala de vacinas, farmácia, consultório médico, gabinete odontológico, sala de ACS, sala de procedimentos e coletas, almoxarifado, entre outras dependências dentro da padronagem de engenharia do Ministério da Saúde.
Ver Mais

Mais Vistas