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Matupá

Prefeito Valtinho faz entrega de Títulos Definitivos no Bairro União

60 famílias beneficiárias dos programas habitacionais Morar Melhor e Meu Lar receberam gratuitamente a documentação dos terrenos.

Entrega de Títulos
Foto: Divulgação

Aconteceu na noite desta sexta-feira (17) na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, a solenidade de entrega de Títulos Definitivos de Propriedade a 60 famílias contempladas com moradias dos programas habitacionais desenvolvidos pelos Governos Estadual, Federal e Municipal.

Estiveram presentes no ato de entrega oficial o Prefeito Valtinho Miotto, Vice-Prefeita Marinilde Dal’ Acqua, Deputado Federal Carlos Bezerra, Vereadores Marcos Icassati e Lenon de Abreu, Chefe da Divisão de Desenvolvimento do INCRA-MT Adair José, Secretários Municipais e representantes do Departamento Jurídico da Assistência Social.

O Setor de Habitação sempre foi prioridade ao longo dos quatro mandatos do Prefeito de Matupá, Valtinho Miotto.  Junto aos Governos Federal e Estadual foram viabilizados recursos para construção de 60 unidades habitacionais dos Programas ‘Morar Melhor’ e ‘Meu Lar’ nos anos de 2003 e 2004, fazendo valer um Direito Constitucional das famílias em vulnerabilidade econômica e social.

Além é claro de garantir o acesso aos serviços públicos básicos, tais como: água tratada, rede de energia, escolas, postos de saúde, praças de lazer, creches, academias de saúde, iluminação pública, entre outros. Afinal para cada indivíduo desenvolver suas capacidades e até se integrar socialmente, é fundamental possuir morada, já que se trata de questão relacionada a própria sobrevivência.

Foram praticamente 10 meses de trabalho do Departamento Jurídico da Secretaria Municipal de Assistência Social no tocante a visitas domiciliares, entrevistas, ajuntamento de documentos, autenticações e serviços cartorários, registros de fotos e imagens comprobatórios e gestão junto a AMM, Casa Civil e a SEFAZ para assegurar aos beneficiários a Isenção do Imposto Sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos – ITCD, ocorrido em junho de 2017.

“Com os Títulos Definitivos e a documentação do terreno em mãos as famílias poderão acessar as linhas de crédito das instituições financeiras para reformar, ampliar ou construir uma nova moradia e melhorar ainda mais a sua qualidade de vida, o bem estar social e elevação de sua autoestima”, comentou o Prefeito Valtinho Miotto.

A aposentada, Lurdes Saraiva, disse que reside em Matupá há 27 anos e que o sonho da casa própria foi realizado integralmente graças ao empenho do Prefeito Valtinho Miotto e a equipe da Secretaria de Assistência Social. Para ela a aquisição da moradia representou um novo remeço, pois vivia de aluguel e cuidava de três filhas. “Além de ganhar a minha casa, hoje recebo o documento do terreno e posso chama-la de minha de verdade. Não tenho palavras para agradecer, pois agora posso fazer as pequenas reformas que sempre planejei, mas tinha receio por não ter o título. Não vejo a hora de iniciar, mesmo que humildemente a melhorar o meu simples e maravilhoso lar”, declarou emocionada a Dona Lurdes Saraiva.

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Social

SMAS recebe equipamentos e mobílias

Departamentos, Coordenações e Repartições ligadas a Secretaria de Assistência Social são contemplados pela ação de governo Matupaense

SMAS recebe equipamentos e mobílias
Foto: Entrega de Equipamentos

A prefeitura de Matupá vem fazendo constantes investimentos na melhoria das condições de trabalho dos servidores das diferentes secretarias, departamentos, coordenações e repartições públicas.

Nesta semana foram entregues aparelhos tecnológicos como: projetores, monitores, impressoras, HDs externos, mouses óticos, câmeras de monitoramento, além de cadeiras almofadadas e ar condicionados.

Visando a melhor dinâmica e eficiência das atividades foram contempladas o CRAS, Casa Lar, Vigilância Socioassistencial, Capela Mortuária, Coordenação de Regularização Fundiária, entre outros setores da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Com relação a mobílias, a gestão fez a entrega de camas, colchões, armários e também frízeres, fornos elétricos, liquidificadores, sanduicheiras e demais eletrodomésticos.

“Nós precisamos aparelhar os departamentos, repartições e os ambientes dos prédios públicos, e isso representa organização, praticidade, condições de trabalho e melhor atendimento à população, ou seja, com segurança, comodidade e agilidade. Esse tipo de investimento é um fator motivador aos funcionários e colaboradores tendo como principal meta a otimização dos serviços prestados aos cidadãos, em especial pela pasta de Assistência Social”, mencionou o Prefeito Bruno Mena.  

Entrega

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Terra Nova do Norte

Dia 30 acontece o lançamento da Regularização Fundiária da Gleba ETA

Força Tarefa do Titula Brasil Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo e INCRA-MT para emissão de Títulos Definitivos aguardados a mais de 40 anos.

Dia 30 acontece o lançamento da Regularização Fundiária da Gleba ETA
Foto: Câmara de Vereadores

Acontecerá no próximo dia 30 de abril a solenidade de lançamento da Regularização Fundiária Rural do Projeto de Assentamento Gleba ETA que abrange os municípios de Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo.

Na ocasião haverá a entrega de Contrato de Concessão de Uso – CCU e as equipes técnicas das Secretarias Municipais de Agricultura e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA/MT, efetuarão a coleta de documentos com vistas a emissão do Título Definitivo de Propriedade.

O Prefeito de Terra Nova do Norte, Pascoal Alberton, solicitou a concentração de esforços técnicos, administrativos e de logística para que o órgão federal garanta celeridade na entrega dos Títulos Definitivos de Propriedade da Gleba ETA, região de grande concentração de produção agropecuária.

A partir do lançamento do processo de regularização fundiária que acontecerá a partir das 9:00 horas do dia 30 de abril (Terça-Feira) nas dependências da Câmara de Vereadores de Terra Nova do Norte, a Unidade Regional do INCRA-MT providenciará todas as tratativas administrativas e jurídicas para a emissão dos Títulos aguardada a pelo menos quatro décadas pelas famílias em territórios Terranovense e Peixotense.

“São dezenas de agricultores que a muito tempo cumprem com seus direitos e obrigações, e que sempre cultivaram a esperança de obterem o documento de suas propriedades rurais, ou seja, o Título Definitivo. Esperamos que todos estejam presentes neste grande marco para regularização fundiária da Gleba ETA, pois assim que acessarem as escrituras poderão buscar créditos nas instituições financeiras, obterão a valorização do imóvel e também poderão ser contemplados pelos incentivos governamentais”, mencionou o Prefeito Pascoal.

O grupo de trabalho do ‘Titula Brasil’ de Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo estará desenvolvendo as seguintes atividades:

Coleta e Juntada de Documentos

Efetuando Homologações

Instruções Processuais

Baixas Resolutivas

Procedimentos de Regularização

A Presidente da Câmara de Peixoto de Azevedo, Rosângela Matos Dias (Zinha) tem acompanhado e apoiado as políticas publicas de regularização fundiária urbana e rural. Para ela a Titulação da Gleba ETA será um divisor de águas para a fomentação das cadeias produtivas devido a segurança jurídica que o documento providencia no sentido de viabilizar linhas de crédito para custeio, construções e ampliações, aquisição de máquinas, implementos e insumos, além da valorização imobiliária.

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Política

Patrulha Mecanizada para a Associação de Produtores Rurais do Vale do Iriri

Neri garantiu que a associação será contemplada com os equipamentos para mecanização das áreas de plantio dos agricultores familiares do assentamento rural.

Patrulha Mecanizada para a Associação de Produtores Rurais do Vale do Iriri
Foto: Neri Geller atende vereadoras
Em uma postagem nas redes sociais a Vereadora Roângela Matos Dias (Zinha) presidente da Câmara Municipal de Peixoto de Azevedo disse que 'Credibilidade política se conquista com respeito, verdade e muito trabalho, e jamais se impõe'.
 
A parlamentar fez menção e agradeceu o Secretário Nacional de Políticas Agrícolas do MAPA-Governo Federal, Neri Geller por atender o pleito de 01 Patrulha Agricola Mecanizada para a Associação de Pequenos Produtores Rurais do Vale do Iriri, que é uma referência em produtividade no Projeto de Assentamento Planalto do Iriri, localizado a mais de 170 km da sede do município.
 
Ela frizou que a instituição abastece o mercado local, oferta alimentos para escolas, entidades e instituições filantrópicas, além de gerar empregos e renda no campo.
 
A expectativa é de que nos próximos 90 dias o trator e implementos sejam disponibilizados conforme anunciou em entrevista o Secretário Neri Geller.
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