Notícia Vip

Ministro Picciani garante R$ 800 mil para Piscina Semi Olímpica em Matupá

Publicado dia 05/01/2018 às 12h30min

Prefeito Valtinho Miotto viabilizou o empenho dos recursos federais junto a CEF no final do mês de dezembro de 2017.

Os atletas estudantis de Matupá que praticam natação podem começar o ano de 2018 comemorando mais uma conquista da gestão do Prefeito Valtinho Miotto.

O Ministro dos Esportes, Leonardo Carneiro Monteiro Picciani, atendeu no final de dezembro de 2017, solicitação do Administrador Matupaense e do Deputado Federal Carlos Bezerra no que se refere a disponibilização de recursos federais da ordem de R$ 800.000,00 para construção de uma Piscina Semi Olímpica no município.

Segundo o Secretário de Esportes, Adenil Peres, a juventude que participa de competições como: Jogos Estudantis do Vale do Teles Pires e Jogos Escolares Mato-grossenses, a cada ano se destaca nas competições de natação, demonstrando o grande potencial do município nas mais diferentes provas, quer seja livre, borboleta, costas, peito, medley, além do revezamento.  

“É importante lembrar que não dispomos de estrutura física e espaço público para realizar os treinamentos, pois caso contrário os resultados seriam ainda mais positivos e satisfatórios nas competições locais, regionais e estaduais. Agradecemos o empenho e dedicação do Prefeito Valtinho Miotto na busca incessante para dotar o município de quadras de esportes, ginásios poliesportivos, campos de futebol e agora a confirmação do empenho dos recursos financeiros para construir a tão almejada piscina semi olímpica. A resposta será dada pelos nossos atletas estudantis e das escolinhas de base da Secretaria de Esportes através da conquista de troféus e medalhas”, comentou o Secretário Adenil Peres.

Para desenvolver as atividades físicas e treinamentos com acompanhamento de educador físico com vistas ao cumprimento do calendário municipal e estadual de eventos esportivos, a Secretaria de Esportes tentou por várias vezes estabelecer parceria e concessão de uso com um clube privado da cidade, porém não houve o acolhimento do pleito por parte dos dirigentes do empreendimento de lazer particular. Desta forma, ao longo do tempo o município se viu obrigado a procurar alternativas em cidades vizinhas, como foi o caso do Comercial Esporte Clube para atender de forma limitada e restrita cerca de 250 atletas.

A construção da piscina semi olímpica também beneficiará os atletas vindos das aldeias estabelecidas dentro do território do município. Cerca de 40% dos adolescentes e jovens que compõe a delegação estudantil são indígenas de diversas etnias. Eles realizavam os treinamentos de natação no Rio Iriri que fica na região onde vivem.

É importante lembrar que desde 2014 a Delegação de Natação Matupaense vem conquistando o título de campeão dos Jogos Estudantis Vale do Teles Pires, ou seja, já é Tetracampeã nesta modalidade esportiva aquática. A Secretaria de Esportes também garantiu a participação de 18 atletas nos Jogos Escolares Estaduais em Tangará da Serra-MT.  

Os esportes aquáticos são excelentes, pois trabalham os diversos grupamentos musculares, ajudam a reduzir a gordura corporal e podem contribuir para a recuperação de lesões. A construção da piscina semi olímpica será importante não apenas para as atividades direcionadas aos atletas, mas também para a comunidade, como forma de lazer, recreação e inclusão social.

O Prefeito Valtinho Miotto informou a nossa reportagem que se estuda a possibilidade de construir a piscina semi olímpica no espaço de uma das escolas públicas de Matupá. Ele destacou que a obra representa mais um grande marco na área de infraestrutura esportiva não só do município, bem como da região Vale do Peixoto. A expectativa é de que as obras sejam iniciadas e concluídas ainda este ano de 2018.

“Nossos atletas se despontam nas competições de natação mesmo sem termos uma estrutura própria. Como gestor público, sinto-me honrado e feliz de poder viabilizar este tão importante projeto que irá potencializar a modalidade que tanto contribui para o desenvolvimento físico, social e cognitivo da criança, auxiliando no equilíbrio de suas atividades cotidianas e na sua formação como indivíduo”, disse o Valtinho Miotto.


Fonte Notícia Vip


Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Notícia Vip, não reflete a opinião deste Portal.