Matupá no Combate a Hanseníase

Publicado dia 07/02/2018 às 11h36min

As Unidades Básicas de Saúde da Família de Matupá fornecem a medicação necessária para recuperação dos portadores da hanseníase.

A hanseníase é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen, que lesiona os nervos periféricos e diminui a sensibilidade da pele.

A Secretaria Municipal de Saúde de Matupá orienta a população para que fique atenta ao aparecimento de manchas esbranquiçadas ou avermelhadas em áreas como mãos, pés e olhos, mas também podem afetar o rosto, as orelhas, nádegas, braços, pernas e costas.

A doença tem cura, porém exige tratamento prolongado para não desencadear problemas ao paciente ou a transmissão da bactéria para indivíduos de convívio próximo.

As Unidades Básicas de Saúde da Família de Matupá fornecem a medicação necessária para recuperação dos portadores da hanseníase.

O Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) tem desenvolvido uma série de palestras, dinâmicas e ações de caráter preventivo por meio de sua equipe multiprofissional composta por: Fisioterapeuta, Farmacêutica, Assistente Social, Educadora Física, Nutricionista e Psicólogo para o enfrentamento e o combate a desinformação e discriminação ainda evidenciada junto aos acometidos pela doença.

A Hanseníase tem Cura.

A Secretaria de Saúde adotou como medida prioritária a intensificação da busca ativa de casos, diagnóstico, vigilância de contatos, tratamento e acompanhamento dos casos até a cura.


Fonte Notícia Vip


Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Notícia Vip, não reflete a opinião deste Portal.