Notícia Vip

Comitê de Mobilização Contra o Aedes Aegypti realiza reunião de trabalho em Matupá

Publicado dia 02/03/2018 às 09h55min

Ações, Mobilizações, Enfrentamentos e Atividades serão desenvolvidas para impactar na diminuição dos índices de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela Urbana.

Representantes de Clubes de Serviços, Escritório Regional de Saúde, Câmara de Vereadores, Agentes Comunitários de Endemias, Setor de Tributação, Secretarias Municipais, Imprensa e demais parceiros estiveram reunidos para discutir ações, metas, atividades e enfrentamentos a serem desenvolvidos pelo Comitê Permanente de Mobilização, Prevenção e Combate à Dengue, Zika e Chikungunya.

Com a utilização de recursos audiovisuais a Secretaria de Saúde de Matupá apresentou um relatório substanciado sobre os números, dados e índices de infestação do mosquito Aedes Aegypti em todo perímetro urbano da cidade.

Ficou evidenciado que mesmo diante das campanhas educativas na mídia, visitações domiciliares pelos Agentes de Endemias, palestras orientativas nas Unidades Básicas de Saúde, medidas de bloqueio e a intensificação das notificações, os índices estão em um estágio preocupante e de alerta, principalmente devido a falta de conscientização da população no sentido de manter os terrenos, quintais e imóveis isentos de criadouros do mosquito transmissor das doenças.

Foi realizado pela Vigilância Epidemiológica o primeiro LIRAA - Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti de 2018, onde o percentual apurado em Matupá está acima do recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de até 1%. Só nos primeiros dois meses deste ano já foram emitidos mais de 100 notificações.

Neste sentido o Comitê Permanente de Mobilização, Prevenção e Combate à Dengue, Zika, Chikungunya e agora a Febre Amarela Urbana deliberou o desenvolvimento de campanhas educativas nos veículos de comunicação, palestras orientativas nas escolas e postos de saúde, intensificação da fiscalização, notificação e em casos de descumprimentos aplicação de multas, criação de ferramentas e mecanismos legais para assegurar a manutenção da limpeza dos terrenos baldios e o acumulo de lixo e entulho em propriedades, entre outras atividades que venham impactar na diminuição dos índices e eliminação dos criadouros do mosquito vetor.


Fonte Notícia Vip


Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Notícia Vip, não reflete a opinião deste Portal.