Notícia Vip

Reunião Ampliada da Rede de Proteção a Criança e Adolescente

Publicado dia 03/05/2018 às 18h53min

Participaram das discussões representantes do MPE, Polícia Civil e Militar, Conselho Tutelar, CREAS, CRAS, Secretarias Municipais, Igrejas e demais Instituições.

A Secretaria de Assistência Social convocou todas as Secretarias Municipais, Coordenadores do CRAS e CREAS, Promotoria de Justiça, Polícias Civil e Militar, Conselho Tutelar, Assessoria Pedagógica Estadual, Poder Judiciário, Igrejas, entre outros órgãos, instituições e entidades para uma reunião ampliada para debater a funcionalidade da Rede de Proteção a Criança e o Adolescente Matupaense.

Na oportunidade os representantes de cada segmento, órgão ou instituição fizeram uma breve explanação relatando o cumprimento de suas respectivas atribuições, missões e tarefas diante dos casos de violência, exploração sexual, trabalho infantil, evasão escolar, atos infracionais, dependência química, entre outras situações que corrompem a formação física, educacional, intelectual, familiar e social das crianças e adolescentes.

Segundo a Secretária de Assistência Social, Juliana Fátima Carbonera, foi um momento oportuno para resgatar e fortalecer a parceria de trabalho visando o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), pois a articulação em rede será essencial para o enfrentamento e a proteção de crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade.

A Promotora de Justiça, Dra. Rebeca Santana Rego, destacou que é imprescindível que cada um entenda e cumpra seu papel e sua função, pois a articulação é vital para que o trabalho social e as ações desenvolvidas tenham sucesso e consigam transformar a realidade da família como um todo.

Ficou definida a criação de ferramentas que possam contribuir para que as equipes multiprofissionais possam conhecer e analisar os riscos pessoais e sociais, e para gerar conhecimento e instrumentalizar a gestão, monitoramento e avaliação dos registros de acompanhamento familiar, bem como a prestação de serviço de apoio, auxílio e assistência, garantindo a inclusão social, promoção e proteção das crianças e adolescentes.

O Tenente Herbe Rodrigues – Comandante da Cia de Polícia Militar, destacou a importância de esta engrenagem atuar em conjunto e unidade, pois resultará em ações mais resolutivas para a promoção de direitos, a preservação da vida e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais.


Fonte Notícia Vip


Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Notícia Vip, não reflete a opinião deste Portal.