Notícia Vip

Dia D de Vacinação Contra a Gripe foi realizado em Matupá

Publicado dia 14/05/2018 às 09h24min

Vacinação para o Grupo Prioritário prossegue em todas as Unidades Básicas de Saúde e PSFs.

Aconteceu neste sábado dia 12 de Maio a Campanha de Vacinação Contra a Gripe em Matupá-MT.

A mobilização para imunização aconteceu nas Unidades Básicas de Saúde dos Bairros União, Cidade Alta, Jardim das Flores, Central e Glebas União/Padovani.

As equipes dos Postos de Saúde capricharam na decoração para receber o público alvo da Campanha de Vacinação Contra a Influenza.

Neste primeiro momento o Grupo Prioritário a ser vacinado é formado por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, professores da redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e portadores de doenças crônicas não transmissíveis.

A Enfermeira Padrão da UBS Bairro União, Cláudia Amanda Gudeiky Carvalho destacou o 'Dia D' foi desenvolvido no sábado, porém a mobilização para vacinar a meta estabelecida pelo SES-MT continuará em todas as unidades básicas de saúde nos dias da semana 07:30 as 11:00 e das 13:00 as 17:00 horas.

O QUE É INFLUENZA (GRIPE)?

Infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global, causada pelo vírus da influenza. Há três tipos de vírus da influenza: A, B e C.

Pode se disseminar facilmente entre as pessoas.

QUAIS OS SINTOMAS?

Febre alta, dores musculares, dor de cabeça, dor de garganta. A Influenza (gripe), se não tratada a tempo, pode evoluir para pneumonia ou outras complicações, principalmente nas pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de cinco anos, gestantes e doentes crônicos.

COMO SE TRANSMITE?

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.

COMO SE PREVENIR?

A vacina influenza (gripe) é a melhor e mais segura forma de se proteger contra a doença e suas complicações. Você, que faz parte do grupo de risco para a doença, busque uma Unidade de Saúde para receber a vacina.

Lembre-se! Outras medidas também são importantes para a prevenção da doença:

- Lavar e higienizar as mãos com frequência.

- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talher, copo e garrafa.

- Evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca.

- Ter boa alimentação e beber bastante líquido.

- Evitar contato com pessoas que estejam com sintomas da gripe.

- Manter a sua casa bem arejada.


Fonte Notícia Vip


Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Notícia Vip, não reflete a opinião deste Portal.