Projeto de Incentivo a Produção de Açaí em Matupá

Publicado dia 12/07/2018 às 12h23min

Mais de 45.000 mudas de Açaí certificadas e melhoradas pela EMBRAPA serão distribuídas pela Secretaria de Agricultura.

A Secretaria de Agricultura está desenvolvendo projeto de incentivo a fruticultura nos sítios, chácaras e assentamentos rurais de Matupá. Esta semana estivemos no Viveiro Municipal conversando com o Engenheiro Agrônomo, Gilberto Martins Belo, e conhecendo um pouco mais sobre a Cultura do Açaí.

A Prefeitura adquiriu sementes certificadas e melhoradas geneticamente junto a EMBRAPA e que estão sendo cultivadas até ficarem no ponto de remanejamento e distribuição aos mais de 35 pequenos produtores participantes no Projeto do Açaí desenvolvido pela Secretaria de Agricultura em parceria com a EMPAER-MT.

A expectativa é de que mais de 45.000 mudas sejam entregues gratuitamente nos próximos meses aos agricultores inscritos. A Secretaria de Agricultura e a EMPAER darão todo suporte de assistência técnica no processo de cultivo, plantio, manejo e produção.

A Prefeitura de Matupá já disponibilizou a Análise de Solo e desenvolverá serviços de calagem (Calcareamento) para correção da terra nas propriedades rurais, bem como, irá colocar uma Máquina PC para abertura de tanques e reservatórios de água com vistas a inserção de irrigação nos açaizeiros.

A Cultura do Açaí será implantada em áreas de 1 a 2 hectares, com cerca de 1.000 plantas. As mudas deverão ser plantadas em meados de dezembro deste ano a Janeiro de 2019. O ciclo de produção da fruta se dará dentro de um espaço de tempo de três a quatro anos.

A Secretaria de Agricultura e a EMPAER orientarão os produtores a conjugar no mesmo espaço outras culturas, como mandioca, melancia, melão, abobrinha, dentre outras.

O açaí é um fruto consumido há muito tempo pelos indígenas e moradores da região amazônica, devido as suas qualidades nutritivas. É também largamente utilizado para a produção de um refresco (“vinho” de açaí). Em todo Brasil ele vem sendo popularizado e consumido como complemento alimentar, principalmente pelas pessoas que buscam vigor físico.


Fonte Notícia Vip


Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Notícia Vip, não reflete a opinião deste Portal.