Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Divisão de Assentamento do INCRA-MT pede anulação de Termo de Cooperação entre o órgão e a AGRIPAC

Denúncias deverão ser apuradas pela Procuradoria Federal sobre irregularidades em procedimentos para realização de Georefenciamento do PA Padovani no município de Matupá-MT.

INCRA MT
Foto: Divulgação

A Divisão de Desenvolvimento e Assentamento da Superintendência Regional do INCRA-MT propôs a Anulação da Autorização e Termo de Cooperação Técnica concedida a Associação de Mini e Pequenos Agricultores do Projeto de Assentamento Cachimbo – AGRIPAC, localizado no Núcleo Urbano do Distrito União do Norte – Peixoto de Azevedo-MT, Presidida pelo Sr. Pedro Medeiros, para a realização de serviços de demarcação topográfica através de georeferenciamento do Projeto de Assentamento Padovani no território pertencente ao município de Matupá-MT.

No relatório e despacho, o Chefe de Divisão do INCRA-MT, Adair José Alves Moreira, disse que o órgão federal é o autorizador e fiscalizador dos trabalhos que seriam desenvolvidos pela AGRIPAC e a empresa privada PROGEO, estabelecida no município de Guarantã do Norte-MT.

A Superintendência Regional do INCRA-MT foi comunicada de que a Secretaria Municipal de Agricultura realizou duas reuniões no PA Padovani, a fim de apurar as inúmeras denuncias e se realmente os assentados rurais autorizaram a AGRIPAC a representá-los perante o órgão federal responsável pela titularização das 462 parcelas do referido assentamento.

A Nota Técnica que disciplina o ajuste entre o INCRA e a Associação para formalização e realização do georefenciamento, tendo como preceito obrigatório e de responsabilidade da AGRIPAC, efetuar o protocolo da Ata da Reunião com os assentados, decidindo a contratação de uma empresa especializada para realizar os serviços de medição e demarcação.

Durante as reuniões realizadas em 14 de julho de 2018 na Linha 04 (Comunidade São Cristóvão) e na E-60 (Comunidade Nossa Senhora Aparecida) todos os assentados foram unanimes em dizer que não participaram de audiência ou reunião, que supostamente fora realizada em 19 de março de 2018, nas dependências do Barracão da AGRIPAC, e muito menos assinaram uma Ata para esta questão específica, dando por entender que houve uma simulação ou fraude, com objetivo de direcionar e beneficiar uma empresa privada.    

Consta no Termo entregue pela AGRIPAC ao INCRA-MT, a definição de que cada assentado da Gleba Padovani teria que desembolsar R$ 2.500,00 para realização do georeferenciamento, sendo que a conclusão dos serviços pela empresa pactuada seria no prazo de dois anos.

Diante dos fortes indícios e da denúncia formalizada, a Divisão de Desenvolvimento e Assentamento o INCRA em Cuiabá-MT pediu a apuração dos fatos e a tomada de medidas legais cabíveis e com orientação jurídica da Procuradoria Federal do SR-13 de Mato Grosso.

No mesmo despacho e diante da gravidade do assunto, o Chefe de Divisão, Aldair José Alvez Moreira, disse ser cabível a reanálise da autorização concedida a AGRIPAC para a realização de georerenciamento do Projeto de Assentamento Cachimbo no município de Peixoto de Azevedo-MT para verificar se não houve os mesmos vícios e irregularidades.

Ele também sugeriu a Superintendência Regional do INCRA-MT que seja firmado um Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura Municipal de Matupá, uma entidade de direito público, com fé pública, e que pode assegurar maior transparência, credibilidade e segurança jurídica, além de garantir celeridade e menor custo aos assentados do PA Padovani na realização dos serviços de georefenciamento. O envio de uma força tarefa com técnicos da superintendência de Cuiabá-MT para ajudar nos trabalhos da Unidade Executora do INCRA em Guarantã do Norte não está descartada, até mesmo para otimizar o atendimento e prevenir a Autarquia Fundiária de eventuais prejuízos e danos.  

 

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

UNIÃO DO NORTE

Vereadora se destaca por defender povo de União do Norte

Eliege Krul tem usado a tribuna e vias judiciais para solucionar problemas públicos do maior Projeto de Assentamento da América Latina

Vereadora se destaca por defender povo de União do Norte
Foto: Vereadora Eliege na Ponte do Trav. 03
Indiscutivelmente a vereadora Eliege Krul (UB) tem se mostrado uma das maiores revelações políticas do distrito União do Norte, pois mesmo fazendo oposição responsável a atual gestão pública Peixotense na Câmara Municipal sua atuação está pautada na solução de graves problemas vivenciados pelos mais 12.000 habitantes do maior projeto de assentamento da América Latina.
 
Quer seja na tribuna do parlamento, nas oportunidades dadas pelos veículos de comunicação, em suas redes sociais e principalmente no acionamento da justiça por meio do Ministério Público Estadual algumas mazelas estão sendo resolvidas, como é o caso da construção de pontes e bueiros nos travessões afetados pela chuva e que ficaram ainda mais danificados devido a falta de manutenção e substituição de madeira por galerias e tubos de concreto.
 
Depois da presença de mais de 50 pessoas na sede da Promotoria de Justiça em março deste ano e denúncia da vereadora Eliege Krul, houve a realização de uma reunião com secretários e procuradores da Prefeitura junto aos moradores e a representante do MPE onde foi estabelecido o Termo de Compromisso de recuperar os pontos mais críticos dos travessões 02, 03 e 04.
 
Os agricultores familiares fizeram a doação da madeira enquanto a Secretaria de Obras disponibilizou os maquinários e mão-de-obra para que os serviços fossem iniciados pelo Travessão 03 onde as famílias já estavam praticamente ilhados.
 
A parlamentar declarou que vai acompanhar o cumprimento de todas as demandas compromissadas e irá fazer forte gestão para que todas as pontes, pontilhões e bueiros de madeiras já deterioradas deem lugar a estruturas perenes de concreto.
 
 
Ver Mais

Peixoto de Azevedo

AGRIPAC parabeniza Engenheiro Clovis Mânica da EMPAER

Engenheiro Agrônomo da EMPAER de Peixoto de Azevedo recebe Prêmio de Eficiência e Inovação em Práticas Públicas.

AGRIPAC parabeniza Engenheiro Clovis Mânica da EMPAER
Foto: Governador faz entrega da premiação
A Associação de Mini e Pequenos Agricultores do PA Cachimbo parabeniza o Engenheiro Agrônomo, Clovis Luiz de Moraes Mânica, servidor da EMPAER de Peixoto de Azevedo que juntamente com os demais técnicos do órgão estadual de Cuiabá-MT obtiveram sucesso na 1ª Edição do Prêmio de Eficiência e Inovação em Práticas Públicas.
 
O prêmio, organizado pela secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), reconheceu as 10 melhores práticas em cada uma das categorias: Transformação Digital; Redução de Custos/Melhoria da Receita; e Satisfação do Cidadão ou do Servidor.
 
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, fez nesta segunda-feira (15) a entrega da premiação aos vencedores onde o representante da EMPAER Peixotense e instituição parceira da AGRIPAC foi homenageado com o certificado “Servidor Eficiente e Inovador em Práticas Públicas”.
 
Foram mais de 450 práticas inscritas com a participação de 1.500 servidores das mais diferentes áreas públicas do Governo do Estado de Mato Grosso, consagrando ao grupo de trabalho da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural o 5º Lugar na Categoria Transformação Digital com o Projeto: Aplicativo para Coleta das Informações e Atendimento dos Produtores da Agricultura Familiar de Mato Grosso.
 
Parabéns a esses grandes profissionais que ajudam a fomentar os empreendimentos da agricultura familiar nos 11 Projetos de Assentamentos Rurais de Peixoto de Azevedo e são merecedores de nosso reconhecimento e aplausos pela implementação de ferramentas tecnológicas que auxiliam na tomada de decisão para aumento da produtividade, na manutenção dos históricos das cadeias produtivas, na organização e planejamento das propriedades e no acesso as informações.
 
A AGRIPAC demonstra todo respeito aos premiados:
 
Clovis Luiz de Moraes Manica;
Eder Antônio da Silva;
Denise Maria Avila Gutterres e Silva;
Glieber Henriques Beliene;
Jaqueline Oliveira Reis Amaral.
 
Ver Mais

Mais Vistas