Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Garimpeiro Matupaense dá exemplo de recuperação dos passivos ambientais

Antigas cavas de garimpo estão sendo fechadas e a área passa por recomposição do solo para transformação do passivo em pastagem para criação de gado de corte.

Área recuperada Matupá
Foto: Divulgação

Além de auxiliar os garimpeiros cooperados no sentido de obter as licenças ambientais junto aos órgãos competentes para atuar legalmente na extração mineral, bem como de propiciar a segurança no processo de comercialização do ouro, promovendo assimo incrementando da arrecadação do IOF repassado as prefeituras, de promover pesquisas, sondagens e inserção de tecnologia na atividade, e de atender demandas ligadas a assistência social, a Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto – COOGAVEPE, está dando prosseguimento aos serviços de assistência técnica em campo durante o período de recuperação de áreas degradadas, ou seja, já mineralizadas, uma obrigação exigida e estabelecida pela legislação e fiscalizada pelos órgãos ambientais, e que se descumpridas podem causar interdições, emissão de multas e demais penalizações, inclusive a perda da Licença de Operação e a própria Permissão de Lavra Garimpeira.

Em Matupá um gestor de mineração-cooperado da COOGAVEPE está de forma efetiva dando um verdadeiro exemplo de organização, planejamento e respeito aos preceitos da legislação ambiental.

Em uma área de aproximadamente 10 hectares, onde já havia sido extraído o ouro durante o período ininterrupto de dois anos está sendo executado o fechamento das antigas cavas, o nivelamento de toda superfície, a transposição e correção do solo degradado para posterior lançamento de sementes de capim para transformação do passivo ambiental em pastagem para criação de gado de corte.

Neste contexto as mesmas máquinas pesadas utilizadas para abertura das pistas de extração aurífera estão sendo utilizadas para devolver de forma gradativa o potencial produtivo a terra.

“Essa tem sido uma das mais bem sucedidas e viáveis formas de recuperação, o chamado PRAD – Projeto de Recuperação de Área Degradada. Nesta região estamos verificando os avanços na revitalização da área garimpada. Para tanto, a COOGAVEPE está dando todo apoio logístico e assistência técnica para que ao esgotar a depósito de ouro seja viabilizada uma nova alternativa de renda ou cadeia produtiva, que também pode ser agregada com o reflorestamento”, disse o Biólogo Josimar Passos.

Uma equipe técnica da cooperativa de garimpeiros esteve prestando assistência e monitorando o projeto de recuperação para elaboração de um relatório substanciado que será entregue a SEMA, IBAMA, DNPM e demais órgãos ligados a fiscalização da atividade de mineração em Mato Grosso e no País.

“Fica notória a importância do cooperativismo mineral na fomentação da atividade garimpeira, pois desta forma estaremos assegurando ao garimpeiro-cooperado toda dinâmica para que esteja atuando em cumprimento as normas, portarias, critérios, exigências e demais leis vigentes, dando-lhe segurança jurídica para continuar explorando o minério de forma racional e com equilíbrio sustentável ambiental”, declarou a Diretora Financeira da Cooperativa de Garimpeiros, Solange Barbosa.

O Geólogo e Mestrando em Geociências da UFMT de Cuiabá-MT, Natã José de França, que está desenvolvendo estágio e pesquisas no Vale do Rio Peixoto participou da visitação técnica.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

UNIÃO DO NORTE

Vereadora se destaca por defender povo de União do Norte

Eliege Krul tem usado a tribuna e vias judiciais para solucionar problemas públicos do maior Projeto de Assentamento da América Latina

Vereadora se destaca por defender povo de União do Norte
Foto: Vereadora Eliege na Ponte do Trav. 03
Indiscutivelmente a vereadora Eliege Krul (UB) tem se mostrado uma das maiores revelações políticas do distrito União do Norte, pois mesmo fazendo oposição responsável a atual gestão pública Peixotense na Câmara Municipal sua atuação está pautada na solução de graves problemas vivenciados pelos mais 12.000 habitantes do maior projeto de assentamento da América Latina.
 
Quer seja na tribuna do parlamento, nas oportunidades dadas pelos veículos de comunicação, em suas redes sociais e principalmente no acionamento da justiça por meio do Ministério Público Estadual algumas mazelas estão sendo resolvidas, como é o caso da construção de pontes e bueiros nos travessões afetados pela chuva e que ficaram ainda mais danificados devido a falta de manutenção e substituição de madeira por galerias e tubos de concreto.
 
Depois da presença de mais de 50 pessoas na sede da Promotoria de Justiça em março deste ano e denúncia da vereadora Eliege Krul, houve a realização de uma reunião com secretários e procuradores da Prefeitura junto aos moradores e a representante do MPE onde foi estabelecido o Termo de Compromisso de recuperar os pontos mais críticos dos travessões 02, 03 e 04.
 
Os agricultores familiares fizeram a doação da madeira enquanto a Secretaria de Obras disponibilizou os maquinários e mão-de-obra para que os serviços fossem iniciados pelo Travessão 03 onde as famílias já estavam praticamente ilhados.
 
A parlamentar declarou que vai acompanhar o cumprimento de todas as demandas compromissadas e irá fazer forte gestão para que todas as pontes, pontilhões e bueiros de madeiras já deterioradas deem lugar a estruturas perenes de concreto.
 
 
Ver Mais

Peixoto de Azevedo

AGRIPAC parabeniza Engenheiro Clovis Mânica da EMPAER

Engenheiro Agrônomo da EMPAER de Peixoto de Azevedo recebe Prêmio de Eficiência e Inovação em Práticas Públicas.

AGRIPAC parabeniza Engenheiro Clovis Mânica da EMPAER
Foto: Governador faz entrega da premiação
A Associação de Mini e Pequenos Agricultores do PA Cachimbo parabeniza o Engenheiro Agrônomo, Clovis Luiz de Moraes Mânica, servidor da EMPAER de Peixoto de Azevedo que juntamente com os demais técnicos do órgão estadual de Cuiabá-MT obtiveram sucesso na 1ª Edição do Prêmio de Eficiência e Inovação em Práticas Públicas.
 
O prêmio, organizado pela secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), reconheceu as 10 melhores práticas em cada uma das categorias: Transformação Digital; Redução de Custos/Melhoria da Receita; e Satisfação do Cidadão ou do Servidor.
 
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, fez nesta segunda-feira (15) a entrega da premiação aos vencedores onde o representante da EMPAER Peixotense e instituição parceira da AGRIPAC foi homenageado com o certificado “Servidor Eficiente e Inovador em Práticas Públicas”.
 
Foram mais de 450 práticas inscritas com a participação de 1.500 servidores das mais diferentes áreas públicas do Governo do Estado de Mato Grosso, consagrando ao grupo de trabalho da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural o 5º Lugar na Categoria Transformação Digital com o Projeto: Aplicativo para Coleta das Informações e Atendimento dos Produtores da Agricultura Familiar de Mato Grosso.
 
Parabéns a esses grandes profissionais que ajudam a fomentar os empreendimentos da agricultura familiar nos 11 Projetos de Assentamentos Rurais de Peixoto de Azevedo e são merecedores de nosso reconhecimento e aplausos pela implementação de ferramentas tecnológicas que auxiliam na tomada de decisão para aumento da produtividade, na manutenção dos históricos das cadeias produtivas, na organização e planejamento das propriedades e no acesso as informações.
 
A AGRIPAC demonstra todo respeito aos premiados:
 
Clovis Luiz de Moraes Manica;
Eder Antônio da Silva;
Denise Maria Avila Gutterres e Silva;
Glieber Henriques Beliene;
Jaqueline Oliveira Reis Amaral.
 
Ver Mais

Mais Vistas