Notícia Vip

3ª Edição da Semana do Bebê foi realizada em Matupá

Publicado dia 29/09/2018 às 07h44min

A ‘Semana do Bebê’ instituída em Lei Municipal desde 2015 pelo Prefeito Valtinho Miotto.

Pelo 3º ano consecutivo a Prefeitura de Matupá realiza as comemorações alusivas a ‘Semana do Bebê’ instituída em Lei Municipal desde 2015 pelo Prefeito Valtinho Miotto.

Ao longo deste ano foram desenvolvidas ações, atividades e serviços públicos prioritariamente para garantir e assegurar os direitos das gestantes, mães e seus filhos.

Uma somatória de esforços de todas as secretarias municipais resultou na realização de consultas médicas e pré-natal, acesso a certidão de nascimento, acompanhamento do esquema vacinal, cálculo do índice de massa corporal (Pesagem), vigilância nutricional, incentivo ao aleitamento materno, atendimentos especializados nas áreas de pediatria, assistência social e psicologia, além de oficinas ocupacionais no CRAS e PAIF, bem como palestras e rodas de conversa sobre a maternidade e a família.

Na educação continuam sendo ofertadas vagas nas Creches e Escolas Municipais para todas as crianças da primeira infância.

“Sabemos que os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social”, comentou a Secretária de Saúde, Marinilde Dall Acqua.

Na manhã desta sexta-feira (28) na sede do Paço Municipal ‘Senador Jonas Pinheiro’, a Coordenação e Articulação do Selo UNICEF realizou a solenidade de entregas de título de ‘Bebê Prefeito’, Chave da Cidade e da Faixa Oficial ao pequeno, Elias Bruno, que nasceu no dia 16 de setembro, as 19:00 horas, pesando 3,460 Kg no Hospital Municipal.

Foi um momento de muita emoção, alegria e satisfação para os pais da criança, Francilene Alves e Bruno Elias, em ver o filho ser homenageado ao representar todas as crianças Matupaenses.

O Articulador do Selo UNICEF, Rodrigo Ricieri, enfatizou a priorização da administração com relação as ações que garantem o direito de cada criança a sobreviver e se desenvolver, apoiando o desenvolvimento de novas tecnologias sociais, identificando e disseminando boas práticas e políticas públicas, potencializando e estimulando a implementação de planos, programas e projetos voltados para a atenção a crianças de até 6 anos de idade.

Como parte da programação, os Pais e o Bebê Prefeito receberam uma muda de Árvore da Espécie Ipê Amarelo que deverá ser plantada no Complexo Turístico dos Lagos, já que o UNICEF chama a atenção e convoca uma agenda para a proteção das crianças dos efeitos das mudanças climáticas e para a conscientização sobre a preservação do meio ambiente.

Participaram do evento representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social e da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF.


Fonte Notícia Vip


Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Notícia Vip, não reflete a opinião deste Portal.