Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Criatividade em Ação na Escola Jane Pereira Lopes de Matupá

Estabelecimento de ensino realiza Feira Cultural, de Conhecimentos e de Ciências potencializando o protagonismo dos estudantes.

Feira Jane
Foto: Divulgação

A Escola Municipal Jane Pereira Lopes realizou pelo quinto ano consecutivo o Projeto ‘Escritores dos Saberes’ com o tema ‘Criatividade em Ação’. Durante o ano letivo os professores de todas as disciplinas trabalharam e compartilharam com os estudantes conhecimentos específicos, desenvolveram pesquisas, fortaleceram a socialização e estimularam as potencialidades dos alunos para que sejam protagonistas na construção de seu próprio futuro.

Na Feira de Conhecimentos encontramos: Projetos de Energia Sustentável, o Poder da Reciclagem, a Tecnologia Mecânica e Experiências de Química, Biologia e Física.

No contexto da Matemática foram elaborados jogos e brinquedos educativos para melhor aprendizado sobre as figuras geométricas, algarismos, as operações e equações.

Em se tratando de Educação Física, uma sala tratou exclusivamente das Copas do Mundo já conquistadas pelo Brasil ao longo das décadas com direito a histórico dos jogos e construção de maquetes.

Também estiveram em evidencia durante o evento as artes cênicas, a música, a dança e a pintura livre.

Os estudantes da Escola Municipal Jane Pereira Lopes também capricharam na culinária e gastronomia das regiões do Brasil e do Mundo, com exposição e degustação de deliciosos pratos.

Em se tratando de Língua Portuguesa quem passou pela unidade escolar pôde acompanhar o dinamismo e a performance dos estudantes nas iniciativas de propaganda, conhecimento literário, poemas e poesias, e na talento musical.

O Projeto da Secretaria de Cultura ‘Teatro na Escola’ tem sido relevante na descoberta de talentos e na positividade das artes cênicas no processo de formação educacional. A apresentação da peça ‘A Formiguinha e a Neve’ evidenciou que esta arte propicia sensibilização, desinibição, desenvolvimento da capacidade criativa, da comunicação, expressão, espontaneidade e na capacidade de raciocínio lógico.

As Secretarias de Educação e Cultura parabenizam os professores, direção, coordenação e alunos pela realização do projeto, em especial os pais e responsáveis que visitaram o colégio para prestigiar e incentivar as crianças e adolescentes, que por sua vez se empenharam e se dedicaram ao máximo para corresponder a expectativa de todos.   

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Guarantã do Norte

SMS mobiliza lideranças religiosas em ações preventivas contra a dengue

Coordenação da Vigilância Epidemiológica solicita apoio das lideranças religiosas na conscientização da comunidade Guarantaense

SMS mobiliza lideranças religiosas em ações preventivas contra a dengue
Foto: Francisco Vieira - Coordenador da Vigilância

A Secretaria de Saúde de Guarantã do Norte iniciou o ano com um conjunto de estratégias voltadas ao engajamento de toda a comunidade nas ações preventivas contra a dengue, o zika vírus e a chikungunya. Como parte desse trabalho, foi realizada uma reunião de alinhamento que contou com a participação de lideranças religiosas, com o objetivo de ampliar o alcance das orientações e levar informações essenciais sobre o combate à proliferação do mosquito aedes aegypti aos lares Guarantaenses.

Durante o encontro, foram reforçadas medidas simples e eficazes de prevenção, como eliminar água parada em vasos de plantas, pneus, garrafas e calhas, manter caixas d’água e reservatórios bem vedados, descartar corretamente o lixo e limpar quintais e terrenos.

A Secretaria alertou ainda sobre os riscos à saúde causados pelas doenças transmitidas pelo mosquito, que podem provocar febre alta, dores no corpo e nas articulações, manchas na pele, dor de cabeça intensa e, em casos mais graves, complicações que exigem acompanhamento médico.
“Com a chegada do período chuvoso, a Vigilância Epidemiológica faz um alerta especial, pois o aumento das chuvas favorece o surgimento de focos e criadouros do Aedes aegypti.

Segundo o órgão, a Secretaria de Saúde desenvolverá todas as ações necessárias para o enfrentamento às endemias, incluindo mutirões de limpeza, monitoramento de áreas de risco, orientações educativas, controle de focos e a visitação periódica dos agentes de combate às endemias nas residências e estabelecimentos”, disse o Coordenador da Vigilância Epidemiológica, Francisco Vieira.

A Secretaria de Saúde reforça que o sucesso no combate à dengue, zika e chikungunya depende do comprometimento de toda a população. Cada morador deve fazer a sua parte, adotando práticas preventivas no dia a dia. Em caso de sintomas, a orientação é procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde para avaliação e atendimento adequado. Juntos, poder público e comunidade podem vencer essa batalha em defesa da saúde coletiva.

Ver Mais

Mais Vistas