Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Criatividade em Ação na Escola Jane Pereira Lopes de Matupá

Estabelecimento de ensino realiza Feira Cultural, de Conhecimentos e de Ciências potencializando o protagonismo dos estudantes.

Feira Jane
Foto: Divulgação

A Escola Municipal Jane Pereira Lopes realizou pelo quinto ano consecutivo o Projeto ‘Escritores dos Saberes’ com o tema ‘Criatividade em Ação’. Durante o ano letivo os professores de todas as disciplinas trabalharam e compartilharam com os estudantes conhecimentos específicos, desenvolveram pesquisas, fortaleceram a socialização e estimularam as potencialidades dos alunos para que sejam protagonistas na construção de seu próprio futuro.

Na Feira de Conhecimentos encontramos: Projetos de Energia Sustentável, o Poder da Reciclagem, a Tecnologia Mecânica e Experiências de Química, Biologia e Física.

No contexto da Matemática foram elaborados jogos e brinquedos educativos para melhor aprendizado sobre as figuras geométricas, algarismos, as operações e equações.

Em se tratando de Educação Física, uma sala tratou exclusivamente das Copas do Mundo já conquistadas pelo Brasil ao longo das décadas com direito a histórico dos jogos e construção de maquetes.

Também estiveram em evidencia durante o evento as artes cênicas, a música, a dança e a pintura livre.

Os estudantes da Escola Municipal Jane Pereira Lopes também capricharam na culinária e gastronomia das regiões do Brasil e do Mundo, com exposição e degustação de deliciosos pratos.

Em se tratando de Língua Portuguesa quem passou pela unidade escolar pôde acompanhar o dinamismo e a performance dos estudantes nas iniciativas de propaganda, conhecimento literário, poemas e poesias, e na talento musical.

O Projeto da Secretaria de Cultura ‘Teatro na Escola’ tem sido relevante na descoberta de talentos e na positividade das artes cênicas no processo de formação educacional. A apresentação da peça ‘A Formiguinha e a Neve’ evidenciou que esta arte propicia sensibilização, desinibição, desenvolvimento da capacidade criativa, da comunicação, expressão, espontaneidade e na capacidade de raciocínio lógico.

As Secretarias de Educação e Cultura parabenizam os professores, direção, coordenação e alunos pela realização do projeto, em especial os pais e responsáveis que visitaram o colégio para prestigiar e incentivar as crianças e adolescentes, que por sua vez se empenharam e se dedicaram ao máximo para corresponder a expectativa de todos.   

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Peixoto de Azevedo

Vereador Evando comemora Lei que permite repasse financeiro para APAE

R$ 236 mil para a cobertura integral do picadeiro do Projeto de Ecoterapia da APAE Peixotense.

Vereador Evando comemora Lei que permite repasse financeiro para APAE
Foto: Pais e alunus participam de sessão

O diretor da APAE e vereador Evandro Kommers comemorou a aprovação do Projeto de Lei do Executivo nº 38/2025, encaminhado pelo Prefeito Paulistinha e que destina R$ 236 mil para a cobertura integral do picadeiro do Projeto de Ecoterapia da APAE Peixotense.

A ecoterapia é fundamental para a reabilitação e saúde dos mais de 80 alunos da instituição, contribuindo significativamente para seu desenvolvimento físico e emocional.

A atividade promove bem‑estar e auxilia no tratamento dos alunos, refletindo diretamente na melhoria de sua qualidade de vida e nas habilidades sociais e motoras.

Kommers reafirmou que continuará apoiando e aprovando projetos, viabilizando emendas parlamentares e trabalhando para ampliar as políticas públicas voltadas ao público atendido pela APAE, garantindo mais recursos e apoio às iniciativas da instituição.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Secretária anuncia novos horários de atendimento na Prefeitura de Peixoto de Azevedo

Decreto nº 109/2025, que estabelece os horários de atendimento e a funcionalidade das repartições públicas municipais durante o período de Natal e Ano Novo.

Secretária anuncia novos horário de atendimento na Prefeitura de Peixoto de Azevedo
Foto: Solange Barbosa - Secretária de Administração

A Secretária de Administração de Prefeitura de Peixoto de Azevedo, Solange Barbosa, concedeu entrevista coletiva para anunciar o Decreto nº 109/2025, que estabelece os horários de atendimento e a funcionalidade das repartições públicas municipais durante o período de Natal e Ano Novo.

Conforme determinado no decreto, de 02 a 19 de dezembro, o atendimento ao público será realizado em horário especial, das 13h às 17h. Já no período de 22 de dezembro de 2025 a 09 de janeiro de 2026, não haverá atendimento ao público nos órgãos e repartições do município de Peixoto de Azevedo, sendo mantidos apenas os serviços considerados essenciais, por meio de regime de escala de servidores.

Durante esse intervalo, também ficarão suspensos os processos administrativos, com exceção dos processos licitatórios, que seguirão em tramitação pelo departamento responsável. O decreto ainda oficializa o Recesso Funcional da Prefeitura, abrangendo todas as secretarias, departamentos e órgãos, no período de 12 a 30 de janeiro de 2026.

A retomada normal do atendimento ao público está prevista para 02 de fevereiro de 2026, com expediente das 07h às 11h e das 13h às 17h.

Ao justificar as medidas, Solange Barbosa destacou que o recesso tem como objetivo a organização administrativa, o equilíbrio econômico-financeiro, a avaliação das ações públicas, além da reestruturação e ajustes nas pastas, respeitando os preceitos legais. Segundo ela, o período também marca o fechamento do primeiro ano da gestão do prefeito Nilmar Nunes Miranda (Paulistinha), reafirmando o compromisso com a transparência, a governabilidade democrática, o cumprimento de metas e o planejamento estratégico para o exercício de 2026.

Ver Mais

Mais Vistas