Notícia Vip

Meta da Campanha de Doação de Sangue é alcançada em Matupá

Publicado dia 27/10/2018 às 12h57min

Mobilização pela Vida agregou divulgação do Outubro Rosa.

A Secretaria Municipal de Saúde está realizando neste sábado (27) mais uma campanha de doação de sangue em Matupá-MT. A mobilização acontece no Posto de Saúde da Família do Bairro União e conta com a presença da equipe multiprofissional do Hemocentro de Colíder e participação direta dos Enfermeiros, Técnicos, Auxiliares, Agentes Comunitários de Saúde, Bioquímicos, Odontólogos e Voluntários.

A meta de coleta é de 80 bolsas e até as 10:00 horas já haviam sido registrados 110 cadastros entre doadores habituais e novos. Todos eles passaram por avaliações da pressão arterial, peso, laboratoriais e entrevistas de triagem.

No mutirão de solidariedade pela vida na sala de coleta de sangue o procedimento foi como sempre: simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação. Uma pessoa adulta tem, em média, 5 litros de sangue. Em cada doação, o máximo de sangue retirado é de 450 ml.

Após as doações, a Secretaria de Saúde providenciou a entrega de camisetas alusivas a campanha de doação de sangue com agregação de divulgação do ‘Outubro Rosa’, além de servir um lanche especial com frutas, leite, sucos, chá e sanduíche natural.

Por que doar sangue?

A doação de sangue é um ato altruísta e totalmente voluntário, que pode salvar vidas. Dependem desse ato solidário pessoas que se submetem a tratamentos planejados e intervenções médicas urgentes de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes e intervenções oncológicas. O sangue é imprescindível também para que pacientes com doenças crônicas graves - como Doença Falciforme e Talassemia - possam viver por mais tempo e com mais qualidade, além de ser de vital importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades. No caso específico de Matupá e região principalmente para suprir a demanda de pacientes vítimas de acidentes de trânsito.


Fonte Notícia Vip


Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Notícia Vip, não reflete a opinião deste Portal.