Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

8 Cooperativas do Amapá visitam COOGAVEPE no Portal da Amazônia

Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto continua sendo uma referencia no Ramo Mineral Brasileiro.

Comitiva Amapá
Foto: Divulgação

A COOGAVEPE está recebendo a visita de uma delegação composta por oito cooperativas do ramo mineral e de técnicos da Organização das Cooperativas Brasileiras do estado do Amapá e de Brasília-DF.

Cerca de 25 pessoas fazem parte da comitiva que foi recebida na sede da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto, oportunidade em que conheceram todas as dependências físicas da instituição, o quadro de técnicos e colaboradores e a sua logística e estrutura funcional para atender os mais de 6.000 cooperados dos sete municípios de sua abrangência.

O Presidente da COOGAVEPE, Gilson Gomes Camboim, palestrou sobre o histórico de todas as etapas enfrentadas até se chegar a fundação da cooperativa em meados de 2007, e que hoje é uma referencia em todo território nacional em se tratando do ramo mineral.

Temas como: gestão administrativa, organização contábil, legislação, tecnologias e metodologias aplicadas e desenvolvimento econômico e social foram abordados para que as Cooperativas Amapaenses sejam bem sucessivas na missão de fomentar a atividade e garantir estabilidade nas ações de interesse específico dos cooperados, estimulando um ambiente participativo, democrático e justo.

A Delegação de Cooperativas de Mineração do Amapá conheceram também a funcionalidade do Viveiro Municipal de Mudas gerido pela Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a COOGAVEPE. Os trabalhos estão concentrados na meta de produção de 100.000 mudas de árvores nativas, frutíferas e ornamentais que já estão sendo utilizadas nos projetos de recuperação de áreas degradadas que inclusive contam com assistência técnica do Departamento Ambiental da Cooperativa de Garimpeiros.

No Garimpo Filão da Porteira eles puderam acompanhar o emprego de mecanização no processo de extração de ouro, que por sua vez assegura um melhor reaproveitamento do rejeito mineral na extração modalidade subterrânea. A operação altamente tecnificada vem acompanhada de pesquisas, medidas de segurança no trabalho e minimização dos impactos ambientais.

O último compromisso da Comitiva Cooperativista do Amapá foi uma palestra com o Piscicultor e Produtor Rural, Vilamir José Longo, que utilizou recursos audiovisuais para mostrar a recuperação dos passivos ambientais provocados pelo garimpo transformando-as em novas alternativas de fonte de renda, como as cadeias produtivas de criação de peixes da espécie Pirarucu e cultivo do pequi gigante, ambos bem sucedidos na região da Gleba ETA em Peixoto de Azevedo.

Cooperativas Visitantes:

COOGAL – Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Lourenço

COOMING – Cooperativa Mineral de São Domingos

COOPGAVIN – Cooperativa de Garimpeiros do Vale Vila Nova

COOPERVALE – Cooperativa do Vale do Amapari

COGACA – Cooperativa do Vale do Capivara

COOMEJ – Cooperativa de Mineração Especializada do Vale do Jari

MINACOOP – Cooperativa Extrativista

Mineral dos Vales do Oiapoque e Cassiporé

COOEMAP – Cooperativa Extrativista Mineral do Estado do Amapá

Mais Fotos
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Saúde

Van 0 km é entregue para o transporte de pacientes que fazem hemodiálise

Prefeitura de Matupá continua investindo na ampliação da frota de veículos para saúde pública

Van 0 km é entregue para o transporte de pacientes que fazem hemodiálise
Foto: Novos veículos entregues
Na última sexta-feira (22) quando da inauguração da nova sede da Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Matupá, aconteceu a entrega de 01 Van Mercerdes-Benz Sprinter e 02 Fiat Strada 0 km para a Secretaria Municipal de Saúde.
 
A Van foi adquirida através de emenda parlamentar do Deputado Estadual, Dilmar Dalbosco (UB) com contrapartida da Prefeitura a pedido do suplente de vereador Tião da Saúde e será utilizada no transporte de pacientes que fazem hemodiálise, exames especializados e demais procedimentos nos polos regionais de saúde de Sinop e Sorriso.
 
“Como motorista de ambulância sei da dificuldade e quanto é doloroso percorrer longas distâncias em busca de assistência médica, principalmente em casos complexos, onde o conforto, a segurança e o transporte adequado amenizam o sofrimento de quem está enfermo. Agradeço o deputado Dilmar Dalbosco por sua sensibilidade politica e ao prefeito Bruno Mena em atender este cidadão suplente de vereador”, comentou Tião da Saúde.
 
A van tem capacidade para 19 passageiros e propiciará maior conforto aos usuários deste tipo de serviço oferecido pela Secretaria de Saúde Matupaense.
 
Uma das picapes Strada será utilizada pela secretaria na logística de atendimento administrativo, técnico, recursos humanos e suporte de apoio as unidades de saúde no transporte de insumos.
Também está sendo contemplada com um veiculo utilitário a Vigilância em Saúde que desempenha ações Sanitárias, Epidemiológicas e Saúde Ambiental.
 
“Estamos investindo pesado no aprimoramento e otimização da frota de ambulâncias, micro-ônibus, vans e veículos utilitários potencializando a melhoria da qualidade nas organizações, planejamento e serviços da área da saúde. Precisamos oferecer condições de trabalho aos profissionais e um transporte cada vez mais digno e humanizado a nossa população”, disse a Secretária de Saúde Tatiane Aranda.
Ver Mais

Saúde

Setor Industrial terá este ano seu 1º Posto de Saúde em Matupá

Estão sendo investidos mais de R$ 1,1 milhão na execução da obra localizada estrategicamente na comunidade

Setor Industrial terá este ano seu 1º Posto de Saúde em Matupá
Foto: Obras em Andamento
Prosseguem as obras de construção do Posto de Saúde do Setor Industrial de Matupá que deverá ser inaugurado este ano atendendo milhares de famílias das margens da BR-163, Bairro Bom Jardim, Setor de Chácaras e Setor Industrial. São investimentos próprios da Prefeitura Municipal que superam R$ 1,1 milhão.
 
O prédio contará com recepção, sala de vacinas, farmácia, consultório médico, gabinete odontológico, sala de ACS, sala de procedimentos e coletas, almoxarifado, entre outras dependências dentro da padronagem de engenharia do Ministério da Saúde.
Ver Mais

Mais Vistas