Notícia Vip

Governador Pedro Taques recebe pleitos da Coogavepe

Publicado dia 28/03/2016 às 09h24min

Durante audiência agendada pelo Dep. Dilmar Dalbosco vários pleitos foram formalizados visando a fomentação da mineração no norte do estado.

O Deputado Estadual, Dilmar Dalbosco (DEM), providenciou o agendamento de audiência com o Governador Pedro Taques (PSDB) para tratar de assuntos inerentes a fomentação da produção mineral no estado de Mato Grosso.

O encontro foi realizado no Palácio Paiaguás e contou com as presenças do Presidente da Metamat, Elias Santos, Presidente da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto, Gilson Gomes Camboim, Prefeito Municipal de Peixoto de Azevedo, Sinvaldo Santos Brito, Presidente da Câmara de Vereadores, Joranir José Soares e o Geólogo Antônio João.

Na oportunidade uma pauta reivindicatória foi protocolada junto ao gestor público estadual pleiteando a otimização e celeridade no processo de vistorias e emissão de 63 licenciamentos ambientais que tramitam morosamente e que estão emperrados na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), aguardando deferimento há aproximadamente um ano.

Outro importante item discutido, diz respeito a reestruturação do prédio, quadro técnico e administrativo, reaparelhamento e aprimoramento da logística de atuação do Escritório Regional da Metamat de Peixoto de Azevedo, que se encontra desativado e inoperante devido a incerteza de sua extinção, fator considerado negativo, pois implicaria no retrocesso de todo trabalho desenvolvido de pesquisas minerais, serviços de assistência técnica, assessoramento jurídico, termos de cooperação, consultorias e parcerias já formalizadas.

A Coogavepe e os Gestores Públicos Municipais, respaldados integralmente pelo Deputado Estadual, Dilmar Dalbosco, solicitaram a gestão do Governador Pedro Taques para que haja a dinamização das atividades desenvolvidas pela Superintendência do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM-MT) vinculada ao Ministério de Minas e Energia no sentido de cumprir a sua finalidade e missão de promover o planejamento e o fomento da exploração mineral e do aproveitamento dos recursos minerais, e superintender as pesquisas geológicas, minerais e de tecnologia mineral, bem como assegurar, controlar e fiscalizar o exercício das atividades de mineração, consideradas ineficazes e mal geridas pelo órgão federal em território Mato-grossense.

“Caso venha ocorrer a liberação dos licenciamentos ambientais dessas áreas pela SEMA, haverá a geração de cerca de 1.000 empregos diretos e indiretos, a ampliação da produção anual de ouro em pelo menos 200 kg/Mês, além da evolução econômica na região, superando os R$ 5 milhões. Sugerimos ao Governador Pedro Taques que elabore uma força tarefa entre os técnicos da SEMA e Metamat para sanarmos este entrave para a produção mineral com sustentabilidade ambiental que esta sendo desenvolvida no Vale do Rio Peixoto”, enfatizou o Deputado Dilmar Dalbosco.

O Presidente da Coogavepe, Gilson Gomes Camboim, lembrou que a produção anual de ouro chegou a três toneladas em 2015 e que a Cooperativa de Garimpeiros conta atualmente com mais de 4.700 cooperados. Todos os pleitos de licenciamentos ambientais junto a SEMA-MT estão alicerçados em autorizações do DNPM.

O Prefeito Sinvaldo Santos Brito e o Presidente da Câmara, Joranir José Soares, formalizaram pedido ao Governador do Estado para que providencie a reativação do Escritório Regional da Metamat com a disponibilização de Geólogos, Engenheiros de Minas, Engenheiros Florestais e Técnicos de Mineração. Eles asseguraram que as contrapartidas do município serão dadas, a exemplo do que ocorreu em anos anteriores, fator preponderante para alavancar essa cadeia produtiva que tem mantido o equilíbrio econômico regional em tempos de crise e instabilidade econômica Brasileira. 


Fonte Notícia Vip


Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Notícia Vip, não reflete a opinião deste Portal.