Redes Sociais
Redes Sociais

Novo Mundo

Comissão dialoga com juiz federal sobre conflito agrário em Novo Mundo

Participaram da reunião representantes do Governo, Advocacia Geral da União e MPF

Reunião Conflito em Novo Mundo
Foto: Divulgação

Representantes do Governo do Estado, Advocacia Geral da União (AGU) e Ministério Público Federal (MPF) se reuniram na manhã desta terça-feira (01.03) com o juiz Murilo Mendes, da 1ª Vara Federal de Sinop, para tratar do conflito agrário que se arrasta há cerca de 10 anos na região denominada Gleba Nhandu, município de Novo Mundo (774 km de Cuiabá), divisa com o Pará.

O grupo expôs ao magistrado a preocupação com o clima de tensão entre acampados e fazendeiros, com ameaças de morte, tiroteios, atentados e homicídios enquanto aguardam decisão judicial. Esta foi mais uma ação da comissão multissetorial criada pelo governador Pedro Taques imediatamente após ataque realizado no dia 21 de fevereiro contra assentados da fazenda Araúna. O objetivo é adotar medidas para evitar maiores danos.

Representando o Governo do Estado, o coronel Joelson Sampaio, secretário adjunto de Integração Operacional da Secretaria de Estado de Segurança (Sesp), falou ao juiz Murilo Mendes do clima tenso que tem mantido a região em permanente estado de alerta. “Estamos com tropas de operações especiais patrulhando o local, porém entendemos que a tensão nasce da dúvida que essa pessoas têm ao longo de todos esses anos sobre quem terá o direito de posse da terra”, ponderou o secretário.

A ouvidora geral da Sesp, advogada Rita Aleixes, destacou a preocupação do governo com a situação das crianças que crescem nesses acampamentos enquanto os pais aguardam decisão judicial e acabam ficando fora da sala de aula. “Muitas mulheres, com seus filhos, ficam sozinhas nos acampamentos porque os maridos têm que fugir das ameaças”, frisou a ouvidora.

O juiz Murilo Mendes argumentou que essa longa demora no andamento do processo dos litígios na área da Gleba Nhandu se deve a questões técnicas e jurídicas. “Já obtivemos êxito em casos como estes por meio de acordos. Estamos tendo todo cuidado”, afirmou o magistrado.

O advogado da União, Claudio Fim, reconheceu o empenho do juiz Murilo Mendes e as dificuldades impostas pelo processo. Grande conhecedor das causas envolvendo reforma agrária e conflitos no campo, Claudio Fim disse acreditar que o anúncio da sentença do processo vai dar mais segurança jurídica para que as partes sigam defendendo seus interesses.

“Sabemos que a sentença não saiu até agora não por culpa da Justiça, mas temos uma preocupação muito grande com quem está lá”, frisou o advogado geral da União. A procuradora do Ministério Público Federal, Flávia Torres, também afirmou que a decisão da Justiça Federal vai contribuir para amenizar o clima de violência porque eles terão uma perspectiva de direito mais tranquila.

O coronel Sampaio agradeceu o juiz Murilo Mendes por receber e ouvir a preocupação do grupo. “Percebemos que todos estamos buscando o mesmo objetivo”, completou.

Encaminhamentos

O secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Valdiney de Arruda, coordenador da comissão instituída pelo governador Pedro Taques, informa que o grupo está trabalhando para criar alternativas e solução para o conflito de Novo Mundo e que tem também a missão de expandir essa força-tarefa para implantar soluções preventivas a outros conflitos ou em iminência de serem deflagradados em Mato Grosso. Nova reunião da comissão está agendada para a próxima segunda-feira (07.03) para dar continuidade aos encaminhamentos .

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Peixoto de Azevedo

AGRIPAC parabeniza Engenheiro Clovis Mânica da EMPAER

Engenheiro Agrônomo da EMPAER de Peixoto de Azevedo recebe Prêmio de Eficiência e Inovação em Práticas Públicas.

AGRIPAC parabeniza Engenheiro Clovis Mânica da EMPAER
Foto: Governador faz entrega da premiação
A Associação de Mini e Pequenos Agricultores do PA Cachimbo parabeniza o Engenheiro Agrônomo, Clovis Luiz de Moraes Mânica, servidor da EMPAER de Peixoto de Azevedo que juntamente com os demais técnicos do órgão estadual de Cuiabá-MT obtiveram sucesso na 1ª Edição do Prêmio de Eficiência e Inovação em Práticas Públicas.
 
O prêmio, organizado pela secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), reconheceu as 10 melhores práticas em cada uma das categorias: Transformação Digital; Redução de Custos/Melhoria da Receita; e Satisfação do Cidadão ou do Servidor.
 
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, fez nesta segunda-feira (15) a entrega da premiação aos vencedores onde o representante da EMPAER Peixotense e instituição parceira da AGRIPAC foi homenageado com o certificado “Servidor Eficiente e Inovador em Práticas Públicas”.
 
Foram mais de 450 práticas inscritas com a participação de 1.500 servidores das mais diferentes áreas públicas do Governo do Estado de Mato Grosso, consagrando ao grupo de trabalho da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural o 5º Lugar na Categoria Transformação Digital com o Projeto: Aplicativo para Coleta das Informações e Atendimento dos Produtores da Agricultura Familiar de Mato Grosso.
 
Parabéns a esses grandes profissionais que ajudam a fomentar os empreendimentos da agricultura familiar nos 11 Projetos de Assentamentos Rurais de Peixoto de Azevedo e são merecedores de nosso reconhecimento e aplausos pela implementação de ferramentas tecnológicas que auxiliam na tomada de decisão para aumento da produtividade, na manutenção dos históricos das cadeias produtivas, na organização e planejamento das propriedades e no acesso as informações.
 
A AGRIPAC demonstra todo respeito aos premiados:
 
Clovis Luiz de Moraes Manica;
Eder Antônio da Silva;
Denise Maria Avila Gutterres e Silva;
Glieber Henriques Beliene;
Jaqueline Oliveira Reis Amaral.
 
Ver Mais

Social

SMAS recebe equipamentos e mobílias

Departamentos, Coordenações e Repartições ligadas a Secretaria de Assistência Social são contemplados pela ação de governo Matupaense

SMAS recebe equipamentos e mobílias
Foto: Entrega de Equipamentos

A prefeitura de Matupá vem fazendo constantes investimentos na melhoria das condições de trabalho dos servidores das diferentes secretarias, departamentos, coordenações e repartições públicas.

Nesta semana foram entregues aparelhos tecnológicos como: projetores, monitores, impressoras, HDs externos, mouses óticos, câmeras de monitoramento, além de cadeiras almofadadas e ar condicionados.

Visando a melhor dinâmica e eficiência das atividades foram contempladas o CRAS, Casa Lar, Vigilância Socioassistencial, Capela Mortuária, Coordenação de Regularização Fundiária, entre outros setores da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Com relação a mobílias, a gestão fez a entrega de camas, colchões, armários e também frízeres, fornos elétricos, liquidificadores, sanduicheiras e demais eletrodomésticos.

“Nós precisamos aparelhar os departamentos, repartições e os ambientes dos prédios públicos, e isso representa organização, praticidade, condições de trabalho e melhor atendimento à população, ou seja, com segurança, comodidade e agilidade. Esse tipo de investimento é um fator motivador aos funcionários e colaboradores tendo como principal meta a otimização dos serviços prestados aos cidadãos, em especial pela pasta de Assistência Social”, mencionou o Prefeito Bruno Mena.  

Entrega

Entrega

Ver Mais

Terra Nova do Norte

Dia 30 acontece o lançamento da Regularização Fundiária da Gleba ETA

Força Tarefa do Titula Brasil Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo e INCRA-MT para emissão de Títulos Definitivos aguardados a mais de 40 anos.

Dia 30 acontece o lançamento da Regularização Fundiária da Gleba ETA
Foto: Câmara de Vereadores

Acontecerá no próximo dia 30 de abril a solenidade de lançamento da Regularização Fundiária Rural do Projeto de Assentamento Gleba ETA que abrange os municípios de Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo.

Na ocasião haverá a entrega de Contrato de Concessão de Uso – CCU e as equipes técnicas das Secretarias Municipais de Agricultura e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA/MT, efetuarão a coleta de documentos com vistas a emissão do Título Definitivo de Propriedade.

O Prefeito de Terra Nova do Norte, Pascoal Alberton, solicitou a concentração de esforços técnicos, administrativos e de logística para que o órgão federal garanta celeridade na entrega dos Títulos Definitivos de Propriedade da Gleba ETA, região de grande concentração de produção agropecuária.

A partir do lançamento do processo de regularização fundiária que acontecerá a partir das 9:00 horas do dia 30 de abril (Terça-Feira) nas dependências da Câmara de Vereadores de Terra Nova do Norte, a Unidade Regional do INCRA-MT providenciará todas as tratativas administrativas e jurídicas para a emissão dos Títulos aguardada a pelo menos quatro décadas pelas famílias em territórios Terranovense e Peixotense.

“São dezenas de agricultores que a muito tempo cumprem com seus direitos e obrigações, e que sempre cultivaram a esperança de obterem o documento de suas propriedades rurais, ou seja, o Título Definitivo. Esperamos que todos estejam presentes neste grande marco para regularização fundiária da Gleba ETA, pois assim que acessarem as escrituras poderão buscar créditos nas instituições financeiras, obterão a valorização do imóvel e também poderão ser contemplados pelos incentivos governamentais”, mencionou o Prefeito Pascoal.

O grupo de trabalho do ‘Titula Brasil’ de Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo estará desenvolvendo as seguintes atividades:

Coleta e Juntada de Documentos

Efetuando Homologações

Instruções Processuais

Baixas Resolutivas

Procedimentos de Regularização

A Presidente da Câmara de Peixoto de Azevedo, Rosângela Matos Dias (Zinha) tem acompanhado e apoiado as políticas publicas de regularização fundiária urbana e rural. Para ela a Titulação da Gleba ETA será um divisor de águas para a fomentação das cadeias produtivas devido a segurança jurídica que o documento providencia no sentido de viabilizar linhas de crédito para custeio, construções e ampliações, aquisição de máquinas, implementos e insumos, além da valorização imobiliária.

Ver Mais

Mais Vistas