Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Piscicultura: Peixoto terá Fazenda de Pirarucus

Empresário Peixotense implanta 13 tanques para criação de peixes da espécie Pirarucu

Pedreiro Acusado
Foto: Divulgação

Com grande potencial de crescimento, a piscicultura está transformando antigas áreas degradadas pela atividade garimpeira na cidade de Peixoto de Azevedo em uma forte e rentável cadeia produtiva.

O empresário Vilamir José Longo é um dos pioneiros na região a promover a recuperação desse passivo ambiental existente há pelo menos 20 anos.

Em sua propriedade localizada na Gleba ETA, a 6 km da sede do município, máquinas pesadas fazem a abertura de 13 tanques de 5.000 a 6.000 m² cada um --- para cria, recria e engorda de peixes da espécie pirarucu.

No total serão mais de nove hectares de lâmina d’agua com o aproveitamento total da disponibilidade de recurso hídrico, temperatura favorável e assistência técnica do Engenheiro de Pesca, Alex Grazzioli Bonami para implantação do Projeto de Piscicultura, que promete se tornar a 1ª Fazenda de Pirarucus do norte Mato-grossense.

O Prefeito Peixotense, Sinvaldo Santos Brito, visitou a propriedade e pôde conhecer de perto um pouco mais desta atividade, que no caso específico da espécie pirarucu é uma grande promessa para os produtores e piscicultores que desejam ingressar em um mercado que ainda não é muito explorado e extremamente lucrativo.

Vilamir José Longo informou que estão em fase de crescimento e desenvolvimento nos berçários implantados na propriedade, cerca de 2.000 alevinos e peixes juvenis de pirarucus, cujo processo de tratamento é a base de ração balanceada e elaborada especificamente para a espécie. O período de engorda é de um ano, sendo que, nesse período, o pirarucu pode atingir cerca de 10 Kg.

O Engenheiro de Pesca, Alex Grazzioli Bonami, lembrou que o pirarucu demora de quatro a cinco anos para chegar à idade adulta e reprodutiva, com peso entre 40 e 45 quilos, e que a cada ninhada, a produção pode oscilar de 3 mil a 10 mil alevinos.

Conhecido por sua saborosa carne, levemente adocicada, sem espinhos e carcaça de alto rendimento, o pirarucu tem mercado garantido no Brasil e no Exterior.
“Devido à sua grande adaptação e resistência em águas com diferentes níveis de pH e baixa oxigenação da água, o pirarucu criado em tanques é absolutamente viável para região Vale do Rio Peixoto. A médio prazo, o Piscicultor Vilamir José Longo será um referencial no norte do estado de Mato Grosso na criação desta espécie de peixe”, salientou Alex Grazzioli Bonami.

O Prefeito Sinvaldo Santos Brito parabenizou a iniciativa empreendedora e colocou as Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente a disposição dos produtores Peixotenses para fomentação da piscicultura como nova alternativa de fonte de renda e recuperação de áreas degradadas pela extração mineral.

“Continuaremos fortalecendo está parceria entre Prefeitura, Metamat, Cooperativa de Garimpeiros e os Produtores para o reaproveitamento das cavas de garimpo. Esses antigos passivos ambientais estão gradativamente se tornando fontes geradoras de emprego, renda, alimento e preservação ambiental”, enfatizou Sinvaldo Brito.

Os interessados em adquirir alevinos e peixes juvenis de pirarucus podem entrar em contato com o Sr. Vilamir José Longo – Rua Thiago Magalhães Nunes / Bairro Centro – No Mercadão das Tintas - Informações: (66) 3575-1716.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Social

SMAS recebe equipamentos e mobílias

Departamentos, Coordenações e Repartições ligadas a Secretaria de Assistência Social são contemplados pela ação de governo Matupaense

SMAS recebe equipamentos e mobílias
Foto: Entrega de Equipamentos

A prefeitura de Matupá vem fazendo constantes investimentos na melhoria das condições de trabalho dos servidores das diferentes secretarias, departamentos, coordenações e repartições públicas.

Nesta semana foram entregues aparelhos tecnológicos como: projetores, monitores, impressoras, HDs externos, mouses óticos, câmeras de monitoramento, além de cadeiras almofadadas e ar condicionados.

Visando a melhor dinâmica e eficiência das atividades foram contempladas o CRAS, Casa Lar, Vigilância Socioassistencial, Capela Mortuária, Coordenação de Regularização Fundiária, entre outros setores da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Com relação a mobílias, a gestão fez a entrega de camas, colchões, armários e também frízeres, fornos elétricos, liquidificadores, sanduicheiras e demais eletrodomésticos.

“Nós precisamos aparelhar os departamentos, repartições e os ambientes dos prédios públicos, e isso representa organização, praticidade, condições de trabalho e melhor atendimento à população, ou seja, com segurança, comodidade e agilidade. Esse tipo de investimento é um fator motivador aos funcionários e colaboradores tendo como principal meta a otimização dos serviços prestados aos cidadãos, em especial pela pasta de Assistência Social”, mencionou o Prefeito Bruno Mena.  

Entrega

Entrega

Ver Mais

Terra Nova do Norte

Dia 30 acontece o lançamento da Regularização Fundiária da Gleba ETA

Força Tarefa do Titula Brasil Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo e INCRA-MT para emissão de Títulos Definitivos aguardados a mais de 40 anos.

Dia 30 acontece o lançamento da Regularização Fundiária da Gleba ETA
Foto: Câmara de Vereadores

Acontecerá no próximo dia 30 de abril a solenidade de lançamento da Regularização Fundiária Rural do Projeto de Assentamento Gleba ETA que abrange os municípios de Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo.

Na ocasião haverá a entrega de Contrato de Concessão de Uso – CCU e as equipes técnicas das Secretarias Municipais de Agricultura e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA/MT, efetuarão a coleta de documentos com vistas a emissão do Título Definitivo de Propriedade.

O Prefeito de Terra Nova do Norte, Pascoal Alberton, solicitou a concentração de esforços técnicos, administrativos e de logística para que o órgão federal garanta celeridade na entrega dos Títulos Definitivos de Propriedade da Gleba ETA, região de grande concentração de produção agropecuária.

A partir do lançamento do processo de regularização fundiária que acontecerá a partir das 9:00 horas do dia 30 de abril (Terça-Feira) nas dependências da Câmara de Vereadores de Terra Nova do Norte, a Unidade Regional do INCRA-MT providenciará todas as tratativas administrativas e jurídicas para a emissão dos Títulos aguardada a pelo menos quatro décadas pelas famílias em territórios Terranovense e Peixotense.

“São dezenas de agricultores que a muito tempo cumprem com seus direitos e obrigações, e que sempre cultivaram a esperança de obterem o documento de suas propriedades rurais, ou seja, o Título Definitivo. Esperamos que todos estejam presentes neste grande marco para regularização fundiária da Gleba ETA, pois assim que acessarem as escrituras poderão buscar créditos nas instituições financeiras, obterão a valorização do imóvel e também poderão ser contemplados pelos incentivos governamentais”, mencionou o Prefeito Pascoal.

O grupo de trabalho do ‘Titula Brasil’ de Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo estará desenvolvendo as seguintes atividades:

Coleta e Juntada de Documentos

Efetuando Homologações

Instruções Processuais

Baixas Resolutivas

Procedimentos de Regularização

A Presidente da Câmara de Peixoto de Azevedo, Rosângela Matos Dias (Zinha) tem acompanhado e apoiado as políticas publicas de regularização fundiária urbana e rural. Para ela a Titulação da Gleba ETA será um divisor de águas para a fomentação das cadeias produtivas devido a segurança jurídica que o documento providencia no sentido de viabilizar linhas de crédito para custeio, construções e ampliações, aquisição de máquinas, implementos e insumos, além da valorização imobiliária.

Ver Mais

Mais Vistas