Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Coogavepe é destaque no site Notícias de Mineração Brasil

Principal site de mineração do país destaca inovações tecnológicas desenvolvidas pela Coogavepe.

acusado
Foto: Divulgação

A Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe), em parceria com a Fragmetal, iniciou a instalação de uma planta móvel para a exploração de ouro no município de Matupá (MT). A planta, que teve investimento de R$ 800 mil, deve entrar em operação até a quarta-feira (15) e pode alcançar taxas de recuperação minerais superiores à de equipamentos similares, minimizando perdas e maximizando o desempenho financeiro.

O presidente da cooperativa, Gilson Gomes Camboim, disse, por e-mail ao NMB, que o equipamento possui tecnologia que viabilizará a concentração de pequenas partículas de ouro por meio do mecanismo de separação por gravidade, garantindo eficiência no aproveitamento dos rejeitos minerais de diferentes densidades trabalhados ao longo dos anos.

“Neste processo não se utiliza produtos químicos como o azougue ou mercúrio e a de taxa de recuperação de ouro pode chegar a 95% com baixo custo operacional. Além do aproveitamento de todo potencial aurífero dos rejeitos da extração mineral, também poderão ser explorados de forma ecologicamente correta, os materiais viáveis para a construção civil, como areia, seixo, cascalho, e qualquer outro mineral ou pedra preciosa”, afirmou.

Segundo Camboim, o método de garimpagem com a utilização de dragas e bateias ainda provoca muitas perdas, principalmente do ouro mais fino, mas com a utilização da nova tecnologia haverá o aproveitamento praticamente total do potencial aurífero da região, fator que refletirá em maior produtividade e geração de renda aos cooperados.

Em relação à recuperação da área após a realização das atividades, ele afirmou que é necessário espalhar o material no local das cavas de garimpo e que com o equipamento “é possível distribuí-lo de forma uniforme através da correia transportadora [esteira], de forma mais pratica, ou utilizar caminhões caçamba, que levariam uma carga de rejeito rico e retornariam com outra do material já processado, que posteriormente será utilizado na recomposição do solo para fins de reflorestamento”.

A Coogavepe promoverá gradativamente, por meio da implantação deste equipamento, a transição da não utilização do mercúrio nem do cianeto na atividade mineral. O presidente da Cooperativa acrescentou que serão otimizados os projetos de recuperação de áreas degradadas e passivos ambientais, inclusive aqueles que já estão abandonados há anos.

“A planta de extração utiliza até 75% a menos de água em sistema de recirculação e pode ser montada em áreas secas, o que facilita a operação com tanques de decantação, o que significa que absolutamente nenhum sólido ou assoreamento residual será descarregado, fazendo com que a operação seja possível em áreas sensíveis, como córregos, rios e lagos sem prejuízos ao meio ambiente, pois não são usados produtos químicos”, disse.

De acordo com Maurício Moreira, diretor da Fragmetal Mineração de Minas Gerais, a planta é compacta e poderá ser utilizada em qualquer região com custo operacional consideravelmente baixo com acionamento por gerador.

“É importante lembrar que o equipamento é ecologicamente correto, pois não usa produtos químicos. O minério processado pode retornar a mina para efeitos de reflorestamento. Não existe morosidade na obtenção de licença de exploração e a planta é 100% nacional, fabricada pela Fragmetal”. Com informações da Coogavepe.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Matupá

Matupá recebe Prêmio do Sebrae-MT

Município é destaque estadual no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2024

Matupá recebe Prêmio do Sebrae-MT
Foto: Prefeitos de Alta Floresta, Guarantã e Matupá

O Prefeito de Matupá, Bruno Mena e a Secretária de Indústria e Comércio, Juliani Cristina, participaram nesta terça-feira (09) no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá, da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2024 (PSPE-MT).

O Sebrae/MT fez a entrega de 23 premiações para gestores públicos municipais Mato-grossenses que se destacaram nas políticas públicas inovadoras que promovem e potencializam a transformação de desafios em oportunidades, por meio de ações coordenadas, da aprendizagem coletiva, do compartilhamento de experiências e do desenho de soluções nas diferentes áreas, tais como: empreendedorismo, infraestrutura, social, turismo, meio ambiente, cultura, educação, regularização fundiária, saúde, urbanismo, geração de emprego e renda, agricultura familiar e outras.

O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora busca identificar e valorizar essas conquistas locais das prefeituras de todo o Brasil, que contribuem para um cenário nacional mais próspero, inclusivo e resiliente.

A Prefeitura de Matupá se inscreveu e teve a oportunidade de apresentar seu Case de Sucesso nos projetos, ações, atividades, campanhas, estratégias e cumprimento do plano de governo voltado ao fortalecimento dos pequenos negócios e do desenvolvimento local implementando e projetando a inovação no setor público com foco na simplificação, no relacionamento com pequenos negócios e microempreendedores, na qualidade das compras governamentais, na educação empreendedora, na inclusão produtiva, no turismo e na identidade territorial, no empreendedorismo rural, na sustentabilidade, no planejamento urbano e na governança.

O Prefeito Bruno Mena e a Primeira Dama Juliani Cristina comemoraram o prêmio de 3º Lugar na Categoria Turismo e Identidade Territorial alcançado na etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2024, uma certeza de que a atual administração cumpriu e está otimizando a prestação de serviços à municipalidade, contribuindo para a ampliação da capacidade de gestão, responsabilidade social, equilíbrio financeiro, geração de oportunidades, fomentação econômica, sustentabilidade, projeção e visibilidade como Cidade Polo Regional de Desenvolvimento.

Prefeito Bruno e Secretária Juliana Cristina

Ver Mais

UNIÃO DO NORTE

Vereadora se destaca por defender povo de União do Norte

Eliege Krul tem usado a tribuna e vias judiciais para solucionar problemas públicos do maior Projeto de Assentamento da América Latina

Vereadora se destaca por defender povo de União do Norte
Foto: Vereadora Eliege na Ponte do Trav. 03
Indiscutivelmente a vereadora Eliege Krul (UB) tem se mostrado uma das maiores revelações políticas do distrito União do Norte, pois mesmo fazendo oposição responsável a atual gestão pública Peixotense na Câmara Municipal sua atuação está pautada na solução de graves problemas vivenciados pelos mais 12.000 habitantes do maior projeto de assentamento da América Latina.
 
Quer seja na tribuna do parlamento, nas oportunidades dadas pelos veículos de comunicação, em suas redes sociais e principalmente no acionamento da justiça por meio do Ministério Público Estadual algumas mazelas estão sendo resolvidas, como é o caso da construção de pontes e bueiros nos travessões afetados pela chuva e que ficaram ainda mais danificados devido a falta de manutenção e substituição de madeira por galerias e tubos de concreto.
 
Depois da presença de mais de 50 pessoas na sede da Promotoria de Justiça em março deste ano e denúncia da vereadora Eliege Krul, houve a realização de uma reunião com secretários e procuradores da Prefeitura junto aos moradores e a representante do MPE onde foi estabelecido o Termo de Compromisso de recuperar os pontos mais críticos dos travessões 02, 03 e 04.
 
Os agricultores familiares fizeram a doação da madeira enquanto a Secretaria de Obras disponibilizou os maquinários e mão-de-obra para que os serviços fossem iniciados pelo Travessão 03 onde as famílias já estavam praticamente ilhados.
 
A parlamentar declarou que vai acompanhar o cumprimento de todas as demandas compromissadas e irá fazer forte gestão para que todas as pontes, pontilhões e bueiros de madeiras já deterioradas deem lugar a estruturas perenes de concreto.
 
 
Ver Mais

Mais Vistas