Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Peixoto poderá ter Brigada Mista de Combate a Queimadas

Corpo de Bombeiros apresenta proposta para os 11 municípios do Portal da Amazônia.

Capotamento
Foto: Divulgação

O Prefeito Municipal de Peixoto de Azevedo, Sinvaldo Santos Brito, Secretário de Meio Ambiente Paulo César Dendena e os Técnicos da Coordenadoria da Defesa Civil Municipal, Vanderlei Ferrari e Cecília Pereira, estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (19) com o Tenente-coronel BM Paulo André da Silva Barroso, comandante do Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso.

Na oportunidade o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso apresentou a proposta da instituição e do Governo do Estado que dispõe sobre o Planejamento Operacional da Temporada de Incêndios Florestais 2015. Dentre as metas está a implantação nos municípios Mato-grossenses das chamadas ‘Brigadas Mistas’, com a participação de Bombeiros Militares e Brigadistas Locais.

“O período de proibição de queimadas em Mato Grosso é de 15 de julho a 15 de setembro, porém desde já estamos desenvolvendo campanhas orientativas, educativas e de esclarecimento e conscientização sobre a prática das queimadas urbanas e rurais. Trata-se de um Crime ambiental e causa grandes danos para o meio ambiente e a saúde da população”, enfatizou o Tenente-Coronel BM Barroso.  

Estudos técnicos e financeiros estão sendo feitos pelas Prefeituras Municipais para assinatura de um Termo de Cooperação Técnica, onde o Governo do Estado arcaria com a Contratação de 02 Bombeiros Militares, Capacitação e Treinamento dos Brigadistas Locais, Aquisição de Equipamentos de Combate a Incêndios Florestais e apoio logístico em todas as demandas, inclusive com a utilização de duas aeronaves que estarão a disposição no Polo Regional de Sinop/MT.

A formação e implantação da ‘Brigada Mista’ será de fundamental importância para o monitoramento e combate as queimadas urbanas e rurais em Peixoto de Azevedo e distrito União do Norte. Dentre as estratégias de atuação estão a prevenção e combate a incêndios, primeiros socorros, controle de pânico e abandono de área, conhecimento teórico e prático para extinção de incêndios e queimadas.

“Peixoto de Azevedo conta com 11 projetos de assentamentos e os focos de incêndio aumentam a cada ano, causando grandes prejuízos materiais, danos ao meio ambiente e problemas de saúde em toda população. A Brigada Mista poderá minimizar esta problemática com ações preventivas e operações de combate a incêndios e queimadas de forma mais eficiente e com a presença de experientes membros do Corpo de Bombeiros Militar. Recebemos a minuta do Termo de Cooperação Técnica e analisaremos agora a viabilidade econômica para firmar esse compromisso”, destacou o Prefeito Sinvaldo Brito.

O Coordenador Municipal da Defesa Civil, Vanderlei Ferrari, lembrou que o município conta com 01 caminhonete Mitsubishi L200 Triton com tração 4x4, aparelhos de GPS, máquinas fotográficas digitais, tablet, computador, rádios transmissores, coletes de identificação, dentre outros aparelhos e equipamentos para agregar a ‘Brigada Mista’.

“Precisamos agora de um imóvel e providenciar a contratação de pelo menos seis brigadistas após o treinamento e capacitação. A município terá que cumprir algumas condicionalidades, como fornecimento de alimentação, uniforme e a dispobilização de 01 veículo pesado que tenha tanque para acondicionamento de água objetivando atender as ocorrências”, comentou Vanderlei Ferrari.

Consta na minuta do Termo de Cooperação Técnica, a contrapartida do Governo do Estado de Mato Grosso no valor de aproximadamente R$ 57 mil. Para a administração pública municipal os custos podem chegar a R$ 25 mil. Parcerias também deverão ser estabelecidas com Sindicatos, Cooperativas, Associações e Organizações Não Governamentais.   

Mais Fotos
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Social

SMAS recebe equipamentos e mobílias

Departamentos, Coordenações e Repartições ligadas a Secretaria de Assistência Social são contemplados pela ação de governo Matupaense

SMAS recebe equipamentos e mobílias
Foto: Entrega de Equipamentos

A prefeitura de Matupá vem fazendo constantes investimentos na melhoria das condições de trabalho dos servidores das diferentes secretarias, departamentos, coordenações e repartições públicas.

Nesta semana foram entregues aparelhos tecnológicos como: projetores, monitores, impressoras, HDs externos, mouses óticos, câmeras de monitoramento, além de cadeiras almofadadas e ar condicionados.

Visando a melhor dinâmica e eficiência das atividades foram contempladas o CRAS, Casa Lar, Vigilância Socioassistencial, Capela Mortuária, Coordenação de Regularização Fundiária, entre outros setores da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Com relação a mobílias, a gestão fez a entrega de camas, colchões, armários e também frízeres, fornos elétricos, liquidificadores, sanduicheiras e demais eletrodomésticos.

“Nós precisamos aparelhar os departamentos, repartições e os ambientes dos prédios públicos, e isso representa organização, praticidade, condições de trabalho e melhor atendimento à população, ou seja, com segurança, comodidade e agilidade. Esse tipo de investimento é um fator motivador aos funcionários e colaboradores tendo como principal meta a otimização dos serviços prestados aos cidadãos, em especial pela pasta de Assistência Social”, mencionou o Prefeito Bruno Mena.  

Entrega

Entrega

Ver Mais

Terra Nova do Norte

Dia 30 acontece o lançamento da Regularização Fundiária da Gleba ETA

Força Tarefa do Titula Brasil Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo e INCRA-MT para emissão de Títulos Definitivos aguardados a mais de 40 anos.

Dia 30 acontece o lançamento da Regularização Fundiária da Gleba ETA
Foto: Câmara de Vereadores

Acontecerá no próximo dia 30 de abril a solenidade de lançamento da Regularização Fundiária Rural do Projeto de Assentamento Gleba ETA que abrange os municípios de Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo.

Na ocasião haverá a entrega de Contrato de Concessão de Uso – CCU e as equipes técnicas das Secretarias Municipais de Agricultura e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA/MT, efetuarão a coleta de documentos com vistas a emissão do Título Definitivo de Propriedade.

O Prefeito de Terra Nova do Norte, Pascoal Alberton, solicitou a concentração de esforços técnicos, administrativos e de logística para que o órgão federal garanta celeridade na entrega dos Títulos Definitivos de Propriedade da Gleba ETA, região de grande concentração de produção agropecuária.

A partir do lançamento do processo de regularização fundiária que acontecerá a partir das 9:00 horas do dia 30 de abril (Terça-Feira) nas dependências da Câmara de Vereadores de Terra Nova do Norte, a Unidade Regional do INCRA-MT providenciará todas as tratativas administrativas e jurídicas para a emissão dos Títulos aguardada a pelo menos quatro décadas pelas famílias em territórios Terranovense e Peixotense.

“São dezenas de agricultores que a muito tempo cumprem com seus direitos e obrigações, e que sempre cultivaram a esperança de obterem o documento de suas propriedades rurais, ou seja, o Título Definitivo. Esperamos que todos estejam presentes neste grande marco para regularização fundiária da Gleba ETA, pois assim que acessarem as escrituras poderão buscar créditos nas instituições financeiras, obterão a valorização do imóvel e também poderão ser contemplados pelos incentivos governamentais”, mencionou o Prefeito Pascoal.

O grupo de trabalho do ‘Titula Brasil’ de Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo estará desenvolvendo as seguintes atividades:

Coleta e Juntada de Documentos

Efetuando Homologações

Instruções Processuais

Baixas Resolutivas

Procedimentos de Regularização

A Presidente da Câmara de Peixoto de Azevedo, Rosângela Matos Dias (Zinha) tem acompanhado e apoiado as políticas publicas de regularização fundiária urbana e rural. Para ela a Titulação da Gleba ETA será um divisor de águas para a fomentação das cadeias produtivas devido a segurança jurídica que o documento providencia no sentido de viabilizar linhas de crédito para custeio, construções e ampliações, aquisição de máquinas, implementos e insumos, além da valorização imobiliária.

Ver Mais

Mais Vistas