Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Peixoto poderá ter Brigada Mista de Combate a Queimadas

Corpo de Bombeiros apresenta proposta para os 11 municípios do Portal da Amazônia.

Capotamento
Foto: Divulgação

O Prefeito Municipal de Peixoto de Azevedo, Sinvaldo Santos Brito, Secretário de Meio Ambiente Paulo César Dendena e os Técnicos da Coordenadoria da Defesa Civil Municipal, Vanderlei Ferrari e Cecília Pereira, estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (19) com o Tenente-coronel BM Paulo André da Silva Barroso, comandante do Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso.

Na oportunidade o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso apresentou a proposta da instituição e do Governo do Estado que dispõe sobre o Planejamento Operacional da Temporada de Incêndios Florestais 2015. Dentre as metas está a implantação nos municípios Mato-grossenses das chamadas ‘Brigadas Mistas’, com a participação de Bombeiros Militares e Brigadistas Locais.

“O período de proibição de queimadas em Mato Grosso é de 15 de julho a 15 de setembro, porém desde já estamos desenvolvendo campanhas orientativas, educativas e de esclarecimento e conscientização sobre a prática das queimadas urbanas e rurais. Trata-se de um Crime ambiental e causa grandes danos para o meio ambiente e a saúde da população”, enfatizou o Tenente-Coronel BM Barroso.  

Estudos técnicos e financeiros estão sendo feitos pelas Prefeituras Municipais para assinatura de um Termo de Cooperação Técnica, onde o Governo do Estado arcaria com a Contratação de 02 Bombeiros Militares, Capacitação e Treinamento dos Brigadistas Locais, Aquisição de Equipamentos de Combate a Incêndios Florestais e apoio logístico em todas as demandas, inclusive com a utilização de duas aeronaves que estarão a disposição no Polo Regional de Sinop/MT.

A formação e implantação da ‘Brigada Mista’ será de fundamental importância para o monitoramento e combate as queimadas urbanas e rurais em Peixoto de Azevedo e distrito União do Norte. Dentre as estratégias de atuação estão a prevenção e combate a incêndios, primeiros socorros, controle de pânico e abandono de área, conhecimento teórico e prático para extinção de incêndios e queimadas.

“Peixoto de Azevedo conta com 11 projetos de assentamentos e os focos de incêndio aumentam a cada ano, causando grandes prejuízos materiais, danos ao meio ambiente e problemas de saúde em toda população. A Brigada Mista poderá minimizar esta problemática com ações preventivas e operações de combate a incêndios e queimadas de forma mais eficiente e com a presença de experientes membros do Corpo de Bombeiros Militar. Recebemos a minuta do Termo de Cooperação Técnica e analisaremos agora a viabilidade econômica para firmar esse compromisso”, destacou o Prefeito Sinvaldo Brito.

O Coordenador Municipal da Defesa Civil, Vanderlei Ferrari, lembrou que o município conta com 01 caminhonete Mitsubishi L200 Triton com tração 4x4, aparelhos de GPS, máquinas fotográficas digitais, tablet, computador, rádios transmissores, coletes de identificação, dentre outros aparelhos e equipamentos para agregar a ‘Brigada Mista’.

“Precisamos agora de um imóvel e providenciar a contratação de pelo menos seis brigadistas após o treinamento e capacitação. A município terá que cumprir algumas condicionalidades, como fornecimento de alimentação, uniforme e a dispobilização de 01 veículo pesado que tenha tanque para acondicionamento de água objetivando atender as ocorrências”, comentou Vanderlei Ferrari.

Consta na minuta do Termo de Cooperação Técnica, a contrapartida do Governo do Estado de Mato Grosso no valor de aproximadamente R$ 57 mil. Para a administração pública municipal os custos podem chegar a R$ 25 mil. Parcerias também deverão ser estabelecidas com Sindicatos, Cooperativas, Associações e Organizações Não Governamentais.   

Mais Fotos
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Matupá

Matupá recebe Prêmio do Sebrae-MT

Município é destaque estadual no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2024

Matupá recebe Prêmio do Sebrae-MT
Foto: Prefeitos de Alta Floresta, Guarantã e Matupá

O Prefeito de Matupá, Bruno Mena e a Secretária de Indústria e Comércio, Juliani Cristina, participaram nesta terça-feira (09) no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá, da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2024 (PSPE-MT).

O Sebrae/MT fez a entrega de 23 premiações para gestores públicos municipais Mato-grossenses que se destacaram nas políticas públicas inovadoras que promovem e potencializam a transformação de desafios em oportunidades, por meio de ações coordenadas, da aprendizagem coletiva, do compartilhamento de experiências e do desenho de soluções nas diferentes áreas, tais como: empreendedorismo, infraestrutura, social, turismo, meio ambiente, cultura, educação, regularização fundiária, saúde, urbanismo, geração de emprego e renda, agricultura familiar e outras.

O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora busca identificar e valorizar essas conquistas locais das prefeituras de todo o Brasil, que contribuem para um cenário nacional mais próspero, inclusivo e resiliente.

A Prefeitura de Matupá se inscreveu e teve a oportunidade de apresentar seu Case de Sucesso nos projetos, ações, atividades, campanhas, estratégias e cumprimento do plano de governo voltado ao fortalecimento dos pequenos negócios e do desenvolvimento local implementando e projetando a inovação no setor público com foco na simplificação, no relacionamento com pequenos negócios e microempreendedores, na qualidade das compras governamentais, na educação empreendedora, na inclusão produtiva, no turismo e na identidade territorial, no empreendedorismo rural, na sustentabilidade, no planejamento urbano e na governança.

O Prefeito Bruno Mena e a Primeira Dama Juliani Cristina comemoraram o prêmio de 3º Lugar na Categoria Turismo e Identidade Territorial alcançado na etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2024, uma certeza de que a atual administração cumpriu e está otimizando a prestação de serviços à municipalidade, contribuindo para a ampliação da capacidade de gestão, responsabilidade social, equilíbrio financeiro, geração de oportunidades, fomentação econômica, sustentabilidade, projeção e visibilidade como Cidade Polo Regional de Desenvolvimento.

Prefeito Bruno e Secretária Juliana Cristina

Ver Mais

UNIÃO DO NORTE

Vereadora se destaca por defender povo de União do Norte

Eliege Krul tem usado a tribuna e vias judiciais para solucionar problemas públicos do maior Projeto de Assentamento da América Latina

Vereadora se destaca por defender povo de União do Norte
Foto: Vereadora Eliege na Ponte do Trav. 03
Indiscutivelmente a vereadora Eliege Krul (UB) tem se mostrado uma das maiores revelações políticas do distrito União do Norte, pois mesmo fazendo oposição responsável a atual gestão pública Peixotense na Câmara Municipal sua atuação está pautada na solução de graves problemas vivenciados pelos mais 12.000 habitantes do maior projeto de assentamento da América Latina.
 
Quer seja na tribuna do parlamento, nas oportunidades dadas pelos veículos de comunicação, em suas redes sociais e principalmente no acionamento da justiça por meio do Ministério Público Estadual algumas mazelas estão sendo resolvidas, como é o caso da construção de pontes e bueiros nos travessões afetados pela chuva e que ficaram ainda mais danificados devido a falta de manutenção e substituição de madeira por galerias e tubos de concreto.
 
Depois da presença de mais de 50 pessoas na sede da Promotoria de Justiça em março deste ano e denúncia da vereadora Eliege Krul, houve a realização de uma reunião com secretários e procuradores da Prefeitura junto aos moradores e a representante do MPE onde foi estabelecido o Termo de Compromisso de recuperar os pontos mais críticos dos travessões 02, 03 e 04.
 
Os agricultores familiares fizeram a doação da madeira enquanto a Secretaria de Obras disponibilizou os maquinários e mão-de-obra para que os serviços fossem iniciados pelo Travessão 03 onde as famílias já estavam praticamente ilhados.
 
A parlamentar declarou que vai acompanhar o cumprimento de todas as demandas compromissadas e irá fazer forte gestão para que todas as pontes, pontilhões e bueiros de madeiras já deterioradas deem lugar a estruturas perenes de concreto.
 
 
Ver Mais

Mais Vistas