Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Estudantes conhecem Garimpo e Projeto de Reflorestamento

Alunos da Escola Vinicius de Moraes participam de mais uma aula prática sobre a Mineração e a Proteção Ambiental.

João de Deus Filho
Foto: Divulgação

Alunos da Escola Estadual Vinicius de Moraes estão na fase final de pesquisa e levantamento de dados através das aulas práticas em campo para a 2ª Mostra Histórico Cultural que será desenvolvida no dia 04 de Julho na Praça Central de Peixoto de Azevedo/MT.

Na oportunidade a Direção, Coordenação, Professores, Acadêmicos da UNEMAT e os estudantes farão uma exposição sobre a 'Atividade Garimpeira Sustentável e a Recuperação Ambiental'.

Além de fotos, equipamentos, ferramentas, utensílios, materiais e demais produtos e artigos utilizados ao longo dos anos desde o processo artesanal ou manual, até a utilização de recursos tecnológicos estarão sendo exibidos e enfocados.

Na tarde desta quinta-feira (11) um grupo de 20 pessoas entre alunos e professores visitaram o Garimpo 'Pé de Maraca', ocasião em que conheceram o processo de manejamento de solo e abertura de pistas para extração de ouro em uma área legalizada e que atende as determinações, regras e obrigações dos órgãos fiscalizadores e ambientais.

Os estudantes acompanharam os serviços desenvolvidos por trabalhadores e máquinas pesadas utilizadas especificamente na mineração e também o Projeto de Recuperação de Área Degrada feita com Assistência Técnica da Cooperativa de Garimpeiros do vale do Rio Peixoto.

Em uma área de passivo ambiental equivalente a três hectares foram plantadas centenas de árvores nativas e frutíferas que estão em franco desenvolvimento. Segundo o Gestor Ambiental, Natalino Moreira de Castro, dentre as espécies plantadas estão: Jatobá, Goiabinha, Peroba, Pau de Balsa, Pequi, Eucalipto e Caju.

"A exploração minerária é a principal geradora de empregos e renda na região, porém a sua consolidação está atrelada a concepção de que este segmento produtivo compreende um uso temporal ou transitório do solo, cabendo a obrigatoriedade por força da lei de se promover a recuperação dos passivos ambientais a um nível de estabilidade que permita um uso futuro do solo antes degradado", comentou Natalino Castro.

Durante a visita a propriedade, os estudantes da Escola Estadual Vinícius de Moraes puderam constatar a implantação do projeto de piscicultura como alternativa viável e sustentável de recuperação das cavas e crateados de garimpo. O garimpeiro Francisco da Conceição Lima, optou pela criação de peixes que além de promover a revitalização do que havia sido degradado pelo extrativismo mineral lhe garantirá uma nova alternativa de renda ou pelo menos de lazer e fonte de alimento para sua família.

"Todos os questionamentos, perguntas e indagações feitas pelos alunos foram respondidas a contento pelo Gestor Ambiental, Engenheira Florestal e o próprio Garimpeiro. Ficamos Felizes em constatar que podemos extrair os bens minerais de forma racional e com responsabilidade e consciência", enfatizou a Coordenadora da Escola Vinícius de Moraes, Fabiane Madalena.

A Engenheira Florestal, Laura Reis Fuão, agradeceu ao estabelecimento de ensino por inserir não apenas na teoria, mas principalmente na prática o ensinamento sobre Educação Ambiental.

"Estamos trabalhando a educação ambiental que é extremamente contribuitiva para a formação de cidadãos conscientes da preservação do meio ambiente e aptos a tomar decisões coletivas e necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável", declarou Laura Reis Rosangela Reis Fuão.

Mais Fotos
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Educação

Educação: 15,4% de reajuste aos profissionais Matupaenses

Anuncio foi feito pelo Prefeito Bruno Mena na abertura da Semana Pedagógica

Educação: 15,4% de reajuste aos profissionais Matupaenses
Foto: Anuncio do reajuste

Durante a abertura da Semana Pedagógica Matupaense, o Prefeito Bruno Mena anunciou um reajuste salarial de 15,4% para todos os servidores da educação municipal, contemplando professores, técnicos, motoristas, merendeiras, vigias e demais profissionais da rede.

O percentual é resultado de um forte engajamento intersetorial envolvendo as secretarias e setores de Finanças, Contabilidade, Jurídico, Administrativo e Educação, que trabalharam de forma integrada para garantir responsabilidade fiscal e valorização profissional. O reajuste é composto por 3,9% de recomposição das perdas inflacionárias de 2025, 5,4% referentes ao reajuste do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério e 6,1% de ganho real, representando um avanço concreto na valorização dos profissionais da educação básica matupaense.

Em sua fala, o Prefeito Bruno Mena destacou que o investimento vai além do salário:

“Valorizar nossos profissionais é reconhecer o empenho, o compromisso e a dedicação de cada servidor que constrói diariamente a educação de Matupá. Estamos investindo em incentivos, reconhecimento e motivação, porque acreditamos que políticas públicas sólidas só se constroem quando a educação é tratada como prioridade absoluta. Nosso compromisso é com uma educação forte, humana e de qualidade para todos”, mencionou o Prefeito Bruno Mena.

A medida reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização dos servidores, o fortalecimento da educação pública e a construção de políticas públicas que promovam desenvolvimento, qualidade de ensino e justiça social no município.

O Projeto de Lei Nº 269, de 20 de Janeiro de 2026 já foi protocolado na Câmara Municipal de Vereadores e deverá ser aprovado por unanimidade pelos parlamentares.

Ver Mais

MINERAÇÃO

Coogavepe recebe visita do influencer Jeferson Agostinelli, o FalaTchê

A agenda possibilitou ao comunicador conhecer de perto a realidade, o desenvolvimento e a modernização da extração mineral de pequeno e médio porte no norte de Mato Grosso.

Coogavepe recebe visita do influencer Jeferson Agostinelli, o FalaTchê
Foto: Visita a FlotMine

A Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Peixoto recebeu, em Peixoto de Azevedo, a visita do influencer Jeferson Agostinelli, conhecido nacionalmente como FalaTchê, com mais de 1 milhão de seguidores ele é uma referência nas redes sociais pela produção de conteúdos voltados a veículos, máquinas pesadas, tecnologia e grandes operações produtivas. A agenda possibilitou ao comunicador conhecer de perto a realidade, o desenvolvimento e a modernização da extração mineral de pequeno e médio porte no norte de Mato Grosso.

Na sede da Coogavepe o influencer conheceu as repartições técnicas e administrativas, além da dinâmica do cooperativismo mineral, que abrange cerca de nove municípios da região atuando diretamente na legalização, organização, pesquisa e no desenvolvimento sustentável da atividade garimpeira.

Durante a visita, Jeferson Agostinelli foi recebido pelo cooperado e empresário, Flávio Gomes, na empresa FlotMine Mineração, especializada na extração de minérios e no fornecimento de suprimentos, produtos, maquinários, equipamentos e materiais voltados à mineração. O influencer também conheceu o Centro Tecnológico de Mineração e o Viveiro de Mudas da cooperativa, responsável pela produção e fornecimento de mudas utilizadas na recuperação de áreas degradadas e no cumprimento das condicionantes ambientais, com total suporte técnico aos cooperados.

Outro ponto de destaque foi a visita a uma frente de lavra garimpeira, onde são empregadas sondagens tecnológicas, maquinários de grande porte e práticas modernas de produção, evidenciando uma cadeia produtiva que já avançou significativamente ao eliminar o uso de produtos químicos no beneficiamento do ouro, reforçando o compromisso com a sustentabilidade ambiental.

Em uma Compra de Ouro devidamente constituída, registrada e habilitada foi apresentado todo o processo de comercialização do metal, desde a pesagem, fundição, análise do teor de pureza, verificação da procedência até a emissão da nota fiscal, garantindo transparência, legalidade e rastreabilidade.

Ver Mais

Mais Vistas