Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Estudantes conhecem Garimpo e Projeto de Reflorestamento

Alunos da Escola Vinicius de Moraes participam de mais uma aula prática sobre a Mineração e a Proteção Ambiental.

João de Deus Filho
Foto: Divulgação

Alunos da Escola Estadual Vinicius de Moraes estão na fase final de pesquisa e levantamento de dados através das aulas práticas em campo para a 2ª Mostra Histórico Cultural que será desenvolvida no dia 04 de Julho na Praça Central de Peixoto de Azevedo/MT.

Na oportunidade a Direção, Coordenação, Professores, Acadêmicos da UNEMAT e os estudantes farão uma exposição sobre a 'Atividade Garimpeira Sustentável e a Recuperação Ambiental'.

Além de fotos, equipamentos, ferramentas, utensílios, materiais e demais produtos e artigos utilizados ao longo dos anos desde o processo artesanal ou manual, até a utilização de recursos tecnológicos estarão sendo exibidos e enfocados.

Na tarde desta quinta-feira (11) um grupo de 20 pessoas entre alunos e professores visitaram o Garimpo 'Pé de Maraca', ocasião em que conheceram o processo de manejamento de solo e abertura de pistas para extração de ouro em uma área legalizada e que atende as determinações, regras e obrigações dos órgãos fiscalizadores e ambientais.

Os estudantes acompanharam os serviços desenvolvidos por trabalhadores e máquinas pesadas utilizadas especificamente na mineração e também o Projeto de Recuperação de Área Degrada feita com Assistência Técnica da Cooperativa de Garimpeiros do vale do Rio Peixoto.

Em uma área de passivo ambiental equivalente a três hectares foram plantadas centenas de árvores nativas e frutíferas que estão em franco desenvolvimento. Segundo o Gestor Ambiental, Natalino Moreira de Castro, dentre as espécies plantadas estão: Jatobá, Goiabinha, Peroba, Pau de Balsa, Pequi, Eucalipto e Caju.

"A exploração minerária é a principal geradora de empregos e renda na região, porém a sua consolidação está atrelada a concepção de que este segmento produtivo compreende um uso temporal ou transitório do solo, cabendo a obrigatoriedade por força da lei de se promover a recuperação dos passivos ambientais a um nível de estabilidade que permita um uso futuro do solo antes degradado", comentou Natalino Castro.

Durante a visita a propriedade, os estudantes da Escola Estadual Vinícius de Moraes puderam constatar a implantação do projeto de piscicultura como alternativa viável e sustentável de recuperação das cavas e crateados de garimpo. O garimpeiro Francisco da Conceição Lima, optou pela criação de peixes que além de promover a revitalização do que havia sido degradado pelo extrativismo mineral lhe garantirá uma nova alternativa de renda ou pelo menos de lazer e fonte de alimento para sua família.

"Todos os questionamentos, perguntas e indagações feitas pelos alunos foram respondidas a contento pelo Gestor Ambiental, Engenheira Florestal e o próprio Garimpeiro. Ficamos Felizes em constatar que podemos extrair os bens minerais de forma racional e com responsabilidade e consciência", enfatizou a Coordenadora da Escola Vinícius de Moraes, Fabiane Madalena.

A Engenheira Florestal, Laura Reis Fuão, agradeceu ao estabelecimento de ensino por inserir não apenas na teoria, mas principalmente na prática o ensinamento sobre Educação Ambiental.

"Estamos trabalhando a educação ambiental que é extremamente contribuitiva para a formação de cidadãos conscientes da preservação do meio ambiente e aptos a tomar decisões coletivas e necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável", declarou Laura Reis Rosangela Reis Fuão.

Mais Fotos
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Matupá

Matupá recebe Prêmio do Sebrae-MT

Município é destaque estadual no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2024

Matupá recebe Prêmio do Sebrae-MT
Foto: Prefeitos de Alta Floresta, Guarantã e Matupá

O Prefeito de Matupá, Bruno Mena e a Secretária de Indústria e Comércio, Juliani Cristina, participaram nesta terça-feira (09) no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá, da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2024 (PSPE-MT).

O Sebrae/MT fez a entrega de 23 premiações para gestores públicos municipais Mato-grossenses que se destacaram nas políticas públicas inovadoras que promovem e potencializam a transformação de desafios em oportunidades, por meio de ações coordenadas, da aprendizagem coletiva, do compartilhamento de experiências e do desenho de soluções nas diferentes áreas, tais como: empreendedorismo, infraestrutura, social, turismo, meio ambiente, cultura, educação, regularização fundiária, saúde, urbanismo, geração de emprego e renda, agricultura familiar e outras.

O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora busca identificar e valorizar essas conquistas locais das prefeituras de todo o Brasil, que contribuem para um cenário nacional mais próspero, inclusivo e resiliente.

A Prefeitura de Matupá se inscreveu e teve a oportunidade de apresentar seu Case de Sucesso nos projetos, ações, atividades, campanhas, estratégias e cumprimento do plano de governo voltado ao fortalecimento dos pequenos negócios e do desenvolvimento local implementando e projetando a inovação no setor público com foco na simplificação, no relacionamento com pequenos negócios e microempreendedores, na qualidade das compras governamentais, na educação empreendedora, na inclusão produtiva, no turismo e na identidade territorial, no empreendedorismo rural, na sustentabilidade, no planejamento urbano e na governança.

O Prefeito Bruno Mena e a Primeira Dama Juliani Cristina comemoraram o prêmio de 3º Lugar na Categoria Turismo e Identidade Territorial alcançado na etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2024, uma certeza de que a atual administração cumpriu e está otimizando a prestação de serviços à municipalidade, contribuindo para a ampliação da capacidade de gestão, responsabilidade social, equilíbrio financeiro, geração de oportunidades, fomentação econômica, sustentabilidade, projeção e visibilidade como Cidade Polo Regional de Desenvolvimento.

Prefeito Bruno e Secretária Juliana Cristina

Ver Mais

UNIÃO DO NORTE

Vereadora se destaca por defender povo de União do Norte

Eliege Krul tem usado a tribuna e vias judiciais para solucionar problemas públicos do maior Projeto de Assentamento da América Latina

Vereadora se destaca por defender povo de União do Norte
Foto: Vereadora Eliege na Ponte do Trav. 03
Indiscutivelmente a vereadora Eliege Krul (UB) tem se mostrado uma das maiores revelações políticas do distrito União do Norte, pois mesmo fazendo oposição responsável a atual gestão pública Peixotense na Câmara Municipal sua atuação está pautada na solução de graves problemas vivenciados pelos mais 12.000 habitantes do maior projeto de assentamento da América Latina.
 
Quer seja na tribuna do parlamento, nas oportunidades dadas pelos veículos de comunicação, em suas redes sociais e principalmente no acionamento da justiça por meio do Ministério Público Estadual algumas mazelas estão sendo resolvidas, como é o caso da construção de pontes e bueiros nos travessões afetados pela chuva e que ficaram ainda mais danificados devido a falta de manutenção e substituição de madeira por galerias e tubos de concreto.
 
Depois da presença de mais de 50 pessoas na sede da Promotoria de Justiça em março deste ano e denúncia da vereadora Eliege Krul, houve a realização de uma reunião com secretários e procuradores da Prefeitura junto aos moradores e a representante do MPE onde foi estabelecido o Termo de Compromisso de recuperar os pontos mais críticos dos travessões 02, 03 e 04.
 
Os agricultores familiares fizeram a doação da madeira enquanto a Secretaria de Obras disponibilizou os maquinários e mão-de-obra para que os serviços fossem iniciados pelo Travessão 03 onde as famílias já estavam praticamente ilhados.
 
A parlamentar declarou que vai acompanhar o cumprimento de todas as demandas compromissadas e irá fazer forte gestão para que todas as pontes, pontilhões e bueiros de madeiras já deterioradas deem lugar a estruturas perenes de concreto.
 
 
Ver Mais

Mais Vistas