Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Estudantes conhecem Garimpo e Projeto de Reflorestamento

Alunos da Escola Vinicius de Moraes participam de mais uma aula prática sobre a Mineração e a Proteção Ambiental.

João de Deus Filho
Foto: Divulgação

Alunos da Escola Estadual Vinicius de Moraes estão na fase final de pesquisa e levantamento de dados através das aulas práticas em campo para a 2ª Mostra Histórico Cultural que será desenvolvida no dia 04 de Julho na Praça Central de Peixoto de Azevedo/MT.

Na oportunidade a Direção, Coordenação, Professores, Acadêmicos da UNEMAT e os estudantes farão uma exposição sobre a 'Atividade Garimpeira Sustentável e a Recuperação Ambiental'.

Além de fotos, equipamentos, ferramentas, utensílios, materiais e demais produtos e artigos utilizados ao longo dos anos desde o processo artesanal ou manual, até a utilização de recursos tecnológicos estarão sendo exibidos e enfocados.

Na tarde desta quinta-feira (11) um grupo de 20 pessoas entre alunos e professores visitaram o Garimpo 'Pé de Maraca', ocasião em que conheceram o processo de manejamento de solo e abertura de pistas para extração de ouro em uma área legalizada e que atende as determinações, regras e obrigações dos órgãos fiscalizadores e ambientais.

Os estudantes acompanharam os serviços desenvolvidos por trabalhadores e máquinas pesadas utilizadas especificamente na mineração e também o Projeto de Recuperação de Área Degrada feita com Assistência Técnica da Cooperativa de Garimpeiros do vale do Rio Peixoto.

Em uma área de passivo ambiental equivalente a três hectares foram plantadas centenas de árvores nativas e frutíferas que estão em franco desenvolvimento. Segundo o Gestor Ambiental, Natalino Moreira de Castro, dentre as espécies plantadas estão: Jatobá, Goiabinha, Peroba, Pau de Balsa, Pequi, Eucalipto e Caju.

"A exploração minerária é a principal geradora de empregos e renda na região, porém a sua consolidação está atrelada a concepção de que este segmento produtivo compreende um uso temporal ou transitório do solo, cabendo a obrigatoriedade por força da lei de se promover a recuperação dos passivos ambientais a um nível de estabilidade que permita um uso futuro do solo antes degradado", comentou Natalino Castro.

Durante a visita a propriedade, os estudantes da Escola Estadual Vinícius de Moraes puderam constatar a implantação do projeto de piscicultura como alternativa viável e sustentável de recuperação das cavas e crateados de garimpo. O garimpeiro Francisco da Conceição Lima, optou pela criação de peixes que além de promover a revitalização do que havia sido degradado pelo extrativismo mineral lhe garantirá uma nova alternativa de renda ou pelo menos de lazer e fonte de alimento para sua família.

"Todos os questionamentos, perguntas e indagações feitas pelos alunos foram respondidas a contento pelo Gestor Ambiental, Engenheira Florestal e o próprio Garimpeiro. Ficamos Felizes em constatar que podemos extrair os bens minerais de forma racional e com responsabilidade e consciência", enfatizou a Coordenadora da Escola Vinícius de Moraes, Fabiane Madalena.

A Engenheira Florestal, Laura Reis Fuão, agradeceu ao estabelecimento de ensino por inserir não apenas na teoria, mas principalmente na prática o ensinamento sobre Educação Ambiental.

"Estamos trabalhando a educação ambiental que é extremamente contribuitiva para a formação de cidadãos conscientes da preservação do meio ambiente e aptos a tomar decisões coletivas e necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável", declarou Laura Reis Rosangela Reis Fuão.

Mais Fotos
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Guarantã do Norte

Secretaria implanta bueiro de concreto na Linha 45 em Guarantã

A Secretaria de Infraestrutura segue intensificando as ações emergenciais de recuperação das estradas rurais de Guarantã do Norte

Secretaria implanta bueiro de concreto na Linha 45 em Guarantã
Foto: Bueiro implantado

A Secretaria de Infraestrutura segue intensificando as ações emergenciais de recuperação das estradas rurais de Guarantã do Norte, enfrentando o grande desafio climático imposto pelas fortes chuvas que têm atingido o município nos últimos dias. Mesmo diante das adversidades, os trabalhos não param e seguem uma determinação direta do prefeito Márcio Gonçalves: garantir condições de trafegabilidade em todas as regiões produtivas do município.

As frentes de serviço estão concentradas em assegurar o tráfego de caminhões boiadeiros, graneleiros, tanques resfriadores de leite, transportadores de alimentos da agricultura familiar, além de atender outras cadeias produtivas fundamentais para a economia local. Homens e máquinas atuam em sistema de plantão, promovendo a recuperação de pontes, pontilhões e bueiros danificados pelas enxurradas.

Um exemplo recente da eficiência dos trabalhos ocorreu na Linha 45, onde a força das águas havia cortado a estrada, formando uma valeta que rapidamente se tornaria um ponto crítico de atoleiro e impedimento à passagem de veículos, máquinas, caminhões, motociclistas e até pedestres. Em tempo recorde, a Secretaria de Obras implantou uma linha de manilhas de concreto, promovendo a canalização adequada da água. A intervenção solucionou definitivamente o problema e o tráfego já está totalmente liberado na região.



O secretário de Infraestrutura, Alex Pilatti, destacou que a pasta está à disposição dos proprietários de imóveis rurais, sitiantes, agricultores familiares e comunidades que vêm sendo afetadas pelas intensas chuvas e pelos danos nas estradas vicinais. Ele reforça a importância de que todos entrem em contato direto com a Secretaria para que as demandas sejam registradas e atendidas.

“Se sua Linha não foi assistida pelos serviços de recuperação, procure a Secretaria de Infraestrutura para adotarmos as medidas legais e executar as melhorias, manutenções, reparos e revitalizações emergenciais. A gestão do Prefeito Márcio Gonçalves não deixará ninguém para trás”, afirmou o secretário Alex Pilatti.

Ver Mais

Educação

Estudantes Matupaenses recebem Uniformes Escolares

Mais de 3.000 alunos das creches e escolas estão sendo contemplados com ação da Secretaria de Educação de Matupá

Estudantes Matupaenses recebem Uniformes Escolares
Foto: Uniformes

Mais de 3.000 alunos da rede municipal de educação de Matupá estão recebendo uniformes escolares, distribuídos na sede do município, distritos e comunidades rurais. A entrega contempla estudantes da educação infantil e do ensino fundamental, que passam a utilizar vestimentas padronizadas com as cores, logomarcas, brasões e a identificação das unidades escolares.

O uso do uniforme fortalece o sentimento de pertencimento, facilita a identificação dos alunos e das escolas às quais pertencem, além de promover mais igualdade no ambiente escolar.

Outro ponto de grande relevância é a economia gerada às famílias, que deixam de arcar com os custos da aquisição das vestimentas.

A Secretaria de Educação agradece às creches e escolas pela organização e eficiência na logística de distribuição.

A administração do prefeito Bruno Mena e do vice-prefeito Celso Sorgatto segue comprometida com a inovação, atratividade, inclusão e a qualidade do ensino, reforçando o cuidado com a educação em toda a sua essência.

Ver Mais

Educação

16 Professores passam a integrar o quadro efetivo de Peixoto de Azevedo

Secretaria de Educação empossa 16 novos profissionais no município

16 Professores passam a integrar o quadro efetivo de Peixoto de Azevedo
Foto: Posse de Professores

A Prefeitura realizou nesta segunda-feira (02), no Gabinete do Prefeito, a posse de 16 profissionais da educação aprovados em concurso público, que passam a integrar oficialmente o quadro efetivo do município. O ato contou com a presença do Prefeito Nilmar Miranda (Paulistinha), vereadores, secretários municipais e representantes da imprensa regional.

Os novos servidores atuarão na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, reforçando a rede municipal para o início do ano letivo de 2026. A efetivação desses profissionais é fundamental para garantir organização, planejamento pedagógico, continuidade das ações educacionais e qualidade no processo de ensino-aprendizagem, fortalecendo a atuação em sala de aula desde os primeiros dias do ano escolar.

Durante a solenidade, o Secretário Municipal de Educação, João Paulo Silva Souza, destacou o compromisso da gestão com o chamamento dos aprovados em concurso e os investimentos estruturantes realizados na área. Entre as ações, mencionou o reforço no transporte da equipe técnica, administrativa, assessoria pedagógica e apoio logístico aos departamentos educacionais, o início das obras de reforma e ampliação das unidades escolares, a aquisição de cinco novos ônibus escolares, a implantação de berçário para crianças de 0 a 11 meses na Creche Tio Toninho, no Bairro Bela Vista, além da distribuição de materiais escolares e outras políticas públicas que contribuíram para elevar a educação peixotense ao Selo Prata no Estado de Mato Grosso.

O Prefeito Paulistinha ressaltou a importância da posse e a responsabilidade assumida pelos novos profissionais.

“Ser professor é assumir uma missão que transforma vidas e constrói o futuro. Esses profissionais agora efetivados passam a fazer parte da história de Peixoto de Azevedo, com o compromisso de educar com responsabilidade, dedicação e amor, contribuindo diretamente para o desenvolvimento do nosso município”, afirmou o prefeito a nossa reportagem.


Ver Mais

Mais Vistas