Notícia Vip

Coogavepe participou da Feira de Agricultura Familiar Peixotense

Publicado dia 09/09/2015 às 08h57min

Sete municípios participaram do evento que será realizado duas vezes por mês no Centro de Comercialização.

Acolhendo convite da Secretaria Municipal de Agricultura, Industria e Comércio de Peixoto de Azevedo, a equipe multiprofissional do setor ambiental da Cooperativa de Garimpeiros (COOGAVEPE) esteve participando ativamente da 1ª Feira Regional de Agricultura Familiar realizada no dia 05 de setembro no Centro de Comercialização localizado na Avenida Itamar Dias.

Na oportunidade produtores rurais dos municípios de Peixoto de Azevedo, Matupá, Terra Nova do Norte, Nova Guarita, Apiacás e Nova Santa Helena estiveram participando através da comercialização de hortifrutigranjeiros.

Além de frutas, verduras, legumes e hortaliças, também foram vendidos mel, doces, compotas, derivados do leite, embutidos e defumados de suínos, frango caipira, ovos, entre outros alimentos vindos diretamente dos projetos de assentamentos, sítios e chácaras produtivas.

A Associação dos Agricultores do PA Cachimbo (AGRIPAC) e o Centro de Recuperação Vida e Paz da Igreja Assembleia de Deus estiveram presentes no evento que marcou a abertura oficial do Centro de Comercialização Peixotense.

Também foram convidados artesões da região que expuseram e comercializaram tapetes, panos de pratos, trilhos de mesa, peças decorativas entalhadas em madeira, aquários e bebidas artesanais.

Coube a Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto a distribuição gratuita de 300 mudas de árvores nativas e frutíferas, tais como: cacau, cupuaçu, ingá, jambo e ipê. Os técnicos da Coogavepe, Laura Reis Fuão (Engenheira Florestal), Sandra Paixão da Costa Soares (Técnica Ambiental), Josimar Passos (Biólogo) e Natalino Moreira Castro (Gestor Ambiental) prestaram orientações e informações aos visitantes da Feira Regional sobre a importância do reflorestamento urbano e rural para o aspecto visual da cidade, produção de alimentos e a proteção do ecossistema.

A Empresa Carpau Máquinas, Equipamentos, Ferramentas e Produtos Agropecuários fez a exposição de tratores de pneu, motosserras, bombas de água, roçadeiras, geradores de energia, e demais produtos ligados a tecnologia e mecanização da agricultura.

A Rede Sementes Portal da Amazônia trouxe uma gama de sementes de diversas espécies florestais para as ações de recuperação ambiental quer seja na cidade, zona rural e comunidades indígenas.

“Quero agradecer a todos que estiveram participando da Feira de Agricultura Familiar. Conseguimos trazer produtos e alimentos frescos e saudáveis, e o melhor, a preços simbólicos. A região do Portal da Amazônia vem se destacando em diversas cadeias produtivas como a do leite, fruticultura, olericultura, avicultura, piscicultura, grãos, suinocultura, dentre outras. Nossa meta é colocar esses produtos no mercado com agregação de qualidade e preços competitivos. Temos terras férteis e a vontade do agricultor de produzir cada vez mais. Com ajuda da EMPAER e do Consorcio Intermunicipal daremos apoio técnico, consultoria e apoio logístico para fomentar este setor que gera empregos e renda no campo”, enfatizou Daniel Cenci Noronha – Secretário de Agricultura de Peixoto de Azevedo.

Ficou definido que a Feira Regional de Agricultura Familiar será realizada quinzenalmente no Centro de Comercialização.  


Fonte Notícia Vip

Mais Fotos

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Notícia Vip, não reflete a opinião deste Portal.