Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Coogavepe busca certificação da Casa da Moeda para produção de ouro

Superintendência de Meio Ambiente e Qualidade da Casa da Moeda esteve em Peixoto de Azevedo.

Desaparecido
Foto: Divulgação

A Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto – COOGAVEPE, recebeu na última sexta-feira (02) uma equipe técnica da Casa da Moeda do Brasil vinda do Rio de Janeiro-RJ, instituição ligada ao Ministério da Fazenda e que fora criada no dia 08 de março de 1694, com o objetivo de fundir e cunhar o ouro extraído do Brasil durante o período colonial. São mais de três séculos de existência.

Inicialmente a Diretoria da Coogavepe apresentou ao Superintendente do Departamento de Meio Ambiente e Qualidade da Casa da Moeda do Brasil, Marcos Pereira e aos Técnicos de Segurança no Trabalho, Alexandre Peçanha e ao Analista de Gestão Ambiental, Tiago Pereira, um relatório áudio visual substanciado sobre a história de fundação, organização e funcionalidade da Cooperativa de Garimpeiros, e elencou os avanços alcançados ao longo dos oito anos de atuação no processo de legalização e tecnificação da atividade garimpeira, agregado a sustentabilidade ambiental e a propósitos sociais em benefício de seus mais de 4.436 cooperados e a toda população do Vale do Rio Peixoto.

Em seguida, os representantes da Casa da Moeda e membros da Coogavepe visitaram alguns Garimpos Legalizados e que funcionam obedecendo a uma série de exigências e normativas dos órgãos ambientais e fiscalizadores, cujo assessoramento técnico é desenvolvido pela instituição de classe até o estágio de recuperação da área degrada ou do passivo ambiental.

Eles acompanharam o sistema de extração em aluviões desde abertura de pistas, bombeamento do material por sistema hidráulico até as caixas, a chamada despesca de ouro e por fim o resumo e a queima do mineral na Central de Amalgamação. Até mesmo alojamentos, almoxarifado, refeitório, entre outras dependências do garimpo foram visitadas.  

A região de abrangência da Coogavepe poderá obter brevemente a certificação ao assegurar uma metodologia de extração cada vez mais eficaz no que diz respeito ao meio ambiente e a segurança e saúde dos trabalhadores garimpeiros. O selo garante que a extração de ouro é livre de produtos químicos que contaminam a terra e prejudicam a saúde dos mineiros, incluindo substâncias tóxicas tradicionalmente utilizadas no processo, como mercúrio e cianureto.

Os Técnicos das Áreas de Segurança no Trabalho e Meio Ambiente da Casa da Moeda do Brasil darão todo suporte de consultoria para que a Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto se enquadre nas exigências do mercado mineral e obtenha o selo de ‘Ouro Justo’ ou a Certificação Internacional de Extração Ecológica. Fator que certificará a origem ou precedência aurífera junto a CMB e viabilizará a exportação do minério para outros países do mundo.

A Cooperativa conta atualmente com cerca de 80 áreas legalizadas com Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação, e outras 120 estão em fase de requerimento junto ao DNPM.

Nos garimpos, o trabalho é desenvolvido por cooperados em regime de percentagem da produção bruta. A cooperativa mantem em seu quadro de geólogos, engenheiros florestais, biólogos e gestores ambientais que através destes estão sendo incorporadas estratégias ambientalmente adequadas no desenvolvimento socioeconômico da atividade mineral.

“A Coogavepe esta sendo referencia no estado de Mato Grosso e no país, diante da implementação de mecanismos e ferramentas extremamente eficazes no processo de mineração, mostrando-se focada na sustentabilidade ambiental. Estamos orientando a cooperativa para que desenvolva ações ligadas a legislação trabalhista e no aprimoramento tributário. Conhecemos os projetos de cunho educativo e social desenvolvidos junto as comunidades onde as cooperativas está localizada e na região onde o ouro é extraído. Não temos dúvidas de que a certificação é possível”, disse Marcos Pereira – Superintendente de Meio Ambiente e Qualidade da Cada da Moeda do Brasil.

Participaram da reunião e visitação, o Presidente da Coogavepe, Gilson Gomes Camboim, Tesoureiro Luiz Roberto Gallo, Representante da Empresa Amazon Fair Gold, Antônio Marinho e o Secretário Executivo Sirney Nascimento de Paula. 

Mais Fotos
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Matupá

Matupá recebe Prêmio do Sebrae-MT

Município é destaque estadual no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2024

Matupá recebe Prêmio do Sebrae-MT
Foto: Prefeitos de Alta Floresta, Guarantã e Matupá

O Prefeito de Matupá, Bruno Mena e a Secretária de Indústria e Comércio, Juliani Cristina, participaram nesta terça-feira (09) no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá, da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2024 (PSPE-MT).

O Sebrae/MT fez a entrega de 23 premiações para gestores públicos municipais Mato-grossenses que se destacaram nas políticas públicas inovadoras que promovem e potencializam a transformação de desafios em oportunidades, por meio de ações coordenadas, da aprendizagem coletiva, do compartilhamento de experiências e do desenho de soluções nas diferentes áreas, tais como: empreendedorismo, infraestrutura, social, turismo, meio ambiente, cultura, educação, regularização fundiária, saúde, urbanismo, geração de emprego e renda, agricultura familiar e outras.

O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora busca identificar e valorizar essas conquistas locais das prefeituras de todo o Brasil, que contribuem para um cenário nacional mais próspero, inclusivo e resiliente.

A Prefeitura de Matupá se inscreveu e teve a oportunidade de apresentar seu Case de Sucesso nos projetos, ações, atividades, campanhas, estratégias e cumprimento do plano de governo voltado ao fortalecimento dos pequenos negócios e do desenvolvimento local implementando e projetando a inovação no setor público com foco na simplificação, no relacionamento com pequenos negócios e microempreendedores, na qualidade das compras governamentais, na educação empreendedora, na inclusão produtiva, no turismo e na identidade territorial, no empreendedorismo rural, na sustentabilidade, no planejamento urbano e na governança.

O Prefeito Bruno Mena e a Primeira Dama Juliani Cristina comemoraram o prêmio de 3º Lugar na Categoria Turismo e Identidade Territorial alcançado na etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2024, uma certeza de que a atual administração cumpriu e está otimizando a prestação de serviços à municipalidade, contribuindo para a ampliação da capacidade de gestão, responsabilidade social, equilíbrio financeiro, geração de oportunidades, fomentação econômica, sustentabilidade, projeção e visibilidade como Cidade Polo Regional de Desenvolvimento.

Prefeito Bruno e Secretária Juliana Cristina

Ver Mais

UNIÃO DO NORTE

Vereadora se destaca por defender povo de União do Norte

Eliege Krul tem usado a tribuna e vias judiciais para solucionar problemas públicos do maior Projeto de Assentamento da América Latina

Vereadora se destaca por defender povo de União do Norte
Foto: Vereadora Eliege na Ponte do Trav. 03
Indiscutivelmente a vereadora Eliege Krul (UB) tem se mostrado uma das maiores revelações políticas do distrito União do Norte, pois mesmo fazendo oposição responsável a atual gestão pública Peixotense na Câmara Municipal sua atuação está pautada na solução de graves problemas vivenciados pelos mais 12.000 habitantes do maior projeto de assentamento da América Latina.
 
Quer seja na tribuna do parlamento, nas oportunidades dadas pelos veículos de comunicação, em suas redes sociais e principalmente no acionamento da justiça por meio do Ministério Público Estadual algumas mazelas estão sendo resolvidas, como é o caso da construção de pontes e bueiros nos travessões afetados pela chuva e que ficaram ainda mais danificados devido a falta de manutenção e substituição de madeira por galerias e tubos de concreto.
 
Depois da presença de mais de 50 pessoas na sede da Promotoria de Justiça em março deste ano e denúncia da vereadora Eliege Krul, houve a realização de uma reunião com secretários e procuradores da Prefeitura junto aos moradores e a representante do MPE onde foi estabelecido o Termo de Compromisso de recuperar os pontos mais críticos dos travessões 02, 03 e 04.
 
Os agricultores familiares fizeram a doação da madeira enquanto a Secretaria de Obras disponibilizou os maquinários e mão-de-obra para que os serviços fossem iniciados pelo Travessão 03 onde as famílias já estavam praticamente ilhados.
 
A parlamentar declarou que vai acompanhar o cumprimento de todas as demandas compromissadas e irá fazer forte gestão para que todas as pontes, pontilhões e bueiros de madeiras já deterioradas deem lugar a estruturas perenes de concreto.
 
 
Ver Mais

Mais Vistas