A Equipe Técnica da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto visitou a Escola Municipal Cecília Meireles, localizada a 60 km da sede do município de Peixoto de Azevedo as margens da Rodovia MT-322.
O estabelecimento de ensino atende mais de 200 alunos do Pré ao 9º Ano, e desde fevereiro de 2015 vem desenvolvendo o projeto de educação ambiental ‘Reflorestabilidade’, que consiste no desenvolvimento de ações e atividades teóricas e práticas junto a comunidade estudantil no sentido de conscientiza-los sobre a necessidade premente da preservação da Floresta Amazônica.
A Coogavepe conheceu a metodologia pedagógica utilizada em sala de aula para envolver os alunos de forma dinâmica e direta, quer seja por meio de redações, poesias, desenhos, cartazes, teatro, pesquisas a campo, trabalhos em grupo e outras formas de expressão com foco ambiental.
Através de professores capacitados, a Escola Cecília Meireles conseguiu empregar conhecimento científico, tecnológico e cultural à realidade do estudante que vive no maior projeto de assentamento da América Latina – distrito União do Norte. Foram desenvolvidas coletas de sementes de árvores nativas e frutíferas, mudas de diversas espécies e implantado um viveiro provisório no espaço físico do estabelecimento de ensino. Neste local os estudantes aprendem técnicas de organização e manejo florestal.
“Nossos alunos trazem de seus sítios uma diversidade de sementes e mudas, e no viveiro escolar as reproduzimos para posterior plantio em áreas ociosas ou que já sofreram algum tipo de degradação ambiental. Também doamos mudas aos agricultores para a recomposição de florestas, proteção de nascentes e até mesmo para criação de pomares de árvores frutíferas”, comentou o Monitor do Reflorestabilidade, Moacir Costa Real.
A Cooperativa de Garimpeiros estabeleceu parceria e prestará assistência técnica através da Engenheira Florestal, Laura Reis Fuão, Gestora Ambiental Sandra Paixão e o Técnico de Campo, Natalino Castro. A Coogavepe também dará todo apoio logístico para o aprimoramento e evolução contínua do Projeto Ambiental ‘Reflorestabilidade’.
“Ajudaremos no processo de implantação de um Viveiro Agroflorestal em anexo a Escola Cecília Meireles, que inclusive já dispõe da uma área específica para esta finalidade. Faremos desses alunos, verdadeiros Agentes de Restauração. Enfocaremos a Legislação Ambiental, uso de materiais e equipamentos na produção de mudas, parâmetros de qualidade das mudas, técnicas de coleta de sementes e as demais práticas necessárias para o sucesso do projeto ambiental”, enfatizou o Técnico Natalino Castro.
O "viveiro escola" será criado por meio de uma parceria entre o Colégio Cecília Meireles e a Coogavepe onde deverão ser produzidas mudas de espécies nativas, silvestres e principalmente frutíferas tais como: açaí, cupuaçu, tamarindo, cacau, entre outras.
A Gestora Ambiental, Sandra Paixão, salientou que a Cooperativa de Garimpeiros deverá trabalhar o processo de reciclagem, proposta que já vem sendo desenvolvida pelo corpo docente junto aos alunos. “As atividades pedagógicas relacionadas à reciclagem promovem em especial a conscientização, fiscalização e multiplicação deste tipo de ação nas crianças, pais e educadores. Com os materiais que iriam direto para o lixo e poluir nosso meio ambiente podemos instigar a criatividade dos estudantes e seus pais na produção de brinquedos, objetos de decoração, utensílios domésticos, além de promover as relações sociais, ambientais e agregar valores culturais”, enfatizou Sandra Paixão.
A Diretora da Escola, Tânia Regina Fernandes, agradeceu a visita e a disposição da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto na agregação de assistência técnica e incentivo ao projeto ambiental inédito nas escolas da rede municipal de ensino Peixotense. Ela lembrou que o Reflorestabilidade tem o reconhecimento e o apoio da Fundação Roberto Marinho.
A Coordenadora das Escolas do Campo, Silvia Vacaro, representou a Secretaria Municipal de Educação e garantiu apoio incondicional a comunidade escolar para continuidade do projeto de educação ambiental.