Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Coogavepe participa de Capacitação de Contabilidade Cooperativa.

Servidoras da Cooperativa de Garimpeiros são capacitadas através da OCB/MT.

Quadrilha
Foto: Divulgação

Visando a integração dos atos de gestão da sociedade cooperativa à prática da contabilidade cooperativista, o Sistema OCB/MT, através do Sescoop/MT, promoveu nos dias 19 e 20 de outubro, o Curso de Introdução a Contabilidade de Cooperativas, no auditório da sede - Sescoop/OCB-MT - em Cuiabá.

Participarem do evento 52 profissionais da área contábil, técnicos e auxiliares das cooperativas que teve como proposta oferecer uma visão dos procedimentos e conceitos atuais para a gestão das cooperativas, por meio da capacitação dos profissionais da contabilidade, para que exerçam sua função, entendendo o grau de sua responsabilidade e procedimento na prática.

Segundo a Secretária Executiva da Coogavepe, Kaoma Marques, a Diretoria da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto, tem investido forte na organização de sua contabilidade, através da contratação de profissionais gabaritados e primando pelo equilíbrio financeiro, patrimonial, transparência, aprimoramento do processo de gerenciamento interno e o cumprimento das normas Contábeis, Legislação Tributária e o Estatuto da Cooperativa. Para ela, o Curso de Introdução a Contabilidade de Cooperativas ministrado pela Organização das Cooperativas Brasileira (OCB-MT) é extremamente salutar para o aperfeiçoamento das ferramentas e metodologias empregadas no contexto do cooperativismo.

O professor dirigente das palestras Dorly Dickel - contador, administrador e membro do Comitê contábil/tributário da OCB - demonstrou a relevância das peças contábeis para fins de análises: financeira, econômica, fiscal e patrimonial das cooperativas. Além de promover um debate de forma prática e objetiva sobre os aspectos da contabilidade relacionados à gestão estratégica das cooperativas.

Dorly ressalta que a iniciativa demonstra “a importância da contabilidade para a tomada de decisão, e é de grande valia para que os profissionais percebam o importante papel da contabilidade no contexto de balanço e do patrimônio das cooperativas”.

O Presidente da Coogavepe, Gilson Gomes Camboim, parabenizou a OCB/MT por oportunizar a capacitação, qualificação e aprimoramento dos profissionais que atuam neste que é considerado o coração da organização cooperativista, o setor contábil. “Com responsabilidade fiscal, tributária e social demonstramos os benefícios gerados pela nossa instituição a todos os cooperados e isso se reflete em maior fidelização dos atuais e agregação de novos associados. A contabilidade organizada e coesa exerce importante papel como uma das principais fontes internas de dados para a tomada de decisão em prol da classe garimpeira”, disse Gilson Camboim.

Nas cooperativas, as demonstrações contábeis além do resultado financeiro, são de suma importância para que se aproxime cada vez mais do alvo principal. Unindo o objetivo do sistema cooperativo, ao objetivo da contabilidade que é o de trabalhar para o crescimento social de seu cooperativado.

As servidoras Kaoma Marques e Adriana Maria representaram a Cooperativa de Garimpeiros no  Curso de Introdução a Contabilidade de Cooperativas, no auditório da sede - Sescoop/OCB-MT - em Cuiabá. 

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Social

SMAS recebe equipamentos e mobílias

Departamentos, Coordenações e Repartições ligadas a Secretaria de Assistência Social são contemplados pela ação de governo Matupaense

SMAS recebe equipamentos e mobílias
Foto: Entrega de Equipamentos

A prefeitura de Matupá vem fazendo constantes investimentos na melhoria das condições de trabalho dos servidores das diferentes secretarias, departamentos, coordenações e repartições públicas.

Nesta semana foram entregues aparelhos tecnológicos como: projetores, monitores, impressoras, HDs externos, mouses óticos, câmeras de monitoramento, além de cadeiras almofadadas e ar condicionados.

Visando a melhor dinâmica e eficiência das atividades foram contempladas o CRAS, Casa Lar, Vigilância Socioassistencial, Capela Mortuária, Coordenação de Regularização Fundiária, entre outros setores da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Com relação a mobílias, a gestão fez a entrega de camas, colchões, armários e também frízeres, fornos elétricos, liquidificadores, sanduicheiras e demais eletrodomésticos.

“Nós precisamos aparelhar os departamentos, repartições e os ambientes dos prédios públicos, e isso representa organização, praticidade, condições de trabalho e melhor atendimento à população, ou seja, com segurança, comodidade e agilidade. Esse tipo de investimento é um fator motivador aos funcionários e colaboradores tendo como principal meta a otimização dos serviços prestados aos cidadãos, em especial pela pasta de Assistência Social”, mencionou o Prefeito Bruno Mena.  

Entrega

Entrega

Ver Mais

Terra Nova do Norte

Dia 30 acontece o lançamento da Regularização Fundiária da Gleba ETA

Força Tarefa do Titula Brasil Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo e INCRA-MT para emissão de Títulos Definitivos aguardados a mais de 40 anos.

Dia 30 acontece o lançamento da Regularização Fundiária da Gleba ETA
Foto: Câmara de Vereadores

Acontecerá no próximo dia 30 de abril a solenidade de lançamento da Regularização Fundiária Rural do Projeto de Assentamento Gleba ETA que abrange os municípios de Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo.

Na ocasião haverá a entrega de Contrato de Concessão de Uso – CCU e as equipes técnicas das Secretarias Municipais de Agricultura e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA/MT, efetuarão a coleta de documentos com vistas a emissão do Título Definitivo de Propriedade.

O Prefeito de Terra Nova do Norte, Pascoal Alberton, solicitou a concentração de esforços técnicos, administrativos e de logística para que o órgão federal garanta celeridade na entrega dos Títulos Definitivos de Propriedade da Gleba ETA, região de grande concentração de produção agropecuária.

A partir do lançamento do processo de regularização fundiária que acontecerá a partir das 9:00 horas do dia 30 de abril (Terça-Feira) nas dependências da Câmara de Vereadores de Terra Nova do Norte, a Unidade Regional do INCRA-MT providenciará todas as tratativas administrativas e jurídicas para a emissão dos Títulos aguardada a pelo menos quatro décadas pelas famílias em territórios Terranovense e Peixotense.

“São dezenas de agricultores que a muito tempo cumprem com seus direitos e obrigações, e que sempre cultivaram a esperança de obterem o documento de suas propriedades rurais, ou seja, o Título Definitivo. Esperamos que todos estejam presentes neste grande marco para regularização fundiária da Gleba ETA, pois assim que acessarem as escrituras poderão buscar créditos nas instituições financeiras, obterão a valorização do imóvel e também poderão ser contemplados pelos incentivos governamentais”, mencionou o Prefeito Pascoal.

O grupo de trabalho do ‘Titula Brasil’ de Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo estará desenvolvendo as seguintes atividades:

Coleta e Juntada de Documentos

Efetuando Homologações

Instruções Processuais

Baixas Resolutivas

Procedimentos de Regularização

A Presidente da Câmara de Peixoto de Azevedo, Rosângela Matos Dias (Zinha) tem acompanhado e apoiado as políticas publicas de regularização fundiária urbana e rural. Para ela a Titulação da Gleba ETA será um divisor de águas para a fomentação das cadeias produtivas devido a segurança jurídica que o documento providencia no sentido de viabilizar linhas de crédito para custeio, construções e ampliações, aquisição de máquinas, implementos e insumos, além da valorização imobiliária.

Ver Mais

Mais Vistas