Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Coogavepe realiza reunião com ANORO e DTVM

Uniformização do processo de regularização, legalização, transporte, compra e venda de ouro na região Vale do Rio Peixoto.

Policiais
Foto: Divulgação

Além de atuar diretamente no processo de legalização da atividade garimpeira no Vale do Rio Peixoto, desenvolver assistência técnica na recuperação de áreas degradadas pela atividade mineral, promover ações sociais de apoio aos cooperados em situação de vulnerabilidade, realizar programas de educação ambiental e sustentabilidade, e contribuir para com o aumento dos índices de arrecadação do Imposto Sobre Operações Financeiras – IOF.

A Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto com o apoio da Associação Nacional do Ouro – ANORO, está trabalhando no sentido de estreitar o relacionamento com as Empresas Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários – DTVM.

No último sábado (21) foi realizada no Hotel Pousada Pontual em Peixoto de Azevedo importante reunião envolvendo Diretores das Instituições Financeiras Credenciadas junto ao Banco Central para operar no Mercado de Compra de Ouro, e seus representantes legais, tais como: OURO MINAS, PARMETAL, COLUNA, CAROL e D’GOLD.

O objetivo do encontro foi o fortalecimento da cadeia produtiva mineral por intermédio da unificação de documentos, regras, processos e normas para a compra de ouro focada na respeitabilidade da legislação vigente.

“A formalização e uniformização são necessárias para o aprimoramento da dinâmica de regularização e legalização no setor mineral, pois garantirão maior segurança aos garimpeiros, cooperativas e as próprias instituições financeiras. Essa iniciativa da Coogavepe irá refletir positivamente nos contextos ambiental, social e econômico dos municípios desta região de Mato Grosso”, enfatizou o Presidente da ANORO, Dirceu Frederico Sobrinho.

Também foram tratados durante a reunião, o cadastramento e recadastramento dos garimpeiros junto a COOGAVEPE e a Associação Nacional do Ouro, a otimização das ferramentas legais para o transporte e compra de ouro no Vale do Peixoto, mobilização para inserção do trabalhador garimpeiro no sistema previdenciário nacional e o incremento da receita dos municípios por meio da obrigatoriedade de emissão da Nota Fiscal.

“O papel da Coogavepe é promover e organizar a atividade garimpeira sustentável, defender os interesses da classe que fundamentalmente é a mola propulsora da economia regional. Através de nossa estrutura, logística e quadro de profissionais, estamos cotidianamente estimulando a geração de empregos e renda, alavancando e dinamizando a extração de ouro e a recuperação dos passivos ambientais”, lembrou o Presidente da Cooperativa de Garimpeiros, Gilson Gomes Camboim.

O Presidente da Cooperalfa – Cooperativa de Pequenos Mineradores de Ouro e Pedras Preciosas de Alta Floresta, Darcy Winter, declarou que a Coogavepe é referencia em Mato Grosso e no Brasil pela evolução nas parcerias e reconhecimento de órgãos governamentais, além de estar presente decisivamente no estimulo a exploração racional de jazidas de ouro, na recuperação das áreas degradadas e no procedimento de legalização dos garimpeiros e de sua produção.

O Proprietário da Parmetal DTVM, Valdemir de Mello e um dos Diretores da Ouro Minas DTVM, Roselito Soares da Silva Filho, enalteceram o grau de comprometimento da Coogavepe para com a formulação e articulação de propostas, planos e programas para o desenvolvimento sustentável da mineração, implementando projetos e ações socioambientais nas atividades de mineração e introduzindo a consultoria administrativa, legal, tecnológica e sustentável, em toda a cadeia produtiva. 

Mais Fotos
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Matupá

Matupá recebe Prêmio do Sebrae-MT

Município é destaque estadual no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2024

Matupá recebe Prêmio do Sebrae-MT
Foto: Prefeitos de Alta Floresta, Guarantã e Matupá

O Prefeito de Matupá, Bruno Mena e a Secretária de Indústria e Comércio, Juliani Cristina, participaram nesta terça-feira (09) no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá, da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2024 (PSPE-MT).

O Sebrae/MT fez a entrega de 23 premiações para gestores públicos municipais Mato-grossenses que se destacaram nas políticas públicas inovadoras que promovem e potencializam a transformação de desafios em oportunidades, por meio de ações coordenadas, da aprendizagem coletiva, do compartilhamento de experiências e do desenho de soluções nas diferentes áreas, tais como: empreendedorismo, infraestrutura, social, turismo, meio ambiente, cultura, educação, regularização fundiária, saúde, urbanismo, geração de emprego e renda, agricultura familiar e outras.

O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora busca identificar e valorizar essas conquistas locais das prefeituras de todo o Brasil, que contribuem para um cenário nacional mais próspero, inclusivo e resiliente.

A Prefeitura de Matupá se inscreveu e teve a oportunidade de apresentar seu Case de Sucesso nos projetos, ações, atividades, campanhas, estratégias e cumprimento do plano de governo voltado ao fortalecimento dos pequenos negócios e do desenvolvimento local implementando e projetando a inovação no setor público com foco na simplificação, no relacionamento com pequenos negócios e microempreendedores, na qualidade das compras governamentais, na educação empreendedora, na inclusão produtiva, no turismo e na identidade territorial, no empreendedorismo rural, na sustentabilidade, no planejamento urbano e na governança.

O Prefeito Bruno Mena e a Primeira Dama Juliani Cristina comemoraram o prêmio de 3º Lugar na Categoria Turismo e Identidade Territorial alcançado na etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2024, uma certeza de que a atual administração cumpriu e está otimizando a prestação de serviços à municipalidade, contribuindo para a ampliação da capacidade de gestão, responsabilidade social, equilíbrio financeiro, geração de oportunidades, fomentação econômica, sustentabilidade, projeção e visibilidade como Cidade Polo Regional de Desenvolvimento.

Prefeito Bruno e Secretária Juliana Cristina

Ver Mais

UNIÃO DO NORTE

Vereadora se destaca por defender povo de União do Norte

Eliege Krul tem usado a tribuna e vias judiciais para solucionar problemas públicos do maior Projeto de Assentamento da América Latina

Vereadora se destaca por defender povo de União do Norte
Foto: Vereadora Eliege na Ponte do Trav. 03
Indiscutivelmente a vereadora Eliege Krul (UB) tem se mostrado uma das maiores revelações políticas do distrito União do Norte, pois mesmo fazendo oposição responsável a atual gestão pública Peixotense na Câmara Municipal sua atuação está pautada na solução de graves problemas vivenciados pelos mais 12.000 habitantes do maior projeto de assentamento da América Latina.
 
Quer seja na tribuna do parlamento, nas oportunidades dadas pelos veículos de comunicação, em suas redes sociais e principalmente no acionamento da justiça por meio do Ministério Público Estadual algumas mazelas estão sendo resolvidas, como é o caso da construção de pontes e bueiros nos travessões afetados pela chuva e que ficaram ainda mais danificados devido a falta de manutenção e substituição de madeira por galerias e tubos de concreto.
 
Depois da presença de mais de 50 pessoas na sede da Promotoria de Justiça em março deste ano e denúncia da vereadora Eliege Krul, houve a realização de uma reunião com secretários e procuradores da Prefeitura junto aos moradores e a representante do MPE onde foi estabelecido o Termo de Compromisso de recuperar os pontos mais críticos dos travessões 02, 03 e 04.
 
Os agricultores familiares fizeram a doação da madeira enquanto a Secretaria de Obras disponibilizou os maquinários e mão-de-obra para que os serviços fossem iniciados pelo Travessão 03 onde as famílias já estavam praticamente ilhados.
 
A parlamentar declarou que vai acompanhar o cumprimento de todas as demandas compromissadas e irá fazer forte gestão para que todas as pontes, pontilhões e bueiros de madeiras já deterioradas deem lugar a estruturas perenes de concreto.
 
 
Ver Mais

Mais Vistas