Reunião Preparatória Arrais Amador e Motonauta

Publicado dia 15/02/2016 às 07h08min

Coogavepe estabelece parceria para habilitar pilotos de embarcações do Vale do Peixoto.

A Coogavepe em parceria com a Empresa Botenáutica de Alta Floresta realizou reunião preparatória para o curso teórico e prático de piloto de embarcações. Garimpeiros, Pescadores, Balseiros e demais interessados na obtenção da Carteira de Habilitação Amador – conhecida como ARRAIS Amador e Motonauta estiveram presentes no auditório da Câmara Municipal.

A Escola Náutica Botenáutica atua a mais de 10 anos representando a Marinha do Brasil na capacitação e formação de pilotos de embarcações. O sistema de ensino é apostilado seguido de avaliação prática. Após este procedimento a Marinha aplicará a prova aos alunos inscritos e os aprovados conseqüentemente receberão a carteira de habilitação para pilotar barcos, balsas, Jet-ski, veleiros, entre outras embarcações. A empresa também desenvolve a regularização da documentação das embarcações cuja validade é de cinco anos, com a relação as carteiras de habilitação o prazo é de 10 anos.

O Presidente da Coogavepe, Gilson Gomes Camboim, lembrou que a legislação preceitua a obrigatoriedade do porte de ARRAIS aos que pilotam embarcações motorizadas como é o caso das balsas de mineração. Ele lembrou que o documento é exigido pelos órgãos fiscalizadores como a SEMA e a Polícia Ambiental. “Caso o garimpeiro esteja com a embarcação documentada e não estar portando a Carteira de Habilitação deverá sofrer as penalizações previstas em lei. Esse processo traz segurança a navegação, salvaguarda a vida dos tripulantes, previne acidentes e é contributivo para minimização da poluição do meio ambiente aquático nos rios da região Vale do Peixoto”, comentou Camboim.

Os interessados em fazer o curso preparatório para a prova da Marinha do Brasil devem procurar a Cooperativa de Garimpeiros localizada na Rua Lauro Leite, 31 – Bairro Centro no município de Peixoto de Azevedo-MT. O horário de atendimento é das 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 horas. Maiores informações pelo telefone (66) 3575-3096. 


Fonte Notícia Vip

Mais Fotos

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Notícia Vip, não reflete a opinião deste Portal.