Notícia Vip

Carne de Pirarucu é inserida no cardápio da merenda escolar pública Mato-grossense

Publicado dia 24/08/2017 às 12h04min

Piscicultura Longo de Peixoto de Azevedo ganha Chamada Pública da SEDUC-MT e fornece carne de peixe Pirarucu para as unidades escolares.

Além de recuperar um passivo ambiental deixado pela extração mineral há mais de três décadas através da implantação de treze tanques para criação de peixes, a Piscicultura Longo tornou-se uma referencia estadual na criação da espécie Pirarucu. Atualmente são mais de 13.000 animais em fase de cria, recria e engorda.

Os proprietários do empreendimento conseguiram viabilizar o Licenciamento Ambiental, o Credenciamento do Projeto junto ao Ministério da Pesca e Aquicultura e a obtenção dos Selos de Inspeção Municipal e Estadual, fatores que consolidaram a atividade e cadeia produtiva no Vale do Peixoto.

A Piscicultura Longo vem desenvolvendo pesquisas, introduzindo novas tecnologias, linhas de produtos para nutrição e até gestão de negócios para fomentação da cadeia produtiva, industrialização e comercialização do Pirarucu.

O pioneirismo continua sendo demonstrado em todo estado de Mato Grosso ao viabilizar a introdução da carne de Pirarucu no cardápio da merenda escolar na rede estadual de ensino de Peixoto de Azevedo composta por nove escolas e uma demanda de mais de 4.000 alunos.

Ivete Aparecida Longo – Proprietária da Piscicultura Longo destacou que a empresa participou de Chamada Pública realizada pela SEDUC-MT em janeiro de 2017 e ganhou o processo licitatório para fornecer inicialmente 300 Kg de filé de Pirarucu.

A nossa equipe de reportagem esteve na Escola Estadual 19 de Julho para acompanhar a preparação da merenda tendo como prato principal a ‘Mojica’ feita com a carne do Pirarucu, verduras e legumes. Além de ser alimento extremamente saudável, com alto valor nutricional, o peixe pode auxiliar no desenvolvimento físico e mental dos estudantes, e mesmo produzidos em antigas cavas de garimpo estão desprovidos de contaminação segundo pesquisa realizada pela Universidade Federal do Estado de Mato Grosso.

A expectativa é de que pelo menos duas vezes por mês as escolas públicas estaduais de Peixoto de Azevedo sirvam diversos tipos de pratos preparados com a utilização desta que a maior espécie de peixe de água doce do Brasil.

“A Piscicultura Longo espera estender a entrega e introdução da carne nas escolas da rede municipal de ensino em todo território Mato-grossense”, declarou João Longo – Sócio Proprietário da empresa genuinamente Peixotense.  


Fonte Notícia Vip

Mais Fotos

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Notícia Vip, não reflete a opinião deste Portal.