Notícia Vip

Comitiva de Tocantins visita garimpos, oficina de lapidação, mineradora e viveiro

Publicado dia 05/12/2017 às 09h14min | Atualizado dia 05/12/2017 às 10h02min

Delegação Tocantinense faz visita técnica ao Vale do Peixoto para dinamizar produção mineral no estado.

No segundo dia de visitas ao Vale do Peixoto a Comitiva do Estado de Tocantins conheceu o Viveiro Municipal de Mudas mantido através da parceria COOGAVEPE e Secretaria de Meio Ambiente que conta com mais de 100.000 mudas de diversas espécies distribuídas aos garimpeiros e agricultores para recuperação de áreas degradadas.

Em seguida a Delegação Tocantinense esteve na Mineradora ‘Filão da Porteira’ para conhecer os investimentos e a operacionalização no processo de extração com a utilização de pesquisas, máquinas e equipamentos tecnológicos de mineração, visando maior produtividade e desenvolvimento sustentável da atividade garimpeira.

Também foi visitada uma área de garimpo em atividade, oportunidade em que os empreendedores das cooperativas e associações de Tocantins puderam acessar todo sistema de legalização, organização, funcionalidade, mecanização, tecnificação e o principal o processo de recuperação das áreas degradadas conforme estabelece a legislação ambiental.

Na sede da METAMAT a comitiva acompanhou um dia de atividade da Oficina de Lapidação mantida pela COOGAVEPE, Prefeitura Municipal e a Companhia de Mineração de Mato Grosso. Jovens do Projeto ‘Luz do Amanhã’ desenvolvido pela Polícia Militar, Rotary Clube e Secretaria de Assistência Social aprendem na prática o processo de lapidação que compreende desde a classificação, corte, formatação, colagem, facetamento, polimento e joalheria.

O dia de visitas técnicas foi finalizado em uma Compra de Ouro parceira da Cooperativa de Garimpeiros que da visibilidade ao potencial econômico da mineração e principalmente contribui com a arrecadação de impostos para o município através do IOF Ouro --- Isso só é possível devido a emissão da nota fiscal.

Muitas das técnicas, experiências, parcerias, projetos e procedimentos agregantes a evolução do setor mineral desenvolvidos no norte de Mato Grosso pela COOGAVEPE servirão de modelo para as cooperativas, associações e a própria Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Tocantins na fomentação de políticas públicas para a Mineração naquele estado brasileiro. 


Fonte Notícia Vip


Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Notícia Vip, não reflete a opinião deste Portal.