Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

500 sem-terras ocupam fazenda de Silval Barbosa

Cerca de 300 famílias, que somam mais de 500 pessoas, ocupam a Fazenda Serra Dourada, de propriedade do ex-governador Silval Barbosa, no município de Peixoto de Azevedo.

Fazenda
Foto: Divulgação

Cerca de 300 famílias, que somam mais de 500 pessoas, ocupam a Fazenda Serra Dourada, de propriedade do ex-governador Silval Barbosa, no município de Peixoto de Azevedo (691 Km ao Norte de Cuiabá), desde o último dia 25. A ocupação é organizada pela Ação Nacional Unificada, movimento que reúne grupos de trabalhadores rurais e sem-terras de 8 estados. Neste caso, são pessoas oriundas de Mato Grosso e do Pará.

A fazenda ocupada faz parte do rol de bens entregues pelo ex-governador à Justiça em seu acordo de delação premiada firmado com o Ministério Público Federal (MPF), como parte da reparação ao erário, já que ele é réu em diversas ações penais ligadas à operações como Ararath, Sodoma e Seven, tanto na Justiça federal quanto estadual. Conforme a Ação Unificada Nacional, trata-se de terras devolutas do Estado de Mato Grosso.

Conflito

De acordo com Wendel Girotto e Hugo Zaidan, coordenadores da ocupação e representantes do movimento 13 de Outubro, a presença dos trabalhadores no imóvel rural acabou gerando outras situações, como a descoberta de um esquema ilegal de venda de terras e também ameaças contra os sem-terra.

Segundo eles, funcionários e ex-funcionários da fazenda Serra Dourada, além de moradores da região apareceram na área dizendo ter comprado lotes da fazenda junto a um advogado da cidade, identificado como “Pascoal”, e servidores do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), na expectativa de serem assentados.

Quando chegam à fazenda e são informados que a mesma é alvo de uma ocupação de trabalhadores sem terra, esses supostos compradores ficam surpresos e relatam a transação, que teria custado entre R$ 3 mil a R$ 10. Indignados, alguns deles chegaram a fazer ameaças contra os ocupantes, que registraram boletins de ocorrência na delegacia local.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Matupá

Matupá recebe Prêmio do Sebrae-MT

Município é destaque estadual no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2024

Matupá recebe Prêmio do Sebrae-MT
Foto: Prefeitos de Alta Floresta, Guarantã e Matupá

O Prefeito de Matupá, Bruno Mena e a Secretária de Indústria e Comércio, Juliani Cristina, participaram nesta terça-feira (09) no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá, da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2024 (PSPE-MT).

O Sebrae/MT fez a entrega de 23 premiações para gestores públicos municipais Mato-grossenses que se destacaram nas políticas públicas inovadoras que promovem e potencializam a transformação de desafios em oportunidades, por meio de ações coordenadas, da aprendizagem coletiva, do compartilhamento de experiências e do desenho de soluções nas diferentes áreas, tais como: empreendedorismo, infraestrutura, social, turismo, meio ambiente, cultura, educação, regularização fundiária, saúde, urbanismo, geração de emprego e renda, agricultura familiar e outras.

O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora busca identificar e valorizar essas conquistas locais das prefeituras de todo o Brasil, que contribuem para um cenário nacional mais próspero, inclusivo e resiliente.

A Prefeitura de Matupá se inscreveu e teve a oportunidade de apresentar seu Case de Sucesso nos projetos, ações, atividades, campanhas, estratégias e cumprimento do plano de governo voltado ao fortalecimento dos pequenos negócios e do desenvolvimento local implementando e projetando a inovação no setor público com foco na simplificação, no relacionamento com pequenos negócios e microempreendedores, na qualidade das compras governamentais, na educação empreendedora, na inclusão produtiva, no turismo e na identidade territorial, no empreendedorismo rural, na sustentabilidade, no planejamento urbano e na governança.

O Prefeito Bruno Mena e a Primeira Dama Juliani Cristina comemoraram o prêmio de 3º Lugar na Categoria Turismo e Identidade Territorial alcançado na etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2024, uma certeza de que a atual administração cumpriu e está otimizando a prestação de serviços à municipalidade, contribuindo para a ampliação da capacidade de gestão, responsabilidade social, equilíbrio financeiro, geração de oportunidades, fomentação econômica, sustentabilidade, projeção e visibilidade como Cidade Polo Regional de Desenvolvimento.

Prefeito Bruno e Secretária Juliana Cristina

Ver Mais

UNIÃO DO NORTE

Vereadora se destaca por defender povo de União do Norte

Eliege Krul tem usado a tribuna e vias judiciais para solucionar problemas públicos do maior Projeto de Assentamento da América Latina

Vereadora se destaca por defender povo de União do Norte
Foto: Vereadora Eliege na Ponte do Trav. 03
Indiscutivelmente a vereadora Eliege Krul (UB) tem se mostrado uma das maiores revelações políticas do distrito União do Norte, pois mesmo fazendo oposição responsável a atual gestão pública Peixotense na Câmara Municipal sua atuação está pautada na solução de graves problemas vivenciados pelos mais 12.000 habitantes do maior projeto de assentamento da América Latina.
 
Quer seja na tribuna do parlamento, nas oportunidades dadas pelos veículos de comunicação, em suas redes sociais e principalmente no acionamento da justiça por meio do Ministério Público Estadual algumas mazelas estão sendo resolvidas, como é o caso da construção de pontes e bueiros nos travessões afetados pela chuva e que ficaram ainda mais danificados devido a falta de manutenção e substituição de madeira por galerias e tubos de concreto.
 
Depois da presença de mais de 50 pessoas na sede da Promotoria de Justiça em março deste ano e denúncia da vereadora Eliege Krul, houve a realização de uma reunião com secretários e procuradores da Prefeitura junto aos moradores e a representante do MPE onde foi estabelecido o Termo de Compromisso de recuperar os pontos mais críticos dos travessões 02, 03 e 04.
 
Os agricultores familiares fizeram a doação da madeira enquanto a Secretaria de Obras disponibilizou os maquinários e mão-de-obra para que os serviços fossem iniciados pelo Travessão 03 onde as famílias já estavam praticamente ilhados.
 
A parlamentar declarou que vai acompanhar o cumprimento de todas as demandas compromissadas e irá fazer forte gestão para que todas as pontes, pontilhões e bueiros de madeiras já deterioradas deem lugar a estruturas perenes de concreto.
 
 
Ver Mais

Mais Vistas