Notícia Vip

COOGAVEPE oferece consultoria e treinamento na área de segurança no trabalho

Publicado dia 30/01/2018 às 14h41min

Gestores de Mineração, Garimpeiros e Colaboradores foram capacitados.

A Cooperativa de Garimpeiros ofertou aos Gestores de Mineração serviços de Consultoria, Treinamento em Segurança no Trabalho e Percepção de Riscos. Um profissional especialista esteve desenvolvendo visitas técnicas a fim de diagnosticar as deficiências, apontar soluções e auxiliar os cooperados ao cumprimento da NR-22 (Norma Reguladora n.º 22 do Ministério do Trabalho e Emprego).

O Geólogo e Diretor Ambiental da COOGAVEPE, Emílio Miguel, disse que se trata de um instrumento legal que especifica as condições de segurança do trabalho na mineração. Ela foi elaborada para padronizar os conceitos a serem obedecidos na organização do trabalho dentro das áreas de extração mineral.

Segundo o Consultor Técnico, José Saraceni, a iniciativa da COOGAVEPE tem por finalidade oferecer aos Gestores de Mineração e Garimpeiros as instruções, normativas e demais dispositivos para o cumprimento da legislação, melhor planejamento e utilização dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI, e também do Equipamento de Proteção Coletiva – EPC, no desenvolver das atividades minerárias, tendo sempre em vista a segurança e a saúde do trabalhador garimpeiro.

O Presidente da COOGAVEPE, Gilson Gomes Camboim, enfatizou que a partir deste ano está no Plano de Trabalho visitações técnicas de vistoria ao cumprimento da legislação no que tange a utilização de sinalização de segurança, proteção de partes móveis de máquinas e equipamentos, capelas químicas de mineração, uso de óculos, protetores auriculares, máscaras, mangotes, capacetes, luvas, botas, cintos de segurança, protetor solar e outros itens de proteção.

Todos os colaboradores que atuam na Cooperativa de Garimpeiros também participaram do treinamento e serão os multiplicadores deste conhecimento junto aos garimpos legalizados pela COOGAVEPE. Eles receberam certificados em um evento realizado pela instituição que representa a classe garimpeira dos seis municípios de sua abrangência.


Fonte ASSCOM - COOGAVEPE


Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Notícia Vip, não reflete a opinião deste Portal.