Notícia Vip

Dep. Federal Fábio Garcia visita maior Cooperativa de Garimpeiros de MT

Publicado dia 03/02/2018 às 09h19min

Parlamentar Federal defenderá as demandas da mineração pela fomentação desta importante cadeia produtiva para o estado.

O Deputado Federal, Fábio Garcia esteve visitando a sede da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (COOGAVEPE). Na ocasião ele foi recebido pelos membros da diretoria da instituição.

O parlamentar federal conheceu toda estrutura física, administrativa, financeira e ambiental da cooperativa fundada em 2007 e que conta atualmente com mais de 6.000 cooperados.

Fábio Garcia recebeu informações inerentes ao número de áreas e o processo de legalização dos garimpos nos seis municípios de abrangência da COOGAVEPE, sobre as parcerias no campo de pesquisas junto as universidades federais e estaduais do Brasil, os investimentos em sondagens e tecnologia na mineração, a dinâmica de legalidade da comercialização do minério, atuação pelo incremento da arrecadação do IOF Ouro, o desenvolvimento dos projetos de recuperação de áreas degradadas através de reflorestamento, piscicultura e fruticultura, formulação de estratégias de fomentação da cadeia produtiva mineral cooperativista, impacto da atividade na geração de empregos e a forte desempenho no campo social.

A Presidente da COOGAVEPE, Gilson Camboim, solicitou do Legislador Federal que faça gestão para a desoneração tributária da mineração de pequeno e médio porte, pois os elevados índices tem sido o principal entrave para o avanço da mineração com sustentabilidade ambiental no Vale do Peixoto.

O Empreendedor do Setor Mineral, Marcos Antônio Reis (Brabinho) sugeriu que o deputado federal, Fábio Garcia, elabore projetos de lei que possam viabilizar mudanças na atual tributação, bem como faça gestão mapa melhor fiscalização e utilização dos royalties com a finalidade de tornar o setor mineral um genuíno vetor de desenvolvimento regional no norte de Mato Grosso.


Fonte ASSCOM COOGAVEPE


Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Notícia Vip, não reflete a opinião deste Portal.